Basquete

BASQUETE

Universo/Brasília frustra a torcida e permite a virada do Cearense

Time brasiliense assiste à reação do Cearense no último minuto do jogo e se afasta da zona de classificação aos playoffs do NBB

postado em 05/02/2019 23:41 / atualizado em 06/02/2019 00:13

Wallace Martins/Esp. CB/D.A Press
 
A terceira vitória consecutiva do Universo/Brasília foi frustrada nesta terça-feira (5/2), no Ginásio da Asceb, após boa atuação do Basquete Cearense, com destaque para o norte-americano Dontrell Brite. Nem a noite inspirada de Zach Graham serviu para conter o ímpeto do time nordestino. O cestinha da partida e do Novo Basquete Brasil (NBB) marcou 23 pontos, mas a atuação coletiva da equipe visitante foi superior, fechando o placar em 80 x 87. 
 
O início de partida foi atípico. O time cearense começou com tudo e teve 100% de aproveitamento (8/8) em arremessos de três pontos. Apesar das tentativas do técnico André Germano de arrumar a marcação do time da capital, os visitantes anotaram 32 pontos apenas nos 10 minutos iniciais da partida. Sonolento, o Brasília encerrou o período com 21.
 
O segundo quarto foi de reviravolta para o Brasília. Com apoio da torcida e boa defesa, o time da capital marcou 24 pontos contra apenas quatro do adversário. A equipe da casa anulou os arremessos do perímetro e forçou finalizações precipitadas do Basquete Cearense, fechando o primeiro tempo com nove pontos de vantagem: 45 x 36. 
 
No terceiro período, o jogo ficou mais equilibrado, com boas tramas ofensivas e defensivas de ambos os lados. A parcial registrou empate de 20 x 20, enquanto o placar geral do jogo marcava 65 x 56. Mas os últimos 10 minutos foram tenebrosos para o time da capital. O Universo/Brasília não soube receber a pressão e segurar a vantagem. O Basquete Cearense reagiu e virou a partida faltando um minuto para o encerramento. Após posses perdidas na defesa e 31 pontos cedidos no quarto decisivo, o time do Ceará venceu por 80 x 87. 
 
“A gente sabia do poderio ofensivo deles. Deixamos que crescessem no fim da partida, nosso ataque ficou muito parado, tentando uma bola e ela não veio”, lamentou o técnico André Germano. “A defesa não pode tomar 31 pontos no último quarto. Mas é isso, tem jogo semana que vem. Vamos corrigir os erros e buscar os playoffs, que é nosso objetivo”, completou o ala Rafa Moreira.
 
Com o resultado, a equipe brasiliense perdeu uma posição na classificação geral e segue fora dos playoffs, na 13ª colocação. Na próxima segunda-feira (11/2), o Brasília enfrentará o vice-líder da competição, Franca, em São Paulo. 

*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito