Basquete

NBB

Por vaga nos playoffs, Brasília pega o Vasco em crise

Após superar a lanterna e a ameaça de rebaixamento, equipe brasiliense precisa de uma vitória para confirmar vaga na próxima fase do torneio nacional

postado em 07/03/2019 13:30 / atualizado em 07/03/2019 14:34

<i>(Foto: Credito: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)</i>
Em confronto direto pela última vaga nos playoffs, Vasco e Universo/Brasília se enfrentam hoje (7/3), pelo Novo Basquete Brasil (NBB). O Ginásio de São Januário recebe, às 19h, o embate entre o 12º e o 13° colocados, que lutam para subir na tabela a poucos jogos do fim da temporada regular. Vencendo, o time brasiliense garante vaga na próxima fase. 

O jogo de abertura do NBB 11 foi exatamente entre Brasília e Vasco. No Ginásio Nilson Nelson, o time carioca levou a melhor em confronto decidido nos segundos finais por 76 x 77. No decorrer da competição, o cruzmaltino passou por altos e baixos e venceu apenas mais quatro jogos.

A temporada regular do NBB está perto do fim. Dos 26 jogos marcados para cada equipe, o Universo/Brasília vai para o 22º com sete vitórias e 14 derrotas. O cruzmaltino entrará em quadra pela 23ª vez, com cinco triunfos e 17 insucessos. Uma vitória fará ainda o time candango ultrapassar Basquete Cearense e Bauru.

“Chegar aos playoffs tem sido um dos nossos principais objetivos desde o começo da temporada. Será uma grande oportunidade, muita gente não esperava que a gente estivesse aqui, mas estamos”, comentou o ala/armador Zach Graham, terceiro cestinha da competição, com média de 19,35 pontos por partida.

Nezinho, capitão do Universo/Brasília, vestiu a camisa do Vasco por duas temporadas e conhece as dificuldades sofridas na colina. “Acredito que seja o jogo mais importante da temporada até agora. Estávamos em último no campeonato, então todos os jogos têm sido uma final. Eles precisam da vitória, mas a gente precisa mais. Com certeza, estamos com mais foco do que eles”, disse o terceiro colocado em assistências da Liga. 

Com a sequência de sete derrotas consecutivas, o Vasco ainda tem remotas chances de classificação aos playoffs, mas essa possibilidade passa por uma vitória diante do Brasília na noite de hoje. Na última vez em que esteve em quadra, o clube de São Januário perdeu por 44 pontos de diferença (109 x 65) para o Paulistano.


*Estagiário sob a supervisão de Fernando Brito