Seleção
None

COPA DO MUNDO FEMININA

Brasil tenta desbancar anfitriã França para avançar às quartas de final no Mundial

Seleção Brasileira conta com experiência de Marta e companhia no torneio

postado em 23/06/2019 09:00

<i>(Foto: Divulgação/CBF)</i>
O futuro da Seleção Brasileira feminina em busca de seu primeiro título mundial dependerá da exibição contra a anfitriã, França, hoje, às 16h (de Brasília), em Le Havre, pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Mesmo que tenha pela frente uma das seleções mais habilidosas da competição e que jogará com ampla torcida a favor, a aposta é de que as individualidades do time de Vadão – principalmente as atacantes Marta e Cristiane – possam fazer a diferença contra o forte jogo coletivo francês.

A última participação verde-amarela num Mundial feminino terminou justamente nas oitavas de final, no Canadá, com derrota por 1 a 0 para a Austrália, em 2015, quando as brasileiras eram postulantes ao título. Na atual edição, as sul-americanas se classificaram em terceiro lugar no Grupo C, sendo superadas pela Itália e pelas próprias australianas, que bateram o time de Marta por 3 a 2, de virada.

Vadão espera que hoje o Brasil possa ter alto índice de acertos e dar sequência à busca pela conquista: “É mais um jogo com duas equipes que têm um potencial muito grande. O Brasil atravessou momentos difíceis em relação a contusões, mas tem jogadoras individualmente muito boas. Estamos fazendo de tudo para dar o acerto à equipe. Acabamos pegos de surpresa a saída da Andressa Alves. Independentemente dos problemas que temos, nossa Seleção tem condição de fazer frente à França, que, indiscutivelmente, vive momento especial e tem vários aspectos a seu favor. Mas, dentro de campo, precisamos que as coisas se resolvam. Nós nos sentimos muito confiantes em relação ao jogo”.

A atacante Debinha aposta que as estrelas da Seleção sejam o diferencial em Le Havre: “Temos peças que podem resolver individualmente. Vamos jogar de igual para igual. Elas (francesas) vão ter uma força maior amanhã (hoje). O público certamente as empurrará. Tivemos essa experiência no Brasil na Olimpíada. Mas dentro de campo são 11 contra 11. Podemos vencê-las”.

Principais esperanças brasileiras, Marta e Cristiane fizeram a diferença na fase inicial. A camisa 11 foi o nome da goleada sobre a Jamaica por 3 a 0 ao fazer seu primeiro hat-trick numa Copa do Mundo e também deixou sua marca na derrota para a Austrália. Já a melhor do mundo marcou de pênalti o 17º gol na história dos Mundiais e assegurou o triunfo por 1 a 0 contra a Itália, que ajudou a equipe a ir às oitavas de final.

A camisa 10 desfalcou o Brasil contra a Jamaica em virtude de lesão na coxa esquerda. Vadão disse que não dá para prever se ela suportará o desgaste de todo o jogo de hoje: “Em relação à Marta, não dá para prever se vai jogar os 90 minutos. Há o desgaste de cada jogo. Mas estou otimista em relação a isso”. A volante Formiga, que sofreu entorse no tornozelo esquerdo e não jogou contra a Itália, deve voltar à equipe.

Pelo lado da França, que vai manter a base que vem jogando, a técnica Corinne Diacre pede cuidados com o Brasil.

"O Brasil está longe de ser um time ingênuo. Tem Marta, uma das mais poderosas jogadoras, e ganhou da Itália", alertou a treinadora da França.

Caso a partida termine empatada no tempo regulamentar, acontecerá uma prorrogação de trinta minutos. Persistindo a igualdade no tempo extra, a vitoriosa será conhecida nas cobranças de pênaltis.

Outros jogos: No outro jogo do domingo, às 12h30(de Brasília), no Estádio Hainaut, em Valenciennes, jogam Inglaterra e Camarões. As inglesas venceram o Grupo D com nove pontos e cem por cento de aproveitamento. Já as camaronesas avançaram como uma das melhores terceiras colocadas, ficando atrás de Holanda e Canadá no Grupo E.

Na segunda-feira acontecem mais dois jogos. No Estádio Auguste-Delaune, em Reims, às 13h (de Brasília), a favorita Estados Unidos, que defende os cem por cento de aproveitamento, encara a Espanha, que ficou em segundo lugar no Grupo B, atrás da Alemanha. Deste duelo sai o rival de Brasil ou França nas quartas.

Um pouco mais tarde, às 16h (de Brasília), jogam Suécia, que ficou em segundo lugar no grupo vencido pelos Estados Unidos, e Canadá no Estádio Parc dos Princes, em Paris. As canadenses ficaram em segundo lugar no Grupo E, que teve a Holanda como vitoriosa.

FRANÇA x BRASIL

França
Sarah Bouhaddi, Marion Torrent, Wendie Renard, Griedge Mbock Bathy e Amel Majri; Amandine Henry, Gaetane Thiney e Elise Bussaglia; Eugenie Le Sommer, Kadidiatou Diani e Valerie Gauvin
Técnico: Corinne Diacre

Brasil
Bárbara, Letícia Santos, Kathellen, Mônica e Tamires; Thaisa, Andressinha e Ludmila; Debinha, Cristiane e Marta
Técnico: Vadão

Local: Estádio Océane, em Le Havre (França)
Data: 23 de junho de 2019 (Domingo)
Horário: 16h (de Brasília)

Tags: futinternacional feminina copadomundo frança brasil