Seleção
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Campeões mundiais de 1994 com a Seleção Brasileira são homenageados na Granja Comary

Evento marcou os 25 anos da conquista, nos Estados Unidos

postado em 15/07/2019 15:25 / atualizado em 16/07/2019 22:43

<i>(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)</i>
Os jogadores e integrantes da comissão técnica, campeões mundiais da Copa de 1994, foram homenageados neste final de semana, na Granja Comary, em Teresópolis. A comemoração foi pela lembrança dos 25 anos da conquista do quarto título mundial do Brasil, conquistado nos Estados Unidos.

Ainda na sexta-feira, os ex-jogadores chegaram ao centro de treinamentos da Seleção Brasileira, e foram recepcionados com um mural de fotos, relembrando a conquista. Taffarel, goleiro titular em 94 e que trabalha na CBF, foi o 'anfitrião' do evento, por ter mais familiaridade com o local. Na sequência o grupo jantou e passou a noite na Granja Comary.

No sábado, todos foram para o campo 1, receberam uniformes novos da Seleção Brasileira, personalizados com seus nomes e os números usados na Copa de 1994. Eles disputaram uma partida, divididos entre azul e amarelo. Os times terminaram empatados por 7 a 7. Após a partida, os jogadores atenderam alguns torcedores.
“No mundo tem mais de sete bilhões de habitantes. E campeões mundiais vivos talvez não sejam 400. Acho que o Brasil tem 96 ou 92, e temos, se não me engano, 69 vivos. É um orgulho para todos nós. Nossa geração está bem e é a hora de agradecer a todos por tudo isso. A minha (geração) foi tetra, mas antes teve o tri, o bi... Todos tiveram uma participação importante. Fica também o obrigado a todos os campeões mundiais” frisou o ex-zagueiro Ricardo Rocha.

Na sequência todos foram para o restaurante da Granja e participaram de um churrasco. Receberam camisas comemorativas pelos 25 anos do tetra e ganharam medalhas pela conquista. A festa ainda teve a participação do grupo Originais do Samba, que tem mais de 50 anos de carreira.

Os “desfalques” da festa ficaram por conta de Romário, grande nome daquela campanha e opositor da CBF, organizadora do evento, e Ronaldo Fenômeno, então no Cruzeiro e com 17 anos, mas que não chegou a entrar em campo na conquista.

Campanha

Na Copa do Mundo de 1994, o Brasil, que tinha Carlos Alberto Parreira como técnico, integrou o Grupo B, ao lado de Suécia, Rússia e Camarões. Os brasileiros bateram os russos por 2 a 0 (Raí e Romário), e os camaroneses, por 3 a 0 (Romário, Márcio Santos e Bebeto), e empataram com os suecos por 1 a 1 (Romário e Kennet Andrsson).

Nas oitavas de final, o Brasil enfrentou os donos da casa, os Estados Unidos, justamente no dia da Independência norte-americana, 4 de julho. A Seleção venceu por 1 a 0, gol de Bebeto, após passe de Romário. Esta partida ficou marcada pela expulsão de Leonardo, após violenta cotovelada em Tab Ramos. Ele acabou suspenso do restante do Mundial.

Nas quartas, Brasil e Holanda. A Seleção Brasileira vencia por 2 a 0, gols de Bebeto e Romário, e sofreu o empate, com Bergkamp e Winter. Mas aos 36min do 2º tempo, Branco, cobrando falta, desempatou. Na semifinal, novamente o Brasil enfrentou a Suécia, e venceu por 1 a 0, gol de Romário.

Na final, empate por 0 a 0 com a Itália. Nos pênaltis, Romário, Branco e Dunga marcaram para o Brasil, quanto Márcio Santos perdeu. Para os italianos, Albertini e Evani marcaram, enquanto Baresi, Massaro e Baggio desperdiçaram, decretando o título para a Seleção Brasileira.