Seleção
None

CBF

Washington admite erro e concorda com demissão da CBF: 'Coerente e necessária'

Ex-jogador admitiu que adotou comportamentos errôneos na partida entre Caxias-RS e Botafogo

postado em 10/02/2020 18:54

(Foto: Divulgação CBF)
Demitido do cargo de diretor de desenvolvimento da CBF na última quinta-feira, o ex-atacante Washington se pronunciou nesta segunda sobre a sua saída da função. O ex-jogador admitiu que adotou comportamentos errôneos na partida entre Caxias-RS e Botafogo, que terminou empatada por 1 a 1, no interior do Rio Grande do Sul, pela primeira fase da Copa do Brasil, dando razão para a confederação pela decisão de afastá-lo.
View this post on Instagram

Gostaria de me retratar publicamente pelo episódio da última quarta-feira no jogo entre Caxias e Botafogo, pela Copa do Brasil. Não cabe à um Diretor de Desenvolvimento da CBF estar presente no banco de reservas de qualquer clube, seja qual for a partida. Além disso, eu não deveria ter mostrado o vídeo do polêmico lance de arbitragem à comissao técnica do Caxias. A Confederação Brasileira de Futebol foi coerente. Nesses novos tempos que a sociedade tenta implantar ética e transparência em todos os setores em que vivemos, meu afastamento foi uma resposta necessária. Dura para mim, mas perfeitamente compreensível. Posto isso, preciso também compartilhar com todos meu desapontamento nao só com a minha atitude. Mas, sobretudo, com minha ingenuidade. Eu estava indo para o camarote do estádio e o caminho para o mesmo é por trás do banco do Caxias. A coincidência temporal dos acontecimentos combinada com minha ligação ao clube, me fez realizar o erro. Inadmissível, eu repito. Estou muito triste e decepcionado com esta minha falta de tato. Após anos e anos militando no mundo do futebol, pude construir uma imagem sólida de correção e entendo que uma considerável parte das pessoas que vivem no esporte tenham em mim bons exemplos. Mas eu vou dar a volta por cima. Já passei por problemas mais sérios e tive nas pessoas que confio e amo o meu porto seguro. Encaro esse momento como mais uma oportunidade de continuar evoluindo, pois tenham a certeza que eu aprendi com este erro. À todos do esporte, envolvendo torcida, dirigentes, atletas, árbitros, imprensa... peço reiteradamente as mais sinceras desculpas! Ao Botafogo já o fiz pessoalmente para o presidente Nelson Murrafej, inclusive. À CBF, agradeço a oportunidade de trabalhar em um projeto sério de reformulação da entidade. Tenho a mais absoluta certeza de que estão no caminho certo. E não poderia deixar de destacar como a entidade foi franca e limpa comigo no episódio, culminando com minha demissão. É hora e vez do coração ficar triste, mas nunca deixar de ser valente. Obrigado aos que me apoiaram e reafirmo que as críticas servirão para me aperfeiçoar como profissional e pessoa!!! Washington

A post shared by Washington - Coração Valente (@washingtoncerqueira) on


A transmissão da TV mostrou Washington no banco de reservas do Caxias durante a partida. O ex-atacante estava com um telefone celular e exibia lances da partida para um membro da comissão técnica da equipe gaúcha. O time de Caxias do Sul (RS) reclamou de um pênalti não marcado pela arbitragem no primeiro tempo do duelo que classificou o Botafogo à segunda fase do torneio nacional. Na jogada, após cruzamento de Gilmar, a bola bateu no braço do zagueiro Marcelo Benevenuto dentro da grande área.

"Gostaria de me retratar publicamente pelo episódio da última quarta-feira no jogo entre Caxias e Botafogo, pela Copa do Brasil. Não cabe à um Diretor de Desenvolvimento da CBF estar presente no banco de reservas de qualquer clube, seja qual for a partida. Além disso, eu não deveria ter mostrado o vídeo do polêmico lance de arbitragem à comissão técnica do Caxias", escreveu Washington, em texto publicado no seu perfil no Instagram, assegurando ter entendido a decisão do comando da CBF, a classificando como "coerente" e "necessária".

"A Confederação Brasileira de Futebol foi coerente. Nesses novos tempos que a sociedade tenta implantar ética e transparência em todos os setores em que vivemos, meu afastamento foi uma resposta necessária. Dura para mim, mas perfeitamente compreensível", acrescentou.

Washington também apontou que a sua decisão de ficar no banco do Caxias e exibir o lance foi fruto de ingenuidade. "Preciso também compartilhar com todos meu desapontamento não só com a minha atitude. Mas, sobretudo, com minha ingenuidade. Eu estava indo para o camarote do estádio e o caminho para o mesmo é por trás do banco do Caxias. A coincidência temporal dos acontecimentos combinada com minha ligação ao clube, me fez realizar o erro. Inadmissível, eu repito", disse, também avaliando ter decepcionado aqueles que o admiram.

"Estou muito triste e decepcionado com esta minha falta de tato. Após anos e anos militando no mundo do futebol, pude construir uma imagem sólida de correção e entendo que uma considerável parte das pessoas que vivem no esporte tenham em mim bons exemplos", acrescentou.

Washington havia assumido o cargo na CBF em novembro, tendo sido nomeado por Rogério Caboclo, o presidente da confederação, para suceder Juninho Paulista, que assumiu a coordenação das seleções em substituição a Edu Gaspar, hoje dirigente do Arsenal. O ex-centroavante atuou pelo Caxias e, após deixar os gramados, foi vereador em Caxias do Sul.

"Mas eu vou dar a volta por cima. Já passei por problemas mais sérios e tive nas pessoas que confio e amo o meu porto seguro. Encaro esse momento como mais uma oportunidade de continuar evoluindo, pois tenham a certeza que eu aprendi com este erro", escreveu Washington, que também pediu desculpas para a comunidade esportiva, o Botafogo e a CBF pelo seu erro.

Ao fim do jogo, jogadores, membros da comissão técnica e da diretoria do Caxias cercaram o árbitro paulista Lucas Canetto Bellote para reclamar da sua atuação, especialmente do pênalti não marcado. Um deles agrediu o juiz com uma joelhada pelas costas.

Tags: futnacional SELEFUT