Seleção
None

CORONAVÍRUS

CBF diz que Ministério da Saúde ainda não recomendou adiamento de jogos do futebol nacional

Entidade responsável pelo futebol brasileiro segue avaliando a situação com o órgão diariamente

postado em 12/03/2020 18:30 / atualizado em 12/03/2020 19:17

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) segue avaliando o avanço do novo coronavírus no Brasil. A entidade disse estar mantendo contato com o Ministério da Saúde para avaliar as medidas a serem tomadas. Por enquanto, o calendário de competições do futebol nacional está mantido. Em contato com o Superesportes, a CBF garante que não houve recomendações para a paralisação de jogos no país. 
  
“Desde o surgimento do coronavírus, a CBF mantém contato diariamente com o Ministério da Saúde. Por enquanto, não houve recomendações a respeito de paralisação de jogos. Sendo assim, nada será alterado no calendário. Entretanto, seguimos fazendo avaliações diárias e, caso o panorama atual mude, nós vamos avisar aos clubes e também aos torcedores”, informou a entidade.
 
Em entrevista à Rádio Itatiaia, o secretário-geral da CBF Walter Feldman afirmou que a entidade segue monitorando as informações junto do Ministério de Saúde e das Secretarias de Estado.
 
“Nós estamos aqui monitorando todas as informações em 24 horas por dia, em perfeita sintonia com o Ministério da Saúde do Brasil, com as Secretarias de Estado e com todas as autoridades públicas do país para termos a real dimensão do aprofundamento e do avanço da crise do coronavírus. Mas com muita responsabilidade e sensatez. As informações que nós temos nesse momento, por orientação do próprio ministro, é de que os eventos esportivos e culturais não devem ser cancelados. Nós acreditamos que na dimensão epidemiológica e estatística que tem o Ministério de tudo o que ocorre no país, essa sintonia é a que deve ser estabelecida. Nenhuma medida de pânico, de caos, que na nossa avaliação não existe. Mas, a todo momento, estaremos atento e vigilantes para tomá-los as medidas e decisões necessárias”, disse o secretário-geral. 


Na próxima semana, estão agendados jogos de volta da terceira fase da Copa do Brasil. A Série A iniciará em 3 de maio, enquanto a Série B, em 2 de maio.

A Federação Mineira de Futebol (FMF) informou, por sua vez, que aguardará recomendações da CBF e da secretaria de estado de saúde, do governo de Minas, para tomar decisões sobre eventual adiamento de jogos.
 
No balanço divulgado pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira, o Brasil tem 77 casos confirmados do novo coronavírus. São Paulo é o estado brasileiro com o maior número de pacientes infectados: 42. Em seguida vêm o Rio de Janeiro, com 16 e Rio Grande do Sul, com quatro. Minas Gerais só tem dois casos confirmados.

Eliminatórias e Copa Libertadores

Na quarta-feira, por recomendação da Fifa, a Conmebol adiou as duas primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar. Os jogos estavam marcados para os dias 27 e 31 de março.

O Brasil estrearia contra a Bolívia, no Recife, no dia 27. Quatro dias depois, mediria forças contra o Peru, em Lima.

Na última segunda-feira, o técnico Tite, da Seleção Brasileira, esteve no Recife. Ele visitou a Ilha do Retiro, estádio do Sport, e a Arena Pernambuco. O elenco brasileiro tinha treinos marcados para o estádio rubro-negro nos dias 23 e 24 (este último aberto ao público) e no local da partida nos dias 25 e 26.

Nesta quinta-feira, a Conmebol anunciou a suspensão dos jogos da Copa Libertadores a partir da próxima semana. Por conta da ameaça do coronavírus, as partidas que aconteceriam a partir do dia 16 de março estão desmarcadas por tempo indeterminado.

Coronavírus

Segundo a Organização Mundial de Saúde, oito países sul-americanos tiveram casos de contaminação até essa quarta-feira.
 

Tags: cbf serieb americamg atleticomg cruzeiroec interiormg futnacional seriea selefut seriec seired