2

Presidente da Anvisa cita 'série de descumprimentos' por atletas argentinos

Antônio Barra Torres afirmou que jogadores da Seleção Argentina teriam de cumprir isolamento em hotel antes de serem deportados ao país de origem

05/09/2021 17:24 / atualizado em 06/09/2021 00:11
compartilhe
Time da Argentina antes de jogo contra o Brasil pelas Eliminatórias
foto: NELSON ALMEIDA/AFP

Time da Argentina antes de jogo contra o Brasil pelas Eliminatórias

O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, afirmou que os jogadores da Seleção Argentina cometeram “uma série de descumprimentos” desde o desembarque no Brasil até a interrupção da partida deste domingo, em São Paulo, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Giovani Lo Celso, Cristian Romero, Emiliano Buendía e Emiliano Martínez prestaram informações falsas no formulário de acesso de estrangeiros no país.

Brasil x Argentina: jogo é interrompido pela Anvisa


Segundo a Anvisa, os atletas não poderiam entrar no Brasil pelo fato de terem passado pela Inglaterra nas últimas duas semanas. O certo seria que o grupo realizasse uma quarentena de 14 dias antes de desembarcar em território nacional, conforme previsto na Portaria Interministerial nº.655/2021. A medida também vale para estrangeiros oriundos da África do Sul, da Irlanda do Norte e da Índia.

“O que acontece? Esses jogadores, ao chegarem em território nacional, apresentaram um documento, que é a declaração de saúde do viajante. Nesse documento estava consignado que eles não passaram por três países, que são Reino Unido, África do Sul e Índia. Esses três países estão restritos através de portaria ministerial assinada por três ministros - da Saúde, da Justiça e da Casa Civil. O que acontece é que logo depois se constata pelos passaportes que esses jogadores passaram pelo Reino Unido”, afirmou Barra Torres, em entrevista à TV Globo.

O presidente da Anvisa explicou que a orientação aos atletas era para o cumprimento de distanciamento social no hotel onde a Seleção Argentina ficou concentrada em São Paulo. Contudo, o quarteto se dirigiu junto com a delegação rumo à Neo Química Arena. Três deles foram titulares - o goleiro Martínez, o zagueiro Romero e o meia Lo Celso.

“Chegamos a esse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou desde o primeiro momento não foi cumprido. Por exemplo, quando a situação foi identificada, esses jogadores tiveram a orientação de permanecer isolados para aguardar a deportação. Esse isolamento poderia ser feito inclusive no hotel, onde eles deveriam estar. O que ocorre? Isso não foi cumprido, eles se deslocam ao estádio. E chegando ao estádio, eles entram em campo. Houve uma série de descumprimentos”.

Torres garantiu que a Associação do Futebol Argentino (AFA) foi avisada com antecedência de que os quatro jogadores não poderiam participar da partida. Pela manhã, o canal TyC Sports, da Argentina, fez imagens de agentes da Polícia Federal em frente à concentração. Representantes da Anvisa também foram ao encontro da delegação albiceleste, que, por sua vez, ignorou as ordens alegando um acordo prévio com a CBF e a Conmebol.

“Demos ciência à Polícia Federal logo de manhã a respeito de que essa situação se encontrava em andamento e seria necessário verificar o cumprimento do regulamento sanitário de manter em isolamento, já que o anterior - de falar a verdade na declaração de saúde do viajante - foi descumprido. Então nós acionamos a Polícia Federal, que se deslocou ao hotel acompanhada de agentes da Anvisa, e constatou que a equipe completa já tinha se deslocado para o estádio. Fomos para o estádio, o resto vocês transmitiram ao vivo”.

O chefe da Anvisa assegurou que não houve nenhuma orientação superior do governo federal quanto ao afrouxamento da Portaria Interministerial e se mostrou surpreso com o desrespeito por parte dos argentinos. “Estamos lidando com pessoas cultas e que entendem o que é descumprir o regulamento sanitário de um país”. Barra Torres ressaltou ainda que tanto a Anvisa quanto a ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar - são autoridades máximas sanitárias e de saúde no Brasil.

Pivôs da interrupção de Brasil x Argentina, Lo Celso, Romero, Buendía e Emiliano Martínez defendem clubes do futebol inglês -  os dois primeiros jogam no Tottenham e os dois últimos no Aston Villa. A própria Seleção Brasileira não pôde contar com nove nomes da Premier League: Alisson, Fabinho e Roberto Firmino (Liverpool); Ederson e Gabriel Jesus (Manchester City); Thiago Silva (Chelsea), Fred (Manchester United), Raphinha (Leeds United) e Richarlison (Everton).

Por volta das 17h deste domingo, a Conmebol anunciou a suspensão de Brasil x Argentina. O árbitro venezuelano Jesus Valenzuela interrompeu o jogo aos 4 minutos do primeiro tempo. Em comunicado nas redes sociais, a entidade sul-americana explicou que as decisões referentes ao duelo ficarão a cargo da Fifa, organizadora do torneio classificatório para o Mundial. A Seleção Brasileira lidera as Eliminatórias, com 21 pontos, seguida pelos argentinos, que somam 15.

Compartilhe