2

Fifa lamenta suspensão de Brasil x Argentina e analisa relatório do jogo

Entidade não informou quando se manifestará sobre desfecho da partida pelas Eliminatórias

06/09/2021 10:04
compartilhe
Neymar e Messi durante confusão que paralisou o jogo entre Brasil e Argentina em São Paulo
foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Neymar e Messi durante confusão que paralisou o jogo entre Brasil e Argentina em São Paulo



A Fifa lamentou nesta segunda-feira (6/9), em nota, a suspensão do jogo entre Brasil e Argentina, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela sexta rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022. 

"A Fifa lamenta as cenas anteriores à suspensão da partida entre Brasil e Argentina que impediram milhões de torcedores de desfrutar de uma partida entre as duas das mais importantes nações do futebol no mundo", diz o comunicado.

Ainda de acordo com a entidade, o relatório do jogo, enviado pelo delegado da partida e pelo árbitro, já está em posse do seu Comitê Disciplinar a fim de ser analisado. A Fifa disse que se manifestará no momento adequado.

"Os primeiros relatórios oficiais da partidas foram enviados à Fifa. Estas informações serão analisadas pelos órgãos disciplinares competentes e uma decisão será tomada no seu devido tempo".

Brasil x Argentina: jogo é interrompido pela Anvisa



O clássico sul-americano entre Brasil e Argentina foi interrompido aos quatro minutos do primeiro tempo, quando funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  e da Polícia Federal tentaram tirar de campo três jogadores da Argentina que infringiram as regras sanitárias ao entrarem em território brasileiro - um quarto jogador na mesma situação não estava em campo.

A Anvisa havia emitido uma oficial antes da partida para alertar que quatro jogadores da Seleção Argentina haviam descumprido regras sanitárias para entrar no Brasil. De acordo com o comunicado, Emiliano Martinez, Emiliano Buendia, Giovani Lo Celso e Cristian Romero deveriam ter sido colocados em quarentena e mandados de volta ao país de origem, pois mentiram na hora de desembarcar em território brasileiro.  

Emiliano Martinez, Giovani Lo Celso e Cristian Romero foram escalados entre os titulares pelo técnico Lionel Scaloni. Buendia ficou fora da lista de suplentes e assistiu ao jogo da arquibancada.

A Argentina enfrentou a Venezuela na última quarta-feira, na casa dos adversários, e desembarcou em Guarulhos na sexta-feira, para enfrentar o Brasil neste domingo, na Neo Química Arena. No aeroporto, os jogadores foram questionados se tiveram passagem por Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia nos últimos 14 dias. Desde junho, passageiros que visitaram esses países no período de duas semanas são impedidos de entrar no Brasil, como precaução contra a disseminação da variante delta do coronavírus.

A resposta dos atletas foi negativa, mas os quatro atuaram em partidas do Campeonato Inglês entre os dias 28 e 29 de agosto. Martinez e Buendía jogam pelo Aston Villa, enquanto Lo Celso e Romero integram o elenco do Tottenham. Por isso, a entrada deles no país foi considerada ilegal, e a Anvisa notificou a Polícia Federal orientando medidas que impeçam a circulação dos argentinos.
 
Antonio Barra Torres, diretor-presidente da Anvisa, deu entrevista e foi taxativo ao comentar o episódio. "São quatro jogadores. Eles, ao chegarem em território nacional, apresentam a declaração de saúde do viajante. Neste documento não falava que eles passaram por um dos três países que estão restritos, justamente para a contenção da pandemia. Mas depois foi constatado que eles passaram pelo Reino Unido", disse.
 
"Chegamos nesse ponto porque tudo aquilo que a Anvisa orientou, desde o primeiro momento, não foi cumprido. Eles tiveram orientação para permanecer isolados para aguardar a deportação. Mas não foi cumprido. Eles se deslocam até o estádio, entram em campo, há uma sequência de descumprimentos", completou Barra Torres.
 
A Polícia Federal acompanhou a Anvisa até o hotel onde estava a seleção argentina, em São Paulo A delegação já havia deixado o local. Os policiais federais e a agência foram, então, para o estádio do Corinthians. No local, os jogadores foram notificados por infração sanitária, como está previsto em lei.

Compartilhe