2

Brasil leva virada de Israel na prorrogação é eliminado do Mundial Sub-20

A Seleção Brasileira começou vencendo o jogo, mas levou a virada na prorrogação e está eliminada da Copa do Mundo Sub-20.

03/06/2023 17:23 / atualizado em 03/06/2023 17:49
compartilhe
Brasil sofreu a virada na prorrogação e é eliminado da Copa do Mundo Sub-20
foto: Lesley Ribeiro/ CBF

Brasil sofreu a virada na prorrogação e é eliminado da Copa do Mundo Sub-20

Em jogo tenso, o perdeu para Israel de virada, na prorrogação, por 3 a 2, e está eliminado da Copa do Mundo Sub-20. Os gols brasileiros foram marcados por Marcos Leonardo e Matheus Nascimento. Israel marcou com Khalaili, Shibli e Turgeman. 
 
O jogo foi repleto de drama do início ao fim. A seleção brasileira esteve a frente no placar duas vezes, tanto no tempo normal quanto na prorrogação, mas não conseguiu segurar a vantagem por mais de cinco minutos nas duas vezes, e cedeu a virada ao time de Israel no primeiro tempo da prorrogação, depois do vacilo defensivo.
 
 
 
A Seleção de Israel agora aguarda o vencedor de Estados Unidos e Uruguai para saber qual será o seu adversário na semifinal da competição. A partida será disputada no estádio Cuidad de la Plata, próxima quinta-feira (8), às 14h30 (de Brasília).
 

FICHA TÉCNICA

ISRAEL 3 x 2 BRASIL

Data do jogo: 3 de junho de 2023, sábado
Horário: 14h30 (de Brasília)
Duração: 145 minutos (52 + 50 + 21 (P) + 22 (P))
Local: Estádio del Bicentenario, em San Juan, na Argentina
Público: 1.775 
Competição: Copa do Mundo Sub-20
Árbitro: Juan Calderón (Costa Rica)
Assistentes: William Arrieta (Costa Rica) e Antonio Pupiro (Nicarágua)
VAR: Tatiana Guzman (Nicarágua)
Cartões amarelos: Guilherme Biro, Giovane, Matheus Nascimento e Jean Pedroso (Brasil); Shibli e Edri (Israel)

Gols: Marcos Leonardo, aos 10/2ºT (1-0), Khalaili, aos 14/2ºT (1-1), Matheus Nascimento, a 1/1ºTP (2-1), Shibli, aos 2/1ºTP (2-2), Turgeman, aos 18/1ºTP (3-2).

Israel: Zarfati; Feingold, Lemkin, Israelov e Revivo; Madmoud, Kancepolsky (Navi, aos 40/2ºT), Khalaili (Senior, aos 30/2ºT), Lugassy (Shibli, no intervalo. (Edri, aos 15/2ºTP)) e Abed (Ibrahim, aos 40/2ºT); Turgeman. Técnico: Ofir Haim.

Brasil: Kaique; André (Kevin Macedo, aos 5/1ºTP), Jean Pedroso, Douglas Mendes e Guilherme Biro (Ronald Falkoski, no intervalo); Marlon Gomes, Andrey Santos, Sávio (Giovane, aos 26/2ºT), Matheus Martins (Giovani, aos 26/2ºT) e Marquinhos; Marcos Leonardo (Matheus Nascimento, aos 31/2ºT). Técnico: Ramon Menezes.

Israel x Brasil: gols e lances importantes


Os primeiros minutos do jogo foram tensos, com muitas faltas para os dois lados, em um jogo aberto e com boas chances tanto para o Brasil quanto para Israel. A seleção brasileira tomou a iniciativa e teve as duas primeiras grandes chances do jogo, mas pararam nas mãos do goleiro Zarfati, de Israel.

A primeira com Marcos Leonardo, que avançou pela intermediária e arriscou de longe, mas Zarfati mandou para escanteio. A segunda, com o zagueiro Douglas Mendes, depois da cobrança do tiro de canto, mas Zarfati apareceu mais uma vez.

Israel tentava equilibrar a partida e incomodava pelos lados do campo. A seleção israelense tinha mais posse de bola  e quase abriu o placar com Lemkin, após cruzamento. O atacante Turgeman ainda teve duas outras oportunidades. A primeira, defendida pelo goleiro Kaique; a segunda, a zaga afastou.

Aos 30 o meia Marquinhos quase balançou as redes. Sávio fez boa jogada pela direita e lançou na área. Na segunda trave, Marquinhos tentou de coxa, mas Zarfati apareceu novamente. Antes do fim do primeiro tempo ainda deu tempo dos jogadores brasileiros pedirem pênalti no lance que o lateral André foi derrubado dentro da área, mas o árbitro Juan Calderón mandou seguir.
 

Brasil faz, leva empate e vê Israel dominar 

O Segundo tempo começou com a seleção em cima e a pressão deu resultado logo aos 10 minutos. Matheus Martins avançou pela esquerda e achou o atacante Marcos Leonardo dentro da área para finalizar de primeira, abrindo o placar. 1 a 0. (quinto gol de Marcos Leonardo

Mas Israel não estava afim de facilitar as coisas para o Brasil e empatou logo na sequência, aos 14.O meia Khalaili recebeu um ótimo cruzamento que veio da esquerda e subiu mais alto que todo mundo para acertar um bom cabeceio sem chance para Kaíque. 1 a 1.

Depois do gol, Israel dominou a partida e o Brasil não conseguia sair pro jogo. O time israelense tinha mais posse, tocava melhor a bola e causava mais perigo para o gol de Kaique. Shibli, que entrou no intervalo, fez fila na entrada da área e quase marcou um golaço.

A seleção até tentou assustar com Matheus Nascimento, mas parou na defesa. Quem assustou mesmo foi o Turgeman, para Israel. O atacante recebeu dentro da área, fez o drible e acertou um belo chute para a importante defesa de Kaique.

A dramática prorrogação e a eliminação brasileira

 

O empate no tempo regulamentar levou o jogo para a prorrogação, e o tempo extra começou com o Brasil na frente. Logo no primeiro minuto os vascaínos Marlon e Andrei fizeram linda jogada dentro da área e a bola chegou para Matheus Nascimento dominar e acertar o canto do goleiro de Israel. 2 a 1.

Mas, assim como foi no segundo tempo, Israel não demorou para empatar. Aos 5, depois do vacilo defensivo da seleção brasileira, Senior lançou na área e a Shibli aproveitou para empurrar para as redes e empatar. 2 a 2.

Logo depois do gol, a seleção brasileira tentou desempatar com Giovanni. O meia recebeu ótimo passe de Andrey, invadiu a área pela esquerda e chutou cruzado, para grande defesa de Zarfati.

Até que Israel fez o terceiro, com Turgeman. O atacante aproveitou a bola que sobrou na área, driblou dois jogadores brasileiros e fez um golaço pra virar o jogo. 3 a 2

E por pouco a seleção brasileira não levou o quarto gol, já na segunda etapa da prorrogação. Aos 5 a bola bateu na mão do zagueiro brasileiro Jean Pedroso, o árbitro foi ao monitor e assinalou o pênalti. Na cobrança de Madmoun, o goleiro brasileiro Kaique brilhou e fez a defesa.

Mas no rebote da cobrança, o árbitro marcou outro pênalti, depois da dividida do goleiro brasileiro com o atacante de Israel. O árbitro não foi ao VAR. Desta vez quem Ibrahim foi para bola, mas mandou para fora.

Os dois lances deram esperanças à seleção brasileira que se lançou ao ataque tentando empatar o jogo a qualquer custo nos últimos minutos de jogo. Mas não foi o suficiente para vencer a defesa de Israel.
 

Próximo jogo de Israel

 

Israel x Vencedor de Estados Unidos e Uruguai (domingo, às 18h), Copa do Mundo Sub-20, em San Juan, Argentina - 8 de Junho (quinta), às 14h30.


Compartilhe