2

Brasil vai encarar clássico e Espanha com interino se esperar por Ancelotti

Vínculo do treinador com o Real Madrid acaba em junho de 2024; Eliminatórias já estarão na sexta rodada

19/06/2023 06:00 / atualizado em 19/06/2023 07:34
compartilhe

Carlo Ancelotti é tetracampeão da Champions League como treinador
foto: Iconsport

Carlo Ancelotti é tetracampeão da Champions League como treinador

 

A CBF tem Carlo Ancelotti como plano A para o cargo de técnico da seleção brasileira. O profissional tem contrato com o Real Madrid até 30 de junho de 2024, mas a entidade já cogita até aguardar o fim do vínculo para contar com o italiano. Se resolver esperar, o Brasil vai encarar Argentina, pelas Eliminatórias, e Espanha, em amistoso, com treinador interino.

 

O time canarinho fará por volta de dez jogos até o término do contrato de Ancelotti, sem contar a partida da próxima terça-feira (20), contra Senegal, às 16h (de Brasília), em Portugal. Haverá pelo menos seis rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas neste período - o equivalente a um terço da disputa, que tem 18 jogos.

 

Serão três convocações para as Eliminatórias, com dois jogos em cada uma, e duas Datas Fifa para amistosos, que também costumam ter duas partidas -- dessas, a única já confirmada é contra a Espanha, em março, ainda sem dia definido. O objetivo do duelo, que acontecerá em Madri, é realizar ações contra o racismo. O país europeu foi palco de pelo menos dez ofensas raciais a Vini Jr desde 2021.

 

O responsável por comandar a seleção brasileira desde a saída de Tite tem sido Ramon Menezes. Ele esteve à beira do gramado contra Marrocos, em março deste ano, na derrota por 2 a 1, e na vitória sobre Guiné, por 4 a 1, no último sábado (17)

 

 

Jogos do Brasil até o fim do contrato de Ancelotti com o Real Madrid

O próximo desafio da seleção brasileira, após o confronto com Senegal nesta terça (20), será já pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. O Brasil disputará duas rodadas entre 4 e 12 de setembro, ainda sem dias definidos, contra a Bolívia, em casa, e Peru, fora.

 

Depois, entre 9 e 17 de outubro, terá Venezuela, no Brasil, e Uruguai, no país vizinho. Entre 13 e 21 de novembro, os desafios serão contra Colômbia, fora, e o clássico contra a Argentina em solo nacional, encerrando o ano. 

 

As próximas duas Datas Fifa estão marcadas para 2024. Entre 18 e 26 de março a seleção brasileira vai encarar a Espanha, em Madri, e mais um adversário ainda a ser definido, também na Europa.

 

Por fim, entre 3 e 11 de junho haverá a possibilidade de marcar mais dois amistosos, já visando a Copa América, que será disputada de 14 de junho a 14 de julho.

 

Ainda não se sabe como ficaria a situação do possível futuro treinador no torneio continental. A temporada europeia deve acabar no dia 1 de junho, com a disputa da final da Champions League. Os outros 30 dias de contrato de Ancelotti com o Real Madrid poderiam ser, portanto, protocolores.

Acordo com Ancelotti é dado como certo, segundo TV

A CBF já teria acertado com Carlo Ancelotti para o italiano ser o próximo treinador da seleção brasileira, segundo informação do narrador Luis Roberto, da Globo. O impasse agora se dá sobre quando o profissional poderia assumir o cargo. 

 

 

 

O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, vai fazer um pronunciamento no próximo dia 30 para explicar como vai funcionar o período de transição e se realmente haverá a espera até o fim do vínculo do italiano com o Real Madrid.

 

Ancelotti sempre foi o plano A da CBF. O Superesportes apurou que a entidade esperava fechar com o treinador durante o período de amistosos contra Guiné e Senegal, que estão sendo disputados na Europa. O primeiro, inclusive, aconteceu na Espanha, onde ele trabalha. 

 

Ednaldo Rodrigues não escondeu a preferência que tem por Ancelotti. Em entrevista coletiva, fez elogios públicos ao técnico. 

 

— Nós temos ele (Ancelotti) como um dos melhores treinadores de futebol do mundo, sem nenhuma discriminação aos demais. Não só por ser um vencedor em tudo aquilo que tem se colocado, mas, também, conforme palavras de atletas que jogam com ele, seria a pessoa ideal, que gostariam de estar treinando e aprendendo com ele — afirmou. 

 


Compartilhe