2

Lula visita seleção feminina e defende igualdade salarial no esporte

Presidente foi até o treino da seleção em Brasília antes da última partida da equipe no país na preparação para a Copa do Mundo

01/07/2023 17:23
compartilhe
Lula posa com Marta durante visita ao treino da seleção feminina de futebol
foto: Ricardo Stuckert

Lula posa com Marta durante visita ao treino da seleção feminina de futebol

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) visitou o treino da seleção feminina de futebol neste sábado (1º), em Brasília, e defendeu a igualdade entre os salários entre homens e mulheres na sociedade em geral, mas com destaque para o esporte.

Durante a visita ao treino no estádio Mané Garrincha, onde a equipe treina vapara o amistoso contra o Chile neste domingo (2), Lula foi acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, e pela ministra do Esporte, Ana Moser.

Após tirar fotos com as jogadoras e conversar com o presidente de CBF Ednaldo Rodrigues, Lula falou com o elenco inteiro, destacando o interesse do governo federal em melhorar as condições para o esporte feminino no país.

- Nós precisamos garantir a prática do esporte para as mulheres na mesma proporção e qualidade dos homens. Nas escolas tem que ter parte pra futebol. Vocês têm que escolher o vocês querem praticar e a escola tem que se adaptar.  Quando escolhi a Ana Moser [como ministra do Esporte], ela disse que era muito importante cuidar da prática do esporte feminino no Brasil. Por isso, vetamos muita coisa da Lei Geral do Esporte - afirmou o presidente.

Lula também afirmou que assinará na próxima segunda-feira (3) uma lei que visa igualar salários entre homens e mulheres, com proibição de discriminação por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade. 

- Segunda eu vou assinar uma lei sobre trabalho igual, salário igual entre homens e mulheres porque a disparidade é muito grande em todas as atividades humanas. No esporte eu não preciso nem falar - disse.
 
 
 

'Brasil inteiro vai reconhecer o futebol feminino' 


O presidente da República também aproveitou para desejar boa sorte para o elenco e agradecer a CBF por medidas para tentar estimular o futebol feminino.

- Primeiro, desejar que vocês tenham na Australia a possibilidade de realizar o sonho de vocês que é ganhar a Copa. Já tentamos algumas vezes, mas a vida é assim. A gente não ganha quando a gente quer, a gente ganha - disse Lula.

- Fico feliz que o presidente da CBF tenha estabelecido que os times também tenham departamento de futebol feminino. Tô feliz porque o presidente disse que alugou um avião fretado para vocês viajarem. Eu sonho que um dia o futebol feminino possa lotar os estádios como o masculino. É preciso seguir no trabalho de politização da sociedade. Um trabalho de divulgação e convencimento. Vocês estão ganhando muito espaço. Aos poucos, o Brasil inteiro vai reconhecer o futebol feminino - fechou o presidente.

Compartilhe