2

O curioso fato que une Fernando Diniz e Luxemburgo no comando da seleção

O técnico do Fluminense deve ser interino na seleção até a chegada do técnico principal

04/07/2023 17:42
compartilhe
Fernando Diniz e Luxemburgo tem um ponto em comum em suas histórias com a seleção brasileira
foto: Iconsport

Fernando Diniz e Luxemburgo tem um ponto em comum em suas histórias com a seleção brasileira


Fernando Diniz será o técnico interino da seleção brasileira. Conforme publicado mais cedo pelo Superesportes, a CBF acertou com o treinador do Fluminense até que o italiano Carlo Ancelotti assuma a equipe. Até lá, Diniz deve conciliar seu trabalho no clube carioca com a seleção do país.

Esta não será a primeira vez que um técnico dirige a seleção enquanto permanece em um clube. Em 1998, Vanderlei Luxemburgo fez a mesma coisa enquanto treinava o Corinthians.

O treinador de 71 anos foi contratado pelo alvinegro paulista no início daquele ano para viver sua segunda passagem pelo clube e oito meses depois foi anunciado como substituto de Mario Zagallo à frente da amarelinha. 

O treinador acabou ficando no Corinthians até o final daquele ano, disputando no total 48 jogos, nos quais obteve 21 vitórias e conquistou o Campeonato Brasileiro daquele ano, o segundo da história do clube.

Na seleção, Luxemburgo treinou o time durante três amistosos enquanto ainda era funcionário do Corinthians. Foram eles o empate em 1 a 1 contra a antiga Iugoslávia, e as vitórias pelo mesmo placar (5 a 1) contra o Equador e a Rússia. Os jogos aconteceram entre setembro e novembro de 1998.

No total, a passagem de Luxemburgo pela seleção rendeu 34 jogos e durou até setembro de 2000. Com o treinador, o Brasil acumulou 22 vitórias, sete empates e cinco derrotas, marcou 87 gols e conquistou a Copa América de 1999.

Fernando Diniz vai conciliar trabalho no Fluminense e na seleção


Segundo a apuração do Superesportes, inicialmente, a diretoria do Fluminense não havia concordado com a ideia de “partilhar” o comandante e exigiu o pagamento da multa, mas as duas partes entraram em um acordo.

Uma fonte revelou à reportagem que o acordo não deve prejudicar o calendário do Fluminense, e que toda a logística já está combinada entre técnico, CBF e clube.

Compartilhe