Copa do Mundo

ÁRBITRO DE VÍDEO

Cinco erros de arbitragem em Copas que seriam evitados com o VAR

Mundial da Rússia será o primeiro a contar com a tecnologia

postado em 16/03/2018 17:40 / atualizado em 16/03/2018 17:51

Fifa
A Copa do Mundo de 2018 será a primeira da história da competição a usar o árbitro de vídeo. O presidente da Fifa, Gianni Infantino, afirmou a novidade em entrevista coletiva na Colômbia, após reunião do conselho da entidade máxima do futebol.

Durante a história do torneio mais importante do esporte, vários erros de arbitragem seriam evitados com a tecnologia do vídeo. Recursos tecnológicos de cada época à parte, o Correio listou cinco erros grotescos que o novo auxiliar poderia corrigir em poucos segundos.

Gol do título da Inglaterra em 1966

O único título mundial da história da Inglaterra foi conquistado graças a um erro de arbitragem. Na prorrogação da final contra a Alemanha, Hurst chutou, a bola bateu no travessão, quicou na linha e foi afastada por um zagueiro alemão. Após consultar o auxiliar, o juiz assinalou gol para os ingleses, que jogavam a Copa em casa. O erro seria evitado já em 2014, quando a tecnologia da linha do gol foi implantada.

A mão de Deus em 1986

Nas quartas de final, Maradona foi o grande craque do duelo diante da Inglaterra, em um clássico incendiado por causa da Guerra das Malvinas. Além do golaço do camisa 10, que arrancou com a bola desde o meio de campo, ele também fez um gol com o braço, e deu números finais ao jogo: 2 x 1. Naquele ano, a Argentina acabou conquistando o segundo título mundial.

Pênalti em Luizão contra a Turquia em 2002

Na estreia da campanha do pentacampeonato mundial, a Turquia foi um adversário complicado de ser batido. Quando o jogo estava empatado, Luizão foi derrubado por um zagueiro turco fora da área, mas o árbitro apontou a marca da cal e expulsou o defensor. Na batida, Rivaldo decretou a vitória brasileira por 2 x 1. O Brasil reencontrou a Turquia nas semis e, sem ajuda do juiz, venceu por 1 x 0.

Gol anulado da Espanha em 2002

A Coreia do Sul surpreendeu e chegou ao 4º lugar na Copa do Mundo em que era anfitriã junto com o Japão. Nas quartas de final, o atacante Morientes balançou a rede dos coreanos após cruzamento de Helguera. Porém, a arbitragem assinalou que a bola saiu pela linha de fundo antes da assistência. A partida, então, terminou 0 x 0 e, nos pênaltis, os sul-coreanos venceram por 5 x 3.

Lampard em 2010

A mesma Inglaterra, campeã em 1966 por um erro crucial de arbitragem, acabou prejudicada pelo mesmo motivo na Copa do Mundo de 2010. Diante da Alemanha, pelas oitavas de final, Lampard acertou um belo chute, que bateu no travessão e entrou mais de meio metro no gol alemão, o que foi ignorado pelo juiz. Ao fim da partida, Alemanha 4 x 1 e Inglaterra fora do mundial.