Copa do Mundo

CONVOCAÇÃO

Primeiro técnico de Ismaily: 'Convocação não foi surpresa'

Douglas Ricardo comandou o lateral na conquista do Campeonato Sul-Mato-Grosensse de 2008

postado em 20/03/2018 15:39 / atualizado em 20/03/2018 15:51

AFP / MIGUEL RIOPA
A convocação do lateral Ismaily, do Shakhtar Donetsk, pegou a maioria dos torcedores brasileiros de surpresa. Pouco conhecido no país, o jogador foi escolhido por Tite para substituir Filipe Luís e Alex Sandro, machucados. Porém, para o primeiro treinador do jogador, a convocação não chegou a ser uma surpresa.

Douglas Ricardo foi o técnico de Ismaily no Ivinhema, clube que revelou o lateral, na conquista do Campeonato Sul-Mato-Grosensse de 2008, o primeiro título do agora jogador de Seleção Brasileira. Para ele, o pupilo merecia uma chance. "Não foi surpresa, eu acompanho os jogos e ele vem crescendo ano após ano. Está cotado para reforçar grandes clubes da Europa", comenta o treinador, que não escondeu o orgulho de ter lançado o atleta.

Ismaily começou no Ivinhema como meia-atacante, mas sempre pelo lado esquerdo. No título do clube em 2008, ele marcou 11 gols e foi o vice-artilheiro da equipe na competição. Na época, o agora lateral-esquerdo tinha apenas 17 anos.

Desde o início da carreira, porém, o jogador demonstrava características que tem até hoje, no futebol ucraniano. "Ele sempre foi muito ofensivo, rápido, habilidoso e, principalmente, muito forte", diz Douglas. Na temporada, Ismaily tem quatro gols (um deles diante do Manchester City, na Liga dos Campeões da Europa) e nove assistências com a camisa do Shakthar Donetsk.

Depois do Ivinhema, o lateral somou passagens por São Bento e Desportivo Brasil, do interior de São Paulo. Em 2010, acertou com o Estoril, de Portugal, onde também atuou por Olhanense e Braga, antes de ser contratado pelo Shakhtar, em 2013. Titular da posição, ele já é tricampeão ucraniano e da Copa da Ucrânia. 

Ismaily está entre os 25 convocados por Tite para os amistosos da Seleção Brasileira no fim deste mês. O primeiro desafio é diante da Rússia (23) e, depois, o time vai até Berlim para visitar a Alemanha, algoz da Copa do Mundo de 2014.