Copa do Mundo
None

COPA DO MUNDO

Capitão do Irã apoia campanha para liberar mulheres em estádios do país

Masoud Shojaei defende volta da presença feminina nas arenas esportivas

postado em 21/06/2018 23:16 / atualizado em 21/06/2018 23:36

AFP / Roman Kruchinin
O Irã tem chances de chegar às oitavas de final da Copa do Mundo na Rússia, mas a maior vitória do time asiático neste Mundial pode acontecer fora de campo. Tocado pela presença feminina na derrota para a Espanha, o capitão Masoud Shojaei defendeu a presença das mulheres nos estádios também em sua terra natal.

“Eu também gosto de ver as mulheres iranianas nos estádios. O que aconteceu foi um grande passo para a liberação das mulheres nos estádios”, afirmou o capitão do Irã.

As mulheres não podem frequentar arenas esportivas desde a Revolução Iraniana, em 1979. Antes da Copa do Mundo, o presidente da Fifa, Gianni Infatino, afirmou ter recebido garantias do governo local de que essa proibição seria revogada.

AFP / Benjamin CREMEL
A ideia era permitir a entrada da torcida feminina já no duelo de estreia da seleção da casa, contra o Marrocos, na sexta-feira passada, mas a autorização necessária do Conselho Provincial de Teerã não chegou a tempo.

Torcedores se mobilizaram para que as iranianas passem a frequentar estádios em seu país. Como forma de suporte, também foi criado um abaixo assinado por Maryam Qashqaei para pressionar o presidente da FIFA Gianni Infantino a tomar alguma providência em relação a não participação de iranianas nos estádios.

Uma parte da descrição do abaixo-assinado diz que o maior estádio do Irã é chamado de Azadi, que significa “liberdade”, o que não faz sentido já que ele não pode receber mulheres. Até terça-feira (19/06), petição já tinha recebido mais de 63 mil assinaturas e tem como meta 75 mil.

Tags: Masoud Shojaei Seleção Iraniana copa2018 irã mulheres estádios capitão