Copa do Mundo
None

COPA 2018

Croácia vira na prorrogação, encerra sonho da Inglaterra e faz história ao avançar à final da Copa do Mundo

Decisão do Mundial será às 12h deste domingo, em Moscou, contra a França

postado em 11/07/2018 17:37 / atualizado em 11/07/2018 18:02

AFP FRANCK FIFE


Enviado especial a Moscou

Um time em que os craques são dois volantes tem de ter na aplicação tática o principal trunfo. E foi assim, na base da superação e participação efetiva de Modric e Raktic, que a Croácia conseguiu vencer a Inglaterra por 2 a 1, de virada, nesta quarta-feira, no Estádio de Luzhnik, garantindo inédita vaga na final da Copa do Mundo da Rússia – o gol decisivo foi marcado pelo atacante Mandzukic, no início do segundo tempo da prorrogação.

Para ampliar a campanha que já é fantástica, buscará a vitória contra a França, domingo, às 12h (de Brasília), novamente no principal estádio moscovita. No dia anterior, os ingleses vão a São Petersburgo disputar o terceiro lugar com a Bélgica, às 11h.

A classificação foi muito comemorada pelos croatas, que correram para a torcida, concentrada atrás de um dos gols. Os súditos da Rainha Elizabeth também aplaudiram muito depois do apito final no lado oposto, reconhecendo a dedicação dos jogadores, que não figuravam entre os favoritos antes do início da competição e voltou a ficar  entre os quatro melhores do planeta depois de 28 anos.

A festa foi bonita desde antes de a bola rolar. Enquanto os croatas entraram no estádio entoando “Inglaterra, desculpe por esta noite”, os ingleses responderam cantando que estavam “no próprio caminho”.  E com o gol de Trippier logo aos 5min, cobrando falta, a festa dos súditos da rainha só cresceu.
No embalo dos torcedores, o English Team tratou de ir para cima tentar ampliar. Os croatas só foram ameaçar aos 18min, em chute de Perisic, à direita. Aos 29min, porém, a Inglaterra mostrou mais uma vez quem estava melhor no jogo e por pouco Harry Kane não ampliou, parando no goleiro Subasic e depois na trave. Pickford também teve de trabalhar em chute da entrada da área de Rebic.

O jogo ficou aberto e agradável. Aos 35, Delle Alli rolou para Lingard, que teve tempo de escolher o canto, mas mandou para fora.

O segundo tempo começou com os ingleses cantando e os croatas tentando dominar o jogo. Raktic teve duas boas chances de empatar, mas na primeira, mandou para fora e na segunda, em cima da defesa. Mas Perisic foi mais letal e aproveitou cruzamento de Vrsaljko para, se ancipando a Walker, mandar de pé esquerdo para a rede.

O canto croata, então, sobressaiu. Três minutos depois, em bobeada da zaga da Inglaterra, o próprio Perisc acertou a trave, mostrando uma Inglaterra grogue.

Mandzukic parou em Pickford aos 37min. E Perisic jogou por cima no minutos seguinte, quando o camisa 1 adversário havia saído do gol para socar uma bola.

Demorou até os 41min do segundo tempo, mas o grito de “Rússia, Rússia” mostraram que os torcedores locais queriam mais dos dois times. Quem também apareceu no fim foi o atacante inglês Kane, mas para cabecear para fora.
           
GOL DA VITÓRIA 

Aos 8min da prorrogação, Stones cabeceou com segurança, mas Vrsaljko conseguiu tirar quase em cima da linha. Já oito minutos depois Mandzukic saiu cara a cara com Pickford, que conseguiu desviar pela linha de fundo.
Mas a 12min do fim da prorrogação, o camisa 17 não perdoou. Aproveitando desatenção da defesa, ele apareceu livre na linha da pequena área para virar o jogo e levar os croatas à loucura.
Ainda teve chance de fazer o terceiro, mas Kramaric mandou para fora. O que não estragou a festa quadriculada.

CROÁCIA 2 X 1 INGLATERRA

Croácia
Subasic; Vrsaljko, Vida, Lovren e Strinic (Pivaric 4 do 1º da prorrogação); Brozovic, Rakitic e Modric (Badelj 12 do 2º da prorrogação); Perisc, Mandzukic (Corluka 10 do 2º da prorrogação) e Rebic (Kramaric 11 do 1º da prorrogação). Técnico: Zlatko Dalic
Inglaterra
Pickford; Walker (Vardy 6 do 2º da prorrogação), Stones e Maguire; Trippier, Henderson (Dier 6 do 1º da prorrogação), Dele Alli, Lingard e Young (Rose, antes da prorrogação); Kane e Sterling (Rashford 28 do 2º). Técnico: Gareth Southgate
Gols: Trippier 5 do 1º tempo; Perisic 23 do 2º tempo; Mandzukic 3 do 2º tempo da prorrogação
Árbitro: Cuneyt Cakir (TUR)
Assistentes: Bahattin Duran e Tarik Ongun (TUR)
Cartões amarelos: Mandzukic, Walker, Rebic
Público: 78.011
Local: Estádio de Luzhniki, em Moscou, Rússia
 

Tags: copa2018 futinternacional croacia inglaterra franca