Copa do Mundo

ARGENTINA

Lesões, má fase e reservas: lista da Argentina é alvo de críticas

Ausências de Mauro Icardi e Lautaro Martínez são as mais sentidas na convocação de Sampaoli

postado em 21/05/2018 15:47

AFP/GABRIEL BOUYS
Se a lista de convocados da Seleção Brasileira gerou pequenos debates apenas sobre alguns nomes do banco de reservas, a relação da Argentina para a Copa da Rússia gerou várias críticas de torcedores e da imprensa local, principalmente por algumas ausências importantes e a convocação de atletas em má fase e de jogadores que costumam sentar no banco de reservas em suas equipes.

Mauro Icardi, artilheiro da última edição do Campeonato Italiano com 29 gols, não está entre os 23 relacionados pelo treinador argentino. O capitão da Inter de Milão, de 25 anos, foi preterido por Gonzalo Higuaín, Paulo Dybala, Kun Aguero e, claro, Lionel Messi. 

Depois do camisa 10 do Barcelona, os números de Icardi são melhores que de todos os outros convocados para o ataque. Dybala terminou a temporada com 0.56 de média, pela Juventus. Também na Velha Senhora, Higuaín ficou com 0.46. O curioso é que ambos jogam o Campeonato Italiano, o mesmo em que Icardi foi o maior goleador. O centroavante da Internazionale terminou 2017/18 com 0.80 de média, atrás apenas de Messi (0.83).

O atacante que gera mais desconfiança é Higuaín. O camisa 9 é marcado por perder gols importantes nas decisões da Copa do Mundo de 2014, no Maracanã, e nas Copas Américas de 2015 (Chile) e 2016 (Estados Unidos). Além disso, chegará ao torneio em má fase: ele baçançou as redes apenas duas vezes nos últimos quinze jogos em que atuou com a camisa da Juve.

Hernán Claus, colunista do Diário Olé, principal jornal esportivo da Argentina, criticou a ausência do goleador. "É hora de apoiar os que estão lá, mas também é bom dizer, antes que comece o Mundial, que Sampaoli cometeu uma injustiça, e se chama Icardi", analisou o jornalista, que também salientou que o jogador terá mais oportunidades na Seleção futuramente.

Outro que não estará na Rússia é Lautaro Martínez, revelação do Racing e já contratado pela Inter de Milão. Com apenas 20 anos, ele é o maior destaque desta edição da Copa Libertadores. Na temporada, já soma 17 gols e cinco assistências em 24 partidas. Em fevereiro deste ano, o jovem foi comprado pelo time italiano por aproximadamente R$ 80,4 milhões. Martínez se apresentará ao novo clube em julho, depois da Copa do Mundo.

Reservas

No Twitter oficial da Seleção Argentina, a grande maioria dos comentários dos torcedores contestaram as escolhas de Jorge Sampaoli. Entre vários xingamentos direcionados ao treinador, alguns mais exaltados reclamaram da convocação de jogadores que são reservas em seus clubes.

É o caso de Sérgio Romero, por exemplo, que deve ser o goleiro titular do time na Rússia. Ele é reserva de De Gea no Manchester United. O arqueiro atuou em apenas 10 partidas na temporada inglesa, três a menos que Caballero, do Chelsea, também chamado pelo treinador argentino. Ele foi o goleiro principal do time em 2014, sendo decisivo na disputa de pênaltis contra a Holanda, na semifinal.

Também reserva no time de Manchester, Marcos Rojo é outro contestado. Apesar de ser titular na campanha do vice-campeonato de 2014, o lateral de origem, que joga mais como zagueiro, foi utilizado apenas 12 vezes por José Mourinho durante a temporada.

Lesionados

Há também a parcela dos jogadores que não chegarão à Rússia nas condições físicas desejadas. Lucas Biglia, do Milan, uma das opções para o meio de campo, sofreu um problema na lombar após joelhada do compatriota Papu Gómez, da Atalanta, em 13 de maio.

No dia anterior, o lateral-direito Gabriel Mercado já havia sido substituído no clássico local do seu time, Sevilla, contra o Bétis. Ele sofreu uma lesão nas costas no último minuto do primeiro tempo e precisou sair.

No ataque, a preocupação é com Kun Aguero, do Manchester City. Com um problema no joelho direito desde abril, que obrigou o atleta a fazer uma artroscopia, o jogador não chegará ao Mundial 100% fisicamente. Pelo menos na opiniáo de Homero D'Agostino, médico da Seleção Argentina.