Copa do Mundo

RÚSSIA 2018

Entenda como a final da Liga dos Campeões pode afetar a Copa do Mundo

Intensidade da decisão deixa em alerta seleções importantes como Brasil, Espanha, Portugal e Inglaterra

postado em 25/05/2018 11:21 / atualizado em 25/05/2018 15:47

AFP
Real Madrid e Liverpool decidem a Liga dos Campeões neste sábado (26/5), às 15h45, no Estádio Olímpico, em Kiev. As duas equipes têm representantes de seleções classificadas para a Copa da Rússia. A menos de um mês do início do Mundial, a intensidade do último jogo da temporada de 2017/2018 do futebol europeu preocupa os treinadores. Daniel Alves, por exemplo, não foi convocado por causa de uma lesão na disputa do título da Copa da França. Consequentemente, a partida na Ucrânia deixa todo mundo em pânico.    

Espanha e Inglaterra são os países com mais jogadores na decisão de Liga dos Campeões. São seis espanhóis: Carvajal, Sergio Ramos, Nacho Fernández, Isco, Asensio e Lucas Vázquez. Todos do time merengue. Do lado inglês, cinco: Alexander-Arnold, Jordan Henderson, James Milner, Oxlade-Chamberlain e Adam Lallana. Todos vestem a camisa dos Reds.

A seleção espanhola é uma das favoritas para a Copa 2018. Os seis representantes na final da Liga, somado aos que foram campeões da Copa do Rei e do Campeonato Espanhol pelo Barcelona (Jordi Alba, Piqué, Sergio Busquets e Iniesta), resulta no total de 10 jogadores, ou seja, quase uma equipe inteira. Real e Barça, naturalmente, formam a base do time de Julen Lopetegui.  

Com três representantes na final estão o Brasil — Marcelo e Casemiro, do Real, e Roberto Firmino, do Liverpool. A Alemanha tem Kroos, do Real, e Karius e Emre Can, do Liverpool. A Croácia, Modric e Kovacic, dos merengues, e Dejan Lovren, do esquadrão inglês.

Alguns finalistas da Liga dos Campeões nem terão a oportunidade de tentar conquistar a Copa do Mundo. É o caso de jogadores como Gareth Bale (País de Gales), do Real Madrid, Virgil Van Dijk, Gini Wijnaldum (ambos holandeses), Joel Matip (camarões) e Andy Robertson (Escócia), do Liverpool. Os países deles não se classificaram para o torneio mais importante do esporte.

As seleções de um homem só são a do atual melhor jogador do mundo, Cristiano Ronaldo, representando Portugal; de Navas, goleiro do time merengue e da seleção da Costa Rica; Mané, atacante do time inglês e craque de Senegal; e Salah, o “príncipe” egípcio e artilheiro do Liverpool na Liga dos Campeões da Europa.

Portugal e Egito em alerta

Somando os gols dos representantes de cada país na temporada e comparando com os números do português Cristiano Ronaldo e do egípcio Salah, cada um deles tem mais gols do que todos os outros jogadores de seleções representadas na final da Liga dos Campeões. 

Cada um tem 44 gols. O Brasil, por exemplo,  tem Marcelo com cinco, Casemiro com sete e Roberto Firmino com 27. Os três convocados por Tite para a Copa somam 39 gols. A Espanha ocupa o quarto lugar nesse levantamento, com 37.

A saúde de Cristiano Ronaldo após a final da Liga dos Campeões é fundamental para Portugal na Copa. O jogador eleito cinco vezes melhor do mundo foi um dos protagonistas da inédita conqusita da Eurocopa, em 2016. É possível que os lusitanos surpreendam na Rússia também. A classificação para a fase de mata-mata não seria surpresa. A seleção portuguesa está no Grupo B, com Espanha, Irã e de Marrocos.

Salah também é imprescindível para o Egito. Numa possível ausência dele por contusão, os Faraós dependeriam de Mohamed El-Neny, volante do Arsenal. Os dois são os grandes nomes da seleção e podem fazer a diferença na equipe que tem chances de conquistar a classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo. O Egito está no Grupo A, o mesmo da Rússia, da Arábia Saudita e do Uruguai.

O Brasil, de Tite, tenta se recuperar da ausência do lateral-direito Daniel Alves na final da Copa da França. A essa altura da preparação para a Copa da Rússia, seria terrível perder os titulares Casemiro e/ou Marcelo e Roberto Firmino, reserva imediato de Gabriel Jesus. 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima