Copa do Mundo

RÚSSIA 2018

Conheça os 82 jogadores naturalizados que estarão na Copa do Mundo

Cinco brasileiros fazem parte da lista, assim como Rakitic e Higuaín, por exemplo

postado em 13/06/2018 15:33 / atualizado em 13/06/2018 15:45

AFP
Em meio ais 736 jogadores convocados para a Copa do Mundo, 82 nasceram em um país e escolheram a camisa de outro para defender. Em um mundo cada vez mais globalizado, o número é menor que o do Mundial de 2014, quando 85 "forasteiros" estiveram no Brasil.
 
Na Rússia, por exemplo, cinco jogadores brasileiros não defenderão o Brasil. O número mais impactante é em relação à França. Além dos 23 convocados por Deschamps, 29 franceses jogarão o torneio. Só na Tunísia, serão nove jogadores. No próprio selecionado do país europeu, por exemplo, existem dois "forasteiros", casos de Umtiti e Mandanda.

Veja os jogadores naturalizados da Copa do Mundo da Rússia:

Arte: Jaime Macias/Adaptado por Correio Braziliense
 

Os brasileiros

Diego Costa é um dos brasileiros naturalizado espanhol que estará na Rússia para a Copa do Mundo. Ele nasceu na cidade de Lagarto, em Sergipe. Começou nas categorias de base do Barcelona Esportiva de Ibiúna, São Paulo, onde ficou de 2004 a 2006. No Velho Continente, foi destaque no Atlético de Madrid, clube que defende atualmente, e Chelsea.

Em março de 2013, o então técnico da Seleção Brasileira, Felipão convocou o jogador para dois amistosos, contra a Itália e a Rússia — ambos terminaram empatados, 2 x 2 e 1 x 1, respectivamente —. Três meses depois, Diego decidiu que iria defender a Seleção Espanhola e naturalizou-se. Esteve na Copa de 2014 e estará na Rússia defendendo a Fúria.

Ao lado do centroavante, jogará Rodrigo Moreno. Carioca, já começou a carreira na Espanha, nas bases do Nigrán CF, Celta de Vigo e Real Madrid, onde estreou no profissional no time B. Em 2010, foi vendido ao Benfica de Portugal, mas saiu emprestado para o Bolton Wanderers, da Inglaterra, clube que defendeu na temporada. O filho de Adalberto Machado, ex-lateral esquerdo do Flamengo, sucesso no Valência, da Espanha.
 
Pepe defende Portugal há mais de uma década. Ele estreou pelo país lusitano em 2007, e está indo para a sua terceira Copa do Mundo. Ele foi campeão da Eurocopa de 2016 com a equipe comandada por Cristiano Ronaldo. Depois de muito sucesso no Real Madrid, o alagoano defende o Besiktas, da Turquia.

A seleção anfitriã também conta com um brasileiro no elenco. O lateral Mário Fernandes, revelado no Grêmio, está entre os 23 escolhidos pela Rússia. No CSKA, seu clube atual, já conquistou o campeonato local três vezes.
 
AFP
Mário esteve na seleção principal do Brasil em 2014 por um jogo. Um amistoso contra o Japão, em Cingapura, que os brasileiros venceram por 4 x 0. Em 2011, Mano Menezes o chamou para fazer parte da Seleção sub-23, mas eo convite foi recusao. Na ocasião, ele perdeu a chance de tentar competir nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano seguinte.
 
O brasileiro mais desconhecido da torcida nacional é o zagueiro Thiago Cionek, que defenderá as cores da Polônia. O defensor começou no Cuiabá e tem passagem pelo CRB, de Alagoas. Atualmente, ele atua pelo Spal, da Série A italiana.
 
Apesar de ser filho de Mazinho, jogador brasileiro campeão em 1994 com a Seleção Brasileira, Thiago Alcântara é nascido na Itália e defenderá a Espanha na Rússia. 
 
*Estagiária sob a supervisão de Victor Gammaro