Copa do Mundo

MPF-DF abre inquérito criminal contra brasileiros que assediaram russa em vídeo

Para o MPF, a conduta dos brasileiros denegriu a dignidade e expôs a estrangeira à humilhação pública

postado em 21/06/2018 18:22

Reprodução
 

O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) vai investigar se torcedores brasileiros que aparecem em um vídeo pedindo para que uma mulher russa repita, em português, palavras de baixo calão cometeram crime de injúria. Segundo nota publicada no site do órgão, um inquérito criminal foi aberto para apurar o episódio.

 

Na gravação, amplamente divulgada nas redes sociais, os homens levam a mulher a repetir palavras referentes ao órgão genital feminino, sem que ela saiba o significado do que diz. No comunicado, o MPF-DF afirma que as investigações foram requisitadas em regime de urgência e prioridade, de forma a permitir "a identificação detalhada dos brasileiros envolvidos". "O MPF entende que a conduta dos brasileiros denegriu a dignidade e expôs a estrangeira à humilhação pública, diante do cunho nitidamente machista e discriminatório percebido nas imagens", afirma o texto.

 

Ainda de acordo com o comunicado, a instauração da investigação foi determinada com base nos artigos 1, 3 e outros da Convenção Internacional sobre Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra a Mulher. "O normativo estabelece a definição do que significa discriminação contra a mulher e deixa acordado que os signatários devem garantir o exercício e gozo dos direitos humanos e liberdades fundamentais em igualdade de condições com o homem."

 

Revolta

 

Desde que passou a circular na internet, o vídeo causou revolta de internautas. Diversas atrizes, como Fernanda Lima e Bruna Linzmeyer, aderiram ao protestos. "Brincadeira de mau gosto. Uma mulher que sequer sabia o que estava repetindo", escreveu a apresentadora do programa Amor & Sexo. A atriz e apresentadora Mônica Iozzi também se manifestou, ressaltando que se recusava a reproduzir o vídeo. "Me recuso a divulgar cenas que propaguem ódio, desrespeito, humilhação. Mas eu não conseguiria não falar sobre este vídeo horrendo", publicou.