SELEÇÃO ALEMÃ

Com Löw e base jovem, Alemanha já vislumbra disputa da Eurocopa como novo desafio

Para técnico, mudança de filosofia a partir de 2004 é responsável por sucesso alemão

postado em 14/07/2014 10:21 / atualizado em 14/07/2014 10:31

Gazeta Press

AFP PHOTO / GABRIEL BOUYS

A Eurocopa é um torneio simbólico para a geração germânica campeã do mundo no Brasil. Foi a partir de fracassos continentais em 2000 e em 2004, quando não foi além da fase de grupos, que a Alemanha decidiu se reestruturar para reviver os seus melhores dias no futebol. Acabou premiada com dois terceiros lugares em Mundiais em sequência antes de finalmente conquistar o tetracampeonato. E não quer parar por aí.

“Temos muitos jogadores jovens. Kroos, por exemplo, tem só 24 anos. Eles ainda podem alcançar muitas coisas em suas carreiras”, disse o também jovem técnico Joachim Low, auxiliar de Jurgen Klinsmann na Copa do Mundo de 2006 e com contrato renovado até a próxima Eurocopa, na França, em 2016.

Além de contar com Low e Kroos, a Alemanha possui toda uma base de jovens valores para fazer sucesso também na Euro. Mesmo amparada por veteranos como Klose (36 anos) e Lahm (30 anos no Brasil), o time abriu espaço para os seus novatos. Foi Gotze, de 22, quem marcou o gol do título sobre a Argentina, na vitória por 1 a 0 na prorrogação da final do Maracanã. A jogada foi construída por Schurrle, de 23.

Em outras posições do campo, a Alemanha também está bem servida de jogadores que poderão alongar o seu sucesso até a próxima Copa do Mundo, em 2018, na Rússia. O zagueiro Boateng é um dos pilares do sistema defensivo, aos 25 anos. No meio-campo, Kramer, de 23, foi o escolhido para substituir o lesionado Khedira contra a Argentina.

Ao falar sobre o processo de revelação de jogadores alemães, Joachim Low se mostrou orgulhoso. “Isso é resultado de um trabalho de muitos anos. Começou com Klinsmann, quando estávamos em um dos nossos piores momentos, indo mal na Eurocopa. Percebemos ali que somente a virtude alemã não seria mais suficiente para vencermos. Melhoramos o nosso trabalho no campo e criamos centros de excelência para apresentar resultados como de agora”, comentou o treinador, citando os nomes de vários atletas e dando uma lição que soa como goleada para a fase atual do futebol brasileiro.

Tags: selecao alema joachim low eurocopa copa