NÚMEROS DA COPA

Governo diz que Brasil recebeu um milhão de turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo

Dados mostram que pessoas de 203 países diferentes vieram ao país no Mundial

postado em 14/07/2014 18:19

Redação /Superesportes

Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

Um dia após o título da Alemanha na “Copa das Copas”, o governo federal divulgou um balanço geral da visita dos estrangeiros ao país durante a competição. Segundo os dados apresentados pelo ministro-chefe da Casa Civil, o Brasil recebeu um milhão de turistas de outros países, além de três milhões de brasileiros que viajaram pelo país durante o torneio.

A expectativa antes da Copa era de 600 mil estrangeiros no país durante a competição, mas o número apresentado superou em cerca de 400 mil pessoas a previsão do Ministério do Turismo. O Balanço foi apresentado em Brasília, no CICC (Centro Integrado de Comando e Controle) nacional da Copa. Além da presidente Dilma Rousseff, 16 ministros participaram da apresentação.

Em pesquisa divulgada pela Fundação Institudo de Pesquisas Econômicas (Fipe), os estrangeiros vieram de 203 países diferentes. O dado mais curioso fica por conta de turistas de 15 países, que viajaram ao Brasil sem ingressos para a Copa do Mundo.

Estrangeiros querem voltar

Segundo os dados divulgados pelo governo, 95% dos estrangeiros têm intenção de voltar ao Brasil. Para 83% deles, a experiência turística superou ou atendeu plenamente as expectativas

O levantamento do Ministério do Turismo aponta que 61% dos estrangeiros não conheciam o país, mas elogiaram os serviços de infraestrutura e turismo. Os itens mais bem avaliados foram a hospitalidade e gastronomia, com 98% e 93% de aprovação, respectivamente.

O estudo mostra ainda que o Mundial beneficiou muito mais que as 12 cidades-sede. Os turistas estrangeiros, que permaneceram em média 13 dias no país, estiveram em 378 municípios brasileiros, incluindo os locais dos jogos.

Tags: turistas turistas estrangeiros Copa do Mundo