Dança de jogadores alemães gera polêmica e é até associada a nazismo

Os atletas campeões do mundo foram recepcionados por 500 mil pessoas em Berlim

postado em 15/07/2014 21:34


REUTERSAlex Grimm


A dança da vitória dos jogadores da Alemanha durante a festa de recepção aos campeões do mundo em Berlim está causando polêmica. E não é só com os torcedores da Argentina. Muitos internautas acreditam que a coreografia lembra o modo como os nazistas rotulavam os seus adversários.

Em uma megafesta realizada na presença de 500 mil pessoas no tradicional cartão-postal do Portão de Brandemburgo, os jogadores Mario Götze, Miroslav Klose, Toni Kross, André Schürrle, Shkodran Mustafio e Romand Weidenfeller subiram ao palco e, encurvados e olhando para o chão, cantaram: “Assim caminham os gaúchos (em referência aos argentinos), eles caminham assim”. Logo depois se ergueram e com a postura ereta bradaram: “Assim caminham os alemães, os alemães caminham assim”.

Internautas criticaram a coreografia e lembraram que durante o regime de Hitler os nazistas faziam caricaturas dos judeus e os mostravam corcundas e com nariz grande. Já a imagem ariana era sempre associada a de pessoas bonitas, fortes e de boa aparência.