None

Mais brasucas

O Pan-Americano de Guadalajara, no qual o Brasil teve sua segunda melhor participação, garantiu 24 atletas verde-amarelos em 2012

postado em 02/11/2011 10:21

Estado de Minas /

A oito meses da Olimpíada, 104 atletas brasileiros já estão garantidos em Londres. As últimas 24 vagas foram alcançadas no Pan-Americano de Guadalajara (México), que terminou domingo, com campanha histórica da delegação verde-amarela: 48 ouros, 35 pratas e 58 bronzes, segundo melhor retrospecto em 16 edições, atrás apenas do Rio’2007 (52, 40, 65).

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) contabiliza apenas vagas obtidas por resultados, uma vez que as provas que consideram índice e ranking mundial só fecham a relação de participantes em maio do ano que vem. Desta forma, nomes como de Cesar Cielo e Thiago Pereira (natação) e Sarah Menezes e Leandro Guilheiro (judô), que já têm índice olímpico não aparecem na lista. Outros esportes, ainda vão definir os participantes em torneios pré-olímpicos e mundiais, caso do vôlei masculino e feminino, que disputam a Copa do Mundo este mês, no Japão.

Na cidade mexicana, o Brasil garantiu presença na competição londrina em seis provas: canoagem (duas vagas), triatlo e pentatlo moderno (um atleta cada), hipismo (cinco no concurso completo de equitação) e o handebol feminino (14 jogadores). Já o handebol masculino, que perdeu a decisão do Pan para a Argentina, vai disputar a repescagem mundial. No pentatlo moderno o Brasil vai ser representado pela pernambucana Yane Marques, que conquistou o ouro na prova em Guadalajara.

O COB também considera uma vaga no trampolim de 3m, ainda não confirmada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Na prova, Cesar Castro ficou com o bronze, em pódio dominado por mexicanos. O Brasil pleiteia a segunda vaga, uma vez que os dois primeiros são do mesmo país.

RESULTADO
Segundo o COB, o Brasil alcançou a meta estipulada pela entidade. O país garantiu 26% das 93 vagas disputadas. “Este resultado em Guadalajara é importante por vários aspectos e demonstra a evolução permanente e consolidada do esporte olímpico brasileiro. Já estamos colhendo os frutos da transformação iniciada com os Jogos do Rio, que seguem o nosso planejamento rumo ao Rio’2016”, afirmou o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

Antes de viajar para Guadalajara, o Brasil já havia conquistado 78 vagas em nove esportes: basquete, boxe, ciclismo, futebol, ginástica artística, hipismo, natação, tae-kwon-do e tiro esportivo. No sábado, a União Ciclística Internacional confirmou mais duas vagas para o Brasil na prova de ciclismo de estrada masculino.

As vagas do Pan

CANOAGEM (2 atletas)
Erlon Silva e Ronílson Oliveira
(C2 1.000m)

TRIATLO (1 atleta)
Masculino

PENTATLO MODERNO (1 atleta)
Yane Marques

HANDEBOL (14 atletas)
Feminino

HIPISMO (5 atletas)
Equipe (CCE)

TRAMPOLIM (1 atleta)*
3m masculino

Já estavam classificados
 
BASQUETE (24 atletas)
Masculino e feminino

BOXE (3 atletas)
Everton Lopes (-64kg), Esquiva Falcão (-75kg) e Róbson Conceição (-60kg)

CICLISMO (3 atletas)
Estrada (masculino)

FUTEBOL (36 atletas)
Masculino e feminino

GINÁSTICA ARTÍSTICA (2 atletas)
Arthur Zanetti (argola) e Diego Hypólito (solo)

HIPISMO (5 atletas)
Equipe (saltos)

NATAÇÃO (5 atletas)
Poliana Okimoto (Maratona Aquática 10km) e revezamento 4x100m (masculino)

TAE-KWON-DO (1 atleta)
Diogo Silva (-68kg)

TIRO ESPORTIVO (2 atletas)
Ana Luiza Ferrão Mello (Pistola 25m) e Felipe Fuzaro (fossa olímpica Double)

*ainda não oficializada