Esportes Candango

DESPORTO UNIVERSITÁRIO

Conheça os Jogos Universitários da UnB

32ª edição dos JIUnBs acontece entre os dias 21 e 29 de outubro e abrigará competições de torcida, futmanobol, truco e outras 20 modalidades. O evento terá participação de 5 mil estudantes

Começa neste sábado (21) a 32ª edição dos Jogos Universitários da Universidade de Brasília (JIUnBs). Organizado pela Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC), Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB e por clubes esportivos do DF, o evento será realizado entre os dias 21 e 29 de outubro e contará com a presença estimada de 5 mil atletas. Ao todo, 23 modalidades esportivas estarão em disputa, que vão desde as tradicionais competições de futsal, vôlei e basquete à campeonatos de frisbee, futebol americano flag, cheerleading e até futmanobol - uma espécie de futebol em que também é permitido o uso das mãos.


Na edição deste ano, 55 entidades acadêmicas estarão representadas nos jogos - entre organizações atléticas, centros acadêmicos e outras associações universitárias, como um grupo de representantes indígenas da UnB. O número é quase cinco vezes maior ao registrado em 2016, quando 12 agremiações estiveram representadas por pouco mais de 1 mil estudantes.

 

Após três anos sem competições, o JIUnBs voltou a ser realizado no ano passado em formato reduzido - apenas 16 modalidades foram disputadas. Responsável pela reorganização do evento, o técnico desportivo da DEA, Cristiano Navarro, considera que o hiato se deveu às falhas de negociação entre as atléticas e o próprio DEA. “Quando eu entrei, no ano passado, era tudo muito bagunçado. Conseguimos retomar o JIUnBs ano passado e a expectativa é de que o evento só cresça a partir de agora”, reitera.

Concorrência

O número de entidades participantes do 32º JIUnBs não é maior porque algumas atléticas optaram por não participar do evento. Uma delas é a Hermética, associação esportiva dos cursos de comunicação social da UnB. “Decidimos não participar pela proximidade do Pré-inter UnB. Entendemos que teríamos uma perda participando dos dois eventos, e a organização e estrutura do JIUnBs não ia oferecer nenhum ganho técnico para a gente”, contou Kleber Cardoso, presidente da entidade.

Com primeira edição prevista para ocorrer entre os dias 28 de março e 1 de abril do ano que vem, o Inter-UnB será organizado pela mesma produtora responsável do Inter-UFG - jogos internos da Universidade Federal de Goiás, que conta com a participação de 33 atléticas e mais de 8 mil atletas por ano. Além das competições esportivas, o evento promete trazer também festas e shows para Brasília. A fase de classificação para os jogos, o “pré-inter”, está marcada para novembro.

Tags: dea dce atléticas inter-unb jiunbs unb universitário esporte