Esportes Candango

FUTEVÔLEI

Com participação de sete países, Brasília recebe torneio internacional

World Footvolley ocorre no Parque da Cidade, desta sexta-feira (12/4) até domingo (14/4), com a presença de 20 atletas. Competição oferece R$ 30 mil em premiação

Ed Alves/CB/D.A Press
Desta sexta-feira (12/4) até domingo (14/4), o Parque da Cidade será palco de um campeonato mundial de futevôlei. Entre os 20 atletas de sete países no World Footvolley Brasília, dois donos de títulos mundiais estarão em casa. O brasiliense Joathan Moraes, mais conhecido como Paraná, está na disputa masculina, enquanto a prata da casa Lana Miranda disputa o Rainha da Praia, em que quatro das melhores atletas da atualidade se enfrentam. A competição ainda vale como marco em direção à profissionalização da modalidade. 
 
Esta não é a primeira vez que a capital federal sedia um mundial de futevôlei. O último foi em 2004, também no Parque da Cidade. “Naquela época, a modalidade estava ainda engatinhando”, conta Lana, que disputava competições na areia. Mas, naqueles tempos, ela lidava com a atividade com outros olhos. “Há 15 anos, eu encarava o futevôlei como uma brincadeira de que eu gostava”, lembra a brasiliense 10 vezes campeã mundial, que migrou do futebol para a areia.
 
Desde então, os atletas de futevôlei elevaram o nível técnico e físico. A rede ficou mais baixa para o jogo ganhar velocidade e dinamismo. Um dos destaques dessa evolução foi o aprimoramento da jogada shark attack, em que o atleta ataca a bola com a parte de baixo do pé. “O jogo ficou muito agressivo”, observa Paraná, 29 anos. O pessoal começou a subir muito e bater a bola bem para baixo. Assim, foi desenvolvido o bloqueio também com o pé. “As jogadas estão espetaculares, quem estiver presente no torneio vai adorar”, convida o jogador. 

Para Lana, porém, a principal mudança ocorreu em termos de estrutura. “A modalidade está caminhando para a profissionalização, ter uma competição com televisão e marcas importantes, arena e área para os atletas é uma mostra disso”, avalia Lana. Os três dias de competição terão transmissão ao vivo pelo site do evento e, no domingo, também pelo SporTV. Além de duas duplas do Brasil, há atletas de Argentina, Alemanha, Itália, Israel, Paraguai e Estados Unidos. 
 
Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press
 
O torneio ainda terá o desafio Rio contra São Paulo, com a participação dos ex-jogadores de futebol Djalminha e Elano ao lado de Felipe Nascimento e Bruno Barros, da nova geração do futevôlei. E o Desafio Internacional feminino colocará as duas melhores duplas brasileiras frente à frente: Lana Miranda e Josy Souza contra Natália Guitler e Bianca Hiemer. 
 
A organização do World Footvolley segue um modelo de gestão privado similar ao padrão norte-americano, como WSL, ATP World Tour e UFC. Cada sede se responsabiliza pelas etapas por se beneficiar comercialmente disso. Em Brasília, o evento é promovido em parceria com uma produtora local e conta com apoio do GDF. 

Profissionalização ainda distante 

Formada em direito, Lana Miranda se desdobra para se dedicar exclusivamente ao esporte. “É complicado se sustentar do futevôlei, corremos atrás de patrocínio e lutamos para que as competições tenham premiações para ser possível realmente viver do esporte”, diz a jogadora. Ao total, o Mundial de Brasília distribuirá R$ 30 mil em premiações.
 
Paraná divide a rotina de treinos e competições com aulas como professor de educação física em um colégio particular de Brasília. “Sustentar-se com a modalidade, infelizmente, ainda não é possível”, diz o jogador, que faz dupla com Vinícius. “O futevôlei é um ótimo complemento para ficar realizado como atleta, ter reconhecimento”, completa.

 

Programe-se

World Footvolley Brasília

Sexta-feira (12) e sábado (13): 14h às 22h
Domingo (14): 9h às 13h
Local: Parque da Cidade 
Entrada livre 
Transmissão e mais informações em www.worldfootvolley.com/

Divulgação