Corinthians

CORINTHIANS

Corinthians tem aproveitamento superior ao de times europeus

Ao vencer o Grêmio, o time abriu nove pontos sobre o terceiro colocado

postado em 26/06/2017 09:31 / atualizado em 26/06/2017 11:47

Rodrigo Gazzanel/Agência Corinthians

No duelo do melhor mandante contra o visitante mais incômodo, ganhou quem estava longe de casa. O jogo mais aguardado da rodada, entre os líderes do Campeonato Brasileiro, terminou com vitória do Corinthians sobre o Grêmio, por 1 x 0. A defesa mais eficiente segurou o ataque arrasador do tricolor e ainda conseguiu marcar uma vez, com Jadson, graças a uma falha de Marcelo Grohe. Com o resultado, o Timão disparou: abriu quatro pontos de vantagem sobre o vice-líder e nove pontos contra o terceiro lugar. O aproveitamento de 86,7% até agora é algo jamais visto em solo brasileiro.

Em 10 rodadas, o time comandado por Fábio Carille venceu oito jogos e empatou dois. Dizer que o rendimento é digno de um campeão nacional ainda é pouco. Nunca um time ganhou a Série A em pontos corridos com um aproveitamento tão bom. A melhor campanha da história é a do próprio Corinthians, que somou 81 pontos em 2015: 71,1% dos pontos. No ano passado, o Palmeiras chegou a 70,2%.

Por ser um torneio disputado, no qual os campeões perdem muitos pontos pelo caminho, o Brasileirão historicamente tem campeões com rendimento baixo. O Flamengo de 2009, por exemplo, ganhou a taça depois de vencer apenas 58,8% dos pontos.

Os números atuais do Corinthians são mais próximos de países europeus em que há grande domínios dos grandes times. Ainda assim, só em um campeonato do Velho Continente alguma equipe conseguiu ser campeã com um domínio tão grande — aconteceu na Escócia, onde o Celtic teve 92,9% de aproveitamento.

O rendimento devastador do alvinegro é superior, inclusive, ao de times que venceram seus campeonatos com ampla vantagem, casos do Chelsea, na Inglaterra (81,6%); do Real Madrid, na Espanha (81,6%); e do Bayern de Munique, na Alemanha (80,4%).

Três estrelas

Diante do melhor público do Brasileirão neste ano — 50.116 torcedores pagaram ingresso —, o Corinthians teve três grandes personagens para derrotar o Grêmio. Jadson, que marcou o gol; Cássio, autor de defesas fundamentais e que pegou até pênalti; e o improvável Paulo Roberto, titular só por causa da suspensão do volante Gabriel.

Foi de Paulo Roberto a primeira chance real de gol na partida. Marcando adiantado, no melhor estilo dos grandes volantes da história recente do Timão, ele passou por dois adversários e exigiu ótima defesa de Marcelo Grohe. Geromel perderia gol incrível para o Grêmio pouco depois, livre na pequena área.

Depois do intervalo, o Grêmio adiantou ainda mais a marcação. Aos 6 minutos, Paulo Roberto arrancou de novo, deixou Luan e Geromel para trás e cruzou. A bola sobrou limpa para Jadson bater entre as pernas de Grohe.

O tricolor tentou partir para o sufoco, mas, então, só deu Cássio. O goleiro fez milagre em chute de Luan no bico da pequena área e cresceu sobre o atacante mais uma vez em uma cobrança de pênalti, cometido infantilmente por Rodriguinho, ao puxar Geromel. Com o lance perdido aos 38, o Grêmio foi tomado pelo nervosismo e não conseguiu mais atacar. O Brasileirão tem um líder isolado. E que líder.

GRÊMIO 0
Marcelo Grohe; Edílson (Everton), Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Arthur (Fernandinho), Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Gastón Fernandez); Barrios
Técnico: Renato Gaúcho

CORINTHIANS 1
Cássio; Fagner, Pablo, Balbuena e Guilherme Arana; Paulo Roberto (Camacho), Maycon, Jadson, Rodriguinho (Marquinhos Gabriel) e Romero (Clayson); Jô

Técnico: Fábio Carille

Na Europa...

As melhores campanhas dos campeões nacionais na temporada 2016-17. Só o Celtic foi melhor do que o Corinthians atual

Escócia
Celtic

92,9%

França
Monaco

83,3%

Espanha
Real Madrid

81,6%

Inglaterra
Chelsea

81,6%

Croácia
Rijeka

81,5%

Alemanha
Bayern de Munique

80,4%

Portugal
Benfica

80,4%

Holanda
Feyenoord

80,4%

Itália
Juventus

79,8%

Suíça
Basel

79,6%