Flamengo

CAMPEONATO CARIOCA

Flamengo mata saudade do torcedor de Brasília com vitória sobre Nova Iguaçu

A torcida flamenguista enfrentou fila e deu força para o time. O presente dos fãs que compareceram no Mané Garrincha só veio nos acréscimos

postado em 04/02/2018 22:18 / atualizado em 14/02/2018 20:36

Gilvan de Souza/Flamengo

O Flamengo já estava classificado para as semifinais do Campeonato Carioca e tinha o primeiro lugar da chave garantido. Mesmo assim, neste domingo (04/2), os torcedores enfrentaram longas filas para encher a arquibancada inferior do Mané Garrincha. O objetivo era ver o time jogar contra o Nova Iguaçu, mandante. Teve quem chegou às 16h e ainda entrou com 10 minutos de jogo, que começou às 17h.

Tudo para matar as saudades — havia 315 dias que o rubro-negro não jogava em Brasília. E valeu. A maioria flamenguista comemorou o único gol da partida, que veio de um chute de fora da área do zagueiro Rhodolfo, no último lance do jogo. O gol só saiu aos 48 minutos do segundo tempo, mas foram muitas as oportunidades de o clube da Gávea marcar.

No banco de reservas do Mané, diante de um público de 16.088 pessoas, estava o meia Jean Lucas, um dos meninos que foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior com o Flamengo. De lá, o garoto de 19 anos via a trajetória que está próxima de se repetir com ele próprio. Ao lado de Vinícius Júnior, Jean assistiu a Lincoln e Paquetá começarem jogando.

Toda essa garotada atuou pelo clube rubro-negro na Copinha e usou a competição como porta de entrada para a equipe profissional. Sinal de que o Flamengo vem fazendo um bom trabalho na base. No auge dos 20 anos, Lucas Paquetá é o mais velho dessa safra rubro-negra. No Mané Garrincha, ele arriscou algumas vezes de longe, como de costume, e quase marcou aos 38 minutos do segundo tempo, após cruzamento rasteiro de Rodinei, mas não alcançou a bola, levando a torcida ao delírio. 

Ainda no primeiro tempo, Paquetá havia feito uma linda enfiada de bola para Lincoln, livre na área, mas o camisa 9 bateu fraco e a defesa do Nova Iguaçu salvou. Outro dos garotos do Flamengo, Lincoln se movimentou bastante, abrindo o jogo para os companheiros, e chegou mais vezes com perigo. Viu o goleiro Jefferson defender um chute bonito dele, após receber passe de Everton Ribeiro da direita. A equipe dominou o primeiro tempo na parte ofensiva do campo, mas não conseguiu abrir o placar antes do intervalo.
 
Marcio Aquina, 56 anos, foi ao jogo acompanhado dos filhos Caio e Bruno Nunes, de 12 e 20 anos, respectivamente. As gerações são diferentes, mas a empolgação com os jovens talentos revelados pelo time de coração é a mesma: “A garotada está de parabéns, a base está vindo forte”. Aos 75 anos, Elimario Araújo dos Santos é mais cauteloso: “Nem todos que se destacam na Copinha conseguem fazer sucesso depois”. 

Experiência para balancear elenco

Gilvan de Souza/Flamengo

Entre os mais experientes também havia quem vivesse dia de calouro, nem que fosse nesta temporada. O Flamengo aproveitou para colocar os meninos em campo no início do ano. No Mané Garrinhca, neste domingo, foi a vez de contar com a maior parte dos titulares. Juan, Diego e Éverton ainda não tinham atuado em 2018. E começaram o ano bem. Entre os três, destaque para o meia Diego, que deixou Lincoln de frente com o goleiro Jefferson, cobrou falta e escanteio e tentou até passe de letra dentro da área, em um lance do ataque. 

No banco, o experiente técnico Paulo César Carpegiani também vive frio na barriga, comum ao início de um novo trabalho — assumiu o time em 8 de janeiro de 2018. Na carreira do treinador de 68 anos, porém, ele tem a bagagem de ter lançado Adriano no time principal do Flamengo, quando comandou o time em 2000. O Imperador foi o último ídolo do clube a levantar a taça do Campeonato Brasileiro, em 2009.
 

Vinicius Júnior em campo sob aplausos dos brasilienses


No segundo tempo, o jogo esfriou. Aos 10 minutos, o que fez a torcida vibrar e fazer muito barulho foi o comando do técnico Carpegiani para Vinicius Júnior entrar no lugar de Lincoln. Mesmo com a mudança, o Nova Iguaçu passou a ter mais posse de bola e se arriscar na parte ofensiva do campo. No entanto, não chegou a criar chances claras de gol.

O time do Flamengo cansou. Diego foi substituído aos 25. Nos 10 minutos seguintes, o lance mais emocionante foi a expulsão de Vinícius Matheus, volante do Nova Iguaçu. Ele recebeu o segundo amarelo por ter colocado a mão na bola. A partida voltou a ganhar volume nos 10 minutos finais, com boas investidas do Flamengo ao ataque.

Aos 38, Rodinei cruzou rasteiro para Paquetá, que estava livre na área, mas não alcançou a bola. Ao 45, foi a vez de Vinícius Júnior bater cruzado da direita. A bola passou pelo goleiro e, por muito pouco, Marlos Moreno não chegou para completar para o gol. Paquetá ainda tentou de fora da área, mas foi nos acréscimos que o zagueiro Rhodolfo acertou uma bomba de fora da área para garantir a vitória por 1 x 0 e a alegria dos fãs que compareceram no Mané Garrincha.

Ficha técnica

Nova Iguaçu 0

Jefferson; Wallace, Raphael Neuhaus, Murilo Henrique e Lucas; Paulo Henrique, Vinícius Matheus, Caio Cezar (Daniel Damião), Wescley (Vinícius Paquetá) e Jonathan (Robinho); Adriano
Técnico: Edson Souza

Flamengo 1

César; Pará (Rodinei), Rhodolfo, Juan e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Éverton Ribeiro e Diego (Marlos); Everton e Lincoln (Vinícius Junior)
Técnico: Paulo César Carpegiani

Público: 16.088 pagantes
Renda: R$ 694.980,00

Gol: Rhodolfo
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Cartões amarelos: Wescley, Adriano e Vinícius Matheus (Nova Iguaçu). Lucas Paquetá, Marlos e Rhodolfo (Flamengo)
Cartão vermelho: Vinícius (Nova Iguaçu)