Flamengo

ARTILHEIROS

Gabigol será o quinto artilheiro do Brasileirão a jogar no Fla em 15 anos

Dimba, Souza, Josiel e Dourado não corresponderam às expectativas; Gabriel foi anunciado e deve assumir a camisa 9

postado em 08/01/2019 16:38 / atualizado em 09/01/2019 13:50

Ivan Storti/Santos FC
Gabriel Barbosa pode será o quinto artilheiro do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos a atuar pelo Flamengo. Dimba, Souza, Josiel e Henrique Dourado não tiveram o mesmo sucesso com a camisa rubro-negra. Caberá a Gabigol exorcizar a maldição.
 
O artilheiro da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro de 2018 foi liberado pela Inter de Milão-ITA para assinar com o clube da gávea e já postou vídeo nas redes sociais com a camisa do novo clube. Gabriel marcou 18 gols nas 38 rodadas do Campeonato Brasileiro, o mesmo número de Henrique Dourado (quando atuava pelo Fluminense) no Brasileirão de 2017. Dimba, Souza ‘caveirão’ e Josiel completam a lista.

Em 2003, Dimba anotou 31 gols pelo Goiás no Brasileirão e chamou a atenção dos diretores do Fla. No ano seguinte, mesmo devendo aos jogadores, a diretoria contratou o artilheiro. Na época, o goleiro Júlio César reclamou. ‘‘Se tinham dinheiro para contratar Dimba, deveriam ter regularizado nosso salário". Dimba chegou com status de goleador, mas ficou devendo. Anotou 13 vezes em 37 jogos. 

Souza, o ‘caveirão’, também artilheiro pelo Goiás em 2006, com 17 gols, não passou perto das atuações que teve no time goiano. Foram 58 partidas e 16 gols, sendo apenas seis deles no Brasileirão de 2007. Ficou marcado pelo 'chororô' por conta da provocação feita ao Botafogo no Carioca de 2008.

No ano seguinte, Josiel foi a carta da vez. Artilheiro no Paraná, acertou a ida ao Flamengo em 2008. Mas, assim como os demais, o “Jesus da Gávea”, como foi apelidado pela devido à aparência, não caiu nas graças da torcida. O atacante ficou seis meses sem balançar as redes. Foi o vice-artilheiro do Campeonato Carioca 2009 com 11 vezes. Mas logo foi dispensado. 

Henrique Dourado, o ‘Ceifador’, foi anunciado por R$ 11,5 milhões, sendo a maior contratação do clube na temporada 2018. O atacante marcou 32 gols com a camisa do Fluminense em 2017. Mas o azar dos artilheiros não foi revertido, e, Dourado balançou as redes apenas 12 vezes em 40 partidas. Atacante ainda está no elenco e veste a camisa 19.

Esperançosa com o acerto de Gabigol, a diretoria rubro-negra deixou sem dono a camisa 9 para esta temporada. O atacante de 22 anos anotou 27 gols em 52 jogos, em 2018. Para assinar com o clube carioca, Gabriel aceitou estender por mais um ano o vínculo com a Inter-ITA, que vai agora até 2022. O Fla se comprometeu a pagar o salário integral do jogador: cerca de R$ 1,2 milhão. Assim, acertou o empréstimo do atleta por uma temporada.
 
 
 
  
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima