Flamengo

LIBERTADORES

Conheça os 30 jogadores campeões da Libertadores 2019 pelo Flamengo

Veja cada personagem do elenco que acrescenta a taça no currículo

postado em 23/11/2019 19:52 / atualizado em 23/11/2019 22:01

(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
O título da Copa Libertadores é um troféu que poucos atletas podem falar que conquistaram. O Correio elencou os 30 jogadores que receberam a medalha após a vitória contra o River Plate, por 2 x 1, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Um dos felizardos que está no elenco é o meia Reinier, de apenas 17 anos, o terceiro brasiliense a conquistar o torneio mais importante entre clubes da América.
 
Não só Diego Alves, Filipe Luis, Arrascaeta e Bruno Henrique terão a medalha de campeão da Libertadores 2019 para mostrar para os netos. Jogadores como Pepê, Vinicius, João Lucas e Dantas também fazem parte do grupo e da festa  do elenco rubro-negro. 
 
Confira a história de cada um.

1 - Diego Alves
Há duas temporadas no clube, o goleiro é uma das lideranças do grupo. Famoso por ser pegador de pênaltis, Diego agarrou um nesta Libertadores contra a LDU. Só não atuou em uma partida nesta campanha e é um dos ídolos do torcedor rubro-negro.
 
2 - Rodinei 
Titular e criticado pela torcida antes da chegada de Rafinha, Rodinei é peça importante no vestiário do campeão da Libertadores. Atuou apenas em duas partidas na campanha de 2019.
 
3 - Rodrigo Caio 
O zagueiro que desembarcou na Gávea nesta temporada atuou em 12 das 13 partidas do Fla na Libertadores. Recebeu apenas três cartões amarelos e anotou um gol na goleada histórica contra o Grêmio na semifinal.
 
4 - Rhodolfo 
Um dos jogadores que não entrou em campo na campanha do título. Rhodolfo tinha mais participação antes da chegada do espanhol Pablo Marí, que tomou conta da posição. 
 
5 - Willian Arão 
O símbolo da chegada de Jorge Jesus. Arão era muito contestado e amargou alguns jogos no banco até o português achar a posição do volante. Jogando como primeiro homem de meio campo, participou de toda a campanha e foi substituído apenas em duas partidas. 
 
6 - Renê
Foi o titular da lateral esquerda até a chegada de Filipe Luis. Titular em oito jogos e entrou em duas partidas. É um jogador importante que tem como característica a forte marcação. 
 
7 - Everton Ribeiro 
Para muitos, o melhor jogador tecnicamente do Flamengo. Meia de criação que flutua por toda parte do campo. Ficou fora apenas de um jogo. Anotou três gols e deu três assistências para os companheiros na competição. 
 
8 - Pepê
Aos 21 anos, ainda não fez nenhuma partida pelo time profissional do Flamengo. O meia ofensivo foi emprestado ao Portimonense, de Portugal, e retornou no início de 2018. Integra o elenco e é mais um campeão da Libertadores 2019. 
 
9 - Gabriel Barbosa
O camisa 9, o fazedor de gols e artilheiro do Brasil em 2019. O melhor ano da carreira de Gabigol foi coroado com a conquista da Libertadores. Além do título e dos gols na final, Gabriel terminou a competição como artilheiro, com nove tentos.  
 
10 - Diego
O capitão regular do Fla sofreu uma lesão no joelho e participou de oito partidas da campanha. Deixou sua marca na goleada contra o San José e é um dos líderes do elenco. 
 
11 - Vitinho
Jorge Jesus recuperou um pouco do que Vitinho pode dar ao Flamengo em campo. O jogador é uma das substituições certas do português e vem correspondendo. Veio do banco em sete partidas e também deixou sua marca contra o San José, da Bolívia.  
 
12 - César
Durante a lesão de Diego Alves, participou de duas partidas na campanha do título da Libertadores. Fez ótimas atuações quando foi exigido no empate contra o Penãrol.
 
13 - Vinicius Souza
Não atuou na Libertadores deste ano, mas esteve no banco nos dois confrontos contra o Grêmio. Aos 20 anos, é um dos destaques das categorias de base, mas já treina com os profissionais. Leva a medalha de campeão para casa.  
 
14 - De Arrascaeta
O uruguaio chegou no início do ano com a expectativa de comandar a área de criação da equipe. Hoje, é titular indiscutível de Jesus. Sofreu com uma lesão no joelho e passou por artroscopia, mas voltou de maneira rápida. Na campanha, marcou um gol e deus duas assistências.
  
15 - Gerson
Aos 22 anos, o meia foi contratado em julho junto à Roma, da Itália, e chegou como titular do meio campo. Acertou a saída de bola rubro-negra e é cotado para vestir a camisa da Seleção Brasileira. Chegou no meio da campanha da Libertadores, atuou em seis partidas e deu uma assistência.
 
16 - João Lucas
O lateral de 21 anos chegou em maio deste ano vindo do Bangu. Fez 13 partidas com a camisa do Flamengo, mas nenhuma na Libertadores. Lateral-direito com potencial e que leva uma Libertadores na bagagem. 
 
17 - Hugo Moura
Também um jovem atleta de 21 anos. O volante de marcação é um dos queridinhos da torcida rubro-negra por ser cria da Gávea, mas também não entrou em campo nesta edição de Libertadores.   
 
18 - Rafinha
Líder. Essa é a palavra que define o lateral-direito que passou 13 temporadas longe do Brasil. Após deixar o Bayern de Munique, chegou ao Flamengo com status de craque e correspondeu. É um jogador completo e ganhou a ‘nação’ com garra e entrega dentro de campo. 
 
19 - Reinier
Aos 17 anos pode ser considerado o 12º jogador do elenco rubro-negro. Nas últimas partidas pelo Brasileirão, entrou como segundo atacante, como meia de criação e como meia aberto pela esquerda. É um jogador versátil dentro do esquema do Mister. O prodígio é o terceiro atleta brasiliense a levantar a taça (Amoroso e Felipe Anderson são os outros).
 
20 - Lincoln
Voltou recentemente de lesão e só participou de 33 minutos na campanha na Libertadores. Faz a função de um camisa 9 de referência, diferente de Gabigol. Com apenas 18 anos, coloca a Libertadores no currículo. 
 
21 - Filipe Luís
Chegou em julho e é o ‘lateral construtor’ da equipe. É um lateral completo. Além de defender com maestria, cai pelo meio no campo de ataque e ajuda nas construções das jogadas. Fez quatro partidas na Libertadores e passou invicto, com duas vitórias e dois empates.
 
22 - Gabriel Batista
Terceiro goleiro do elenco, Gabriel aprende muito com o experiente Diego Alves, mas não atuou em nenhuma partida na Libertadores. Grande revelação da base rubro-negra, carrega o título de campeão da Libertadores.
 
23 - Lucas Silva
Mais uma jovem revelação que ganha espaço com a chegada do Mister. O atacante de velocidade participou de duas partidas e jogou 33 minutos na campanha do título. 
 
24 - Pablo Marí
O zagueiro espanhol estava na segunda divisão do país natal e chegou como uma dúvida para a torcida. Mas logo resolveu o problema da defesa rubro-negra e hoje é uma das peças-chaves do time. Fez cinco partidas na Libertadores, com três vitórias e dois empates.
 
25 - Piris da Motta
O volante paraguaio está na equipe rubro-negra desde o início de 2018. Seria o reserva imediato de Cuellar, mas Jorge Jesus rearranjou o meio-campo e Piris seguiu no banco. Foi utilizado em quatro jogos na Libertadores e também leva a medalha para casa. 
 
26 - Matheus Thuler 
O zagueiro da Gávea, 20 anos, participou apenas de uma partida no maior torneio da América. Defensor de muita velocidade e reação rápida, é o quarto zagueiro do elenco rubro-negro.  
 
27 - Bruno Henrique
Para muitos, o melhor jogador do Brasil em 2019. O ‘mister clássico’ como ficou conhecido ao chegar ao Flamengo, Bruno anotou cinco gols e deu seis assistências. Além de ser um dos principais marcadores de gol, o segundo atacante de Jorge Jesus é o rei das assistências na Libertadores. 
 
28 - Berrío
O colombiano costuma entrar quando Jorge Jesus precisa de um atacante rápido e que consiga quebrar a marcação adversária. Esteve em campo em três oportunidades na Libertadores deste ano. 
 
29 - Vitor Gabriel
O atacante de 19 anos ainda atua nas categorias de base, mas está inscrito na Conmebol e leva a medalha de campeão da América para casa. 
 
30 – Dantas
O zagueiro de 21 anos está integrado ao elenco profissional e fez duas partidas neste ano, mas nenhuma pela Libertadores. Mesmo sem atuar também, é considerado campeão e pode tirar foto segurando o troféu. 
 
31- Jorge Jesus ou Mister
O gajo é o melhor técnico em atuação no futebol brasileiro e chegou para ajeitar a casa no rubro-negro. Desembarcou na Gávea após a saída conturbada de Abel Braga. Além de levar o time à conquista da Libertadores, está muito próximo de vencer o Brasileirão também neste fim de semana.