COPA DO BRASIL

Gama encara Brasil de Pelotas contra fim de tabu na Copa do Brasil

Futebol do DF não avança à segunda fase há quatro anos. Brasil de Pelotas é a pedra no caminho do Gama, hoje, no Bezerrão

postado em 12/02/2020 12:07

(Foto: Gama/Divulgação)
O Gama volta a disputar a Copa do Brasil após quatro anos fora do torneio. Se vencer, o atual campeão Candango conquistará uma façanha que os times do Distrito Federal não conseguem desde 2016: avançar para a segunda fase. O atual campeão candango enfrenta o Brasil de Pelotas (RS), hoje, às 20h30, no Estádio Bezerrão. O time do DF chega ao confronto embalado pela vitória por 6 x 0 contra o Ceilândia na quarta rodada do torneio local.

 

No Candangão, o time alviverde é imbatível. O atual está invicto há 21 partidas oficiais. Nesta temporada, somou quatro goleadas e lidera o torneio devido aos critérios de desempate. O alviverde tem o melhor ataque da competição com 19 gols, média de 4,75 gols por jogo.

 

Os números mostram também a eficiência do jogo coletivo. Os gols foram marcados por 11 jogadores. Desde o zagueiro Emerson, vice-artilheiro do grupo no Candangão, aos reservas Michel Platini, Wallace, Norton, Júlio César e Andrei Alba, mandaram a bola para o fundo das redes adversárias.

 

Tarta, autor de dois gols do alviverde na vitória por 5 x 2 contra o Taguatinga na estreia do Candangão, quer aproveitar o fator casa para sair com a classificação. Se houver empate, os visitantes avançarão. “O time vem bem, com uma sequência boa de vitórias nesse começo de campeonato. Vamos enfrentar uma grande equipe como o Brasil de Pelotas e o time deles joga pelo empate, então, só a vitória nos interessa. Vamos para cima, estamos em nossos domínios, impor o ritmo de jogo”, disse o meio campista.

 

A Copa do Brasil tem sido uma pedra na chuteira dos times do Distrito Federal. As equipes não conseguem passar da primeira fase desde 2016. O último a conseguir essa façanha foi justamente o Gama, que na última vez em que disputou a Copa do Brasil eliminou o América-RN e o ABC, de Natal, da primeira e na segunda fases, respectivamente. No entanto, foi eliminado pelo Santos por 3 x 0 na terceira etapa.

 

O arquirrival local, Brasiliense, está fora do torneio. Contra o Paysandu, o Jacaré empatou por 1 x 1 em Luziânia e foi eliminado. Para seguir adiante no torneio nacional e levar para os cofres R$ 540 mil, premiação por avançar de fase, o Gama se apega ao passado de vitórias em embates contra grandes times das principais divisões do país — o Brasil disputará a Série B nesta temporada.

 

Fé no retrospecto

 Em 2007, o Gama empatou com o Vasco por 2 x 2, no Mané. Liderado por Rodriguinho, o alviverde venceu o time carioca por 2 x 1 no jogo de volta, evitou o milésimo gol de Romário e se classificou para as oitavas. Em 2004, eliminou o Botafogo e chegou às oitavas após empatar por 4 x 4 em casa, e, mais uma vez, levou a classificação no Maraca, por 3 x 2.

  

Candangão

Após aplicar a maior goleada do Candangão na vitória por 8 x 0 contra o Ceilandense, o Brasiliense volta a campo hoje para enfrentar o Ceilândia. A partida contra o Gato Preto é válida pela terceira rodada, devido ao compromisso pela Copa do Brasil na semana passada. O Jacaré está na quarta colocação e, se vencer, vai para a terceira colocação e fica na cola de Gama e Real Brasília, primeiro e segundo colocados respectivamente. Para a partida, a agremiação amarela terá uma ausência de peso. Zé Love não atua desde a partida contra o Ceilandense e segue em tratamento para aliviar um desconforto na coxa. O atacante deve estar disponível no clássico contra o Gama no sábado, às 15h30, no Serejão.

 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima