FUTEBOL CANDANGO

10 curiosidades sobre o novo técnico do Brasiliense

Apelidado de "Sortudo", Aílton integrou o meio-campo do timaço de 1987 do Fla, chutou a bola do gol de barriga de Renato e tem fama de pé quente

Jose Francisco Diorio/Divulgacao
Após o pedido de demissão do técnico Rafael Toledo, a diretoria do Brasiliense agiu rapidamente e confirmou Ailton Ferraz para o cargo. O treinador — que obteve destaque como jogador em clubes como Flamengo, Fluminense e Grêmio — chega com a missão de recuperar o futebol do time amarelo, eliminado precocemente de duas competições (Copa do Brasil e Copa Verde) em apenas 10 dias.

Como jogador, Aílton ganhou o apelido de “Sortudo”, que é justificado quando a carreira do novo comandante do Jacaré é passada a limpo. Autor de gols importantes e sempre presente em momentos decisivos de finais, ele ainda ostenta em seu currículo o fato de ter feito parte do time de ouro do Flamengo na década de 1980.

Porém, na beira do gramado, o desempenho ainda não é tão satisfatório como o da carreira de jogador. Em 11 anos na função — estreou como comandante do América-RJ, em 2007 — Aílton conquistou apenas um título: a Copa Rio de 2015, pelo Resende-RJ. O torneio disputado pelos pequenos do Rio costuma ocorrer no segundo semestre do ano. O novo comandante do Jacaré acumula ainda vários trabalhos como membro da comissão técnica do treinador Jorginho, ex-Vasco e Bahia. Ele exerceu a função ao lado do tetracampeão mundial em clubes como Flamengo, Goiás e Figueirense.

Aílton já colocou o boné e chega ao Brasiliense com o objetivo de levar o time ao bicampeonato Candango. O Correio Braziliense listou os momentos marcantes e curiosos da carreira do treinador e ex-atleta no futebol e trás as 10 curiosidades sobre o novo técnico do Jacaré. Ele estréia como técnico do time amarelo neste domingo (18), às 16h, no estádio Mané Garrincha, em jogo contra o Paranoá.

Anota aí...

Fama de pé quente
O novo técnico tinha um apelido que fez bastante sentido ao longo de sua carreira: Ailton “Sortudo”. E não é para menos. Em 17 anos como jogador profissional, o meia-direita fez companhia a grandes nomes do futebol nacional e tinha uma estrela que costumava brilhar em momentos decisivos e que o transformava em protagonista de grandes títulos. "Nunca saí de um clube por baixo", recorda o comandante do Brasiliense. E seu histórico como jogador confirma isso...
 
Camisa 8 do Fla na Copa União de 87
Aílton Ferraz acumula momentos históricos com a camisa do Flamengo. Pelo rubro-negro, ele atuou em 380 partidas entre 1985 e 1991 e conquistou o título da Copa União (1987), uma Copa do Brasil (1990) e dois Campeonatos Carioca (1986 e 1991). Em 1987, vestia a camisa 8 do rubro-negro. "Em 1987, joguei num meio de campo que tinha só Zico, Andrade e eu”, recorda. Em 91, ele atuou como lateral-direito no jogo decisivo da Copa do Brasil, contra o Goiás. 
 
Terceiro da geração de ouro do Fla a comandar o Brasiliense
O ex-senador cassado e dono do Brasiliense Luiz Estevão é tricolor de coração, mas parece ter admiração pelo Flamengo campeão da Copa União de 1987. Depois de Edinho e Andrade, Ailton Ferraz é o terceiro titular daquele timaço do Flamengo comandado por Carlinhos — Zé Carlos; Jorginho, Leandro Esinho e Leonardo; Andrade, Ailton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho — a assumir a prancheta do atual campeão candango. 

Cruzamento para o histórico gol de barriga...
O título carioca de 1995 conquistado pelo Fluminense ficou marcado pelo icônico gol de barriga marcado por Renato Gaúcho, aos 42 minutos do segundo tempo da final contra o Flamengo. Mas você sabe quem foi que deu o chute que originou o famoso gol? Ele mesmo, Aílton Ferraz. O meia fez grande jogada pela ponta-direita, driblou duas vezes o lateral Charles e bateu cruzado para Renato escorar e entrar para a história. “Aquele cruzamento foi para Renato Gaúcho. Um gol histórico”, lembra. 

...Ou seria ele o “autor” do gol?
Por pouco, a “fama” pelo gol de barriga não caiu no colo do novo treinador do Brasiliense. O desvio foi de Renato Gaúcho, mas, na súmula, o árbitro Léo Feldman anotou o gol para o meia Ailton. “Quem vive de fama é museu. O que vale é a súmula. O Renato, por ser bom de mídia, pegou o gol. Mas, na súmula, ele é meu. Está lá, Aílton dos Santos Ferraz, camisa número 8, aos 42 minutos do segundo tempo”, brinca.

Campeão carioca por três clubes diferentes
Como jogador, Aílton acumulou passagens por três grandes clubes do futebol carioca - vestiu as camisas de Botafogo, Flamengo e Fluminense. O novo treinador do Brasiliense alcançou a façanha de ser campeão estadual pelos três times. Além dos títulos de 1986 e 1991, pelo Fla, e de 1995, pelo Flu, Ailton levantou a taça de 1997 pelo Glorioso.

Gol de título brasileiro pelo Grêmio
Não foi só no Rio de Janeiro que Aílton levantou a taça mais importante do país. O meia também alcançou a conquista no Rio Grande do Sul, ao fazer parte do elenco do Grêmio campeão Brasileiro de 1996. E, mais uma vez, o novo treinador do Jacaré decidiu. Foi dele o gol que garantiu o título aos gaúchos. Após substituir o volante Dinho, Ailton marcou, de pé esquerdo, o gol do segundo título Brasileiro do tricolor gaúcho, aos 39 minutos do segundo tempo. “A bola parecia que só vinha em mim. Quando a bola rebateu, só pensei em uma coisa. Gritei para o Paulo Nunes não ir para eu chutar. Quando vi a bola entrando, foi fantástico”, relembra.

Apenas um título como treinador
Treinador desde 2007, Aílton já passou por outras 10 equipes como comandante principal — soma ainda outras quatro como auxiliar técnico de Jorginho. Porém, levantou apenas uma taça. Em 2015, teve sucesso no comando do Resende, do Rio de Janeiro, onde conquistou a Copa Rio de 2015. Em uma campanha de 15 jogos, o treinador acumulou 7 vitórias, 6 empates e 2 derrotas e ficou consagrado por uma atuação quase perfeita na final, quando o Resende venceu a Portuguesa por 5 x 2.
 
Vira-casaca
Dos quatro times grandes do Rio, Aílton só não vestiu a camisa do Vasco. Foi campeão caricoa por Flamengo, Fluminense e Botafogo. No rubro-negro, faturou o título em 1986 e em 1991. Pelo tricolor, deu a volta olímpica em 1995 justamente contra o Flamengo. Em 1997, fazia parte do grupo alvinegro que conquistou o título estadual.

Campeão de norte a a sul
Como jogador, Aílton conquistou o Campeonato Gaúcho de 1996 pelo Grêmio, mas também faturou o troféu pelo Remo no Paraense de 1999, após uma quadrangular final contra Paysandu, Águia e São Raimundo. Aílton chegou a atuar no meio de campo sistema tático 4-4-2 organizado pelo técnico Carbone. 
 
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Tags: novo técnico Geração de ouro Fla Renato Gaúcho Aílton Ferraz Oito coisas brasiliense