CANDANGÃO

Luziânia x Gama e Paracatu x Brasiliense abrem as quartas de final

O alviverde e o Jacaré atuarão por empates nas partidas de ida e de volta por terem feito campanhas melhores do que os rivais

postado em 17/03/2018 14:41 / atualizado em 17/03/2018 14:53

Gama/Divulgação

O campeonato candango chega à reta decisiva. Após conhecer os oito classificados para a fase de mata-mata, na quarta-feira, o torneio local inicia os duelos válidos pelas quartas de final. Sem tempo para descanso, Luziânia x Gama e Paracatu x Brasiliense entram em campo, neste sábado, em busca de uma vaga nas semifinais. Neste domingo, será a vez de Formosa x Ceilândia e Real x Sobradinho iniciarem os confrontos decisivos.

Às 15h30, Luziânia e Gama abrem o mata-mata, no Estádio Serra do Lago. Na fase classificatória, as duas equipes não saíram do 0 x 0 no mesmo palco. Nos dois duelos decisivos, o alviverde tem a vantagem de atuar pelo empate. “No primeiro jogo, tivemos um empate com um tempo distinto para cada equipe. Sabemos do benefício que temos pela campanha, mas vamos em busca da vitória, que qualificará ainda mais nosso trabalho”, avaliou o técnico do Verdão, Ricardo Antônio.

Para o treinador, bicampeão local pelo Luziânia em 2014 e 2016, seus comandados não podem entrar em campo pensando na vantagem. “Atuar por placares iguais só é importante quando os dois jogos acabam. Antes disso, não. Vamos enfrentar o Luziânia com esse espírito”, afirmou. O alviverde deve entrar em campo com a mesma base que venceu o Real na última rodada da primeira fase. “Está dando certo e não temos motivos para mudar”, enfatizou o comandante.

Pelo lado do time goiano, o meia Gilmar Baiano também considera que a vantagem do alviverde ficará fora das quatro linhas após o apito inicial. O jogador acredita, inclusive, que não existe favoritismo. “Eles começam com 51% de chances de passar. É um confronto de 180 minutos e inicia com eles classificados, mas, quando se trata de mata-mata, são jogos diferentes”, analisou.

Na primeira fase, o Luziânia ficou no empate em oito das 11 vezes que entrou em campo. Mesmo assim, Baiano citou as partidas contra Ceilândia, Brasiliense e Gama em que houve igualdade no placar — como exemplo na busca da vaga às semifinais. “Apesar de não vencermos esses jogos, mostramos uma determinação grande atrás do resultado positivo”, salientou.

Duelo de artilheiros

No Frei Norberto, às 16h, Paracatu e Brasiliense farão o duelo que colocará frente a frente os dois artilheiros da primeira fase do Candangão: Paulo Renê, que tem oito gols e comanda o ataque do time mineiro, e Nunes, responsável por balançar as redes seis vezes com a camisa nove do Jacaré. Por ter feito melhor campanha que o rival, a equipe amarela tem a vantagem de atuar pelo empate.

Ciente da necessidade de fazer o resultado em casa, Paulo Renê afastou um possível favoritismo do Jacaré. “Sabemos que não vai ser fácil, já que o Brasiliense é o atual campeão candango, mas vamos nos impor. Temos time para ganhar e, se fizermos um bom resultado em Paracatu, podemos ir mais tranquilos para o jogo de volta”, destacou o artilheiro do campeonato. Aumentar a marca pessoal, porém, ficará em segundo plano quando a bola rolar. “Primeiro, quero ajudar minha equipe, que é o mais importante. Melhor ainda vai ser se eu puder fazer isso com gols”, ressaltou.

Também colocando a artilharia de lado em prol do objetivo de ser campeão, o atacante Nunes lembrou a queda do rival Gama para o Paracatu na mesma fase de 2017 para destacar os cuidados que o Jacaré precisa tomar com o time mineiro. “Espero um jogo difícil como o primeiro no Mané Garrincha (empate em 0 x 0). Eles têm um estilo bastante truncado e brigado. Atuei contra apenas uma vez, e muitos aqui me falam que é muito difícil enfrentar o Paracatu”, frisou.

Diferentemente do colega da equipe mineira, o vice-artilheiro do Candangão considera importante a vantagem de entrar em campo pelo empate. “O Paracatu é uma equipe fechada, mas vai precisar se abrir. Nossa ideia é explorar os espaços que deve deixar”, cravou.

*Estagiário sob a supervisão de Cida Barbosa

 

 

Quartas de final

Hoje (17/3)

Hoje

15h30 Luziânia x Gama (Serra do Lago)

16h00 Paracatu x Brasiliense (Frei Norberto)

Amanha (18/3)

15h30 Real x Sobradinho (Bezerrão)

16h00 Formosa x Ceilândia (Diogão)

 

Jogos de volta

21/3

15h30 Brasiliense x Paracatu (Abadião)

20h30 Gama x Luziânia (Bezerrão)

22/3

15h30 Ceilândia x Formosa (Abadião)

15h30 Sobradinho x Real (Augustinho Lima)