FUTEBOL FEMININO

Minas Icesp estreia com vitória na segunda divisão do Brasileirão feminino

As Minas venceram o Napoli, de Santa Catarina, por 1 x 0, no Estádio Abadião

postado em 25/04/2018 18:32 / atualizado em 25/04/2018 19:35

Minas Icesp/Divulgação
O Minas Icesp estreou no Campeonato Brasileiro A2 de 2018 com vitória por 1 x 0, diante do Napoli, de Santa Catarina, nesta quarta-feira (25/4). Em jogo marcado para às 15h no meio da semana, cerca de 150 pessoas compareceram no Estádio Abadião, em Ceilândia, para prestigiar o time formado por um elenco eminentemente brasiliense, já que a equipe conta com apenas jogadoras prata da casa.

A expectativa pela participação na liga de acesso à elite do futebol feminino finalmente havia chegado ao fim. A estreia contou com hino nacional antes do início da partida, vendedor de pipoca e ambulantes vendendo água e refrigerante, além de apresentação de dança no intervalo. 

Nem a chuva que caiu aos 30 minutos de jogo desanimou a torcida. Em vez de ir embora, o pessoal se aglomerou embaixo da pequena marquise sob uma parte da arquibancada do Abadião. O sol, que saiu 10 minutos depois do início da chuva, não chegou a surpreender os presentes, já acostumados com o clima inconstante da capital federal.

A partida começou com os times nervosos. As Minas, como são chamadas as atletas do time brasiliense, tiveram maior posse de bola no primeiro tempo, mas pecaram com a falta do último passe para concluir em gol e o primeiro tempo acabou sem alteração no placar. As visitantes voltaram do intervalo impondo maior ritmo e abafando o Minas na defesa. 

Só aos 15 minutos, a atacante Jéssica arrancou suspiros da torcida candanga em cobrança de falta que passou próxima ao travessão. Pouco depois, os torcedores voltaram a se manifestar, mas contra a arbitragem que mandou o jogo continuar após a atacante Bárbara Santos cair dentro da área. A partida ganhava velocidade. Em arrancada pela lateral direita, o Napoli colocou a bola na trave, após chute de fora da área. 
 

Minas reverte pressão e saí com a vitória


O time catarinense seguia imprimindo domínio no meio de campo até que o Minas achou o gol em uma jogada inusitada. Restando 15 minutos para o fim do duelo, a atacante Dani cruzou da direita para a área catarinense. A zaga tentou afastar, mas a bola rebateu na Carla, do próprio time, e quicou dentro do gol antes de uma nova tentativa de o Napoli afastar o perigo. O árbitro, porém, apontou para o centro do campo, assinalando o gol que deu a vitória às donas da casa.

Pelo Minas, Jéssica ainda fez linda jogada pela lateral esquerda. Após arrancar para dentro da área, cortou a adversária e chutou com perigo. A equipe catarinense respondeu, com investidas ao ataque, mas o Minas conseguiu segurar a pressão e garantir a estreia com vitória em casa. 

"Nós pegamos um time bem postado e que dificultou bastante as nossas ações, mas nossa equipe conseguiu administrar e fizemos um gol chorado, mas de estreia de campeonato", avalia Singo Santos, técnico do Minas. O Minas volta a campo contra o clube paulista Embu das Artes, em São Paulo, em 2 de maio, pela segunda rodada. Já o Napoli recebe o Internacional, um dia antes. 

Time caseiro; torcida apaixonada

 

"A nossa torcida é apaixonada, somos apaixonadas pelo nosso time. É muito amor, muito família. Esse amor é diferente, por isso é somos muitos unidas e estamos juntas uma pela outra sempre", comemora a atacante Jéssica, que exalta a iniciativa do Minas de fazer com que as meninas de Brasília sejam vistas. "Em Brasília tem muita menina boa, não apenas no futebol, mas em todas as modalidades, então, nosso diferencial é esse contato", completa.

Como diz o treinador Singo Santos, trata-se de um time caseiro. "Tem quatro anos que estamos trabalhando com essas meninas", conta o carioca radicado em Brasília, já que mora na cidade desde os 3 anos. O trabalho de formação das jogadoras é o que permite com que o Minas tenha um elenco sem reforços de fora, ao menos, por enquanto. "Ao final da Série A2, minhas atletas podem receber propostas de outras equipes e é, justamente, por isso que já estamos trabalhando a base para substituir as que possam vir a sair."