FUTEBOL FEMININO

Minas defende invencibilidade nesta quarta, contra o Internacional

Com reforço de seleção, as "Minas" querem emplacar terceira vitória seguida

postado em 09/05/2018 08:00 / atualizado em 08/05/2018 22:49

Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press
Representante de Brasília na Série B do Campeonato Brasileiro feminino, o Minas Icesp enfrentará o Internacional nesta quarta-feira (9). O jogo será no Abadião, às 15h, e o time contará com um "reforço". A atacante Victória, de 19 anos, retorna ao time e estreia na competição após passar quase duas semanas com o grupo da Seleção Brasileira sub-20.

“Eu estou bem ansiosa. Acho que eu tenho muito a agregar ao time. Espero fazer uma boa partida”, vislumbra a jogadora. Victória conhece bem o time Colorado. “A gente sabe que é uma camisa que tem peso. Eu conheço algumas meninas, o time realmente é muito bom.”

O Minas Icesp ocupa o primeiro lugar no Grupo 14 do campeonato e ostenta 100% de aproveitamento. A equipe venceu as duas primeiras partidas, soma seis pontos e mostra confiança. O técnico Helber Damião não se surpreende com o início das meninas. “Nós sabemos do talento que temos. É um elenco que está unido, focado, cada vez se fortalecendo mais… Não foi surpresa.”

Helber Damião confirmou a escalação de Victória no time titular. “Ela não participou das primeiras por estar na Seleção. Agora, ela está de volta e com certeza vai para o jogo. É um bom reforço para o time e estamos contando com ela amanhã”. Damião, como é chamado pelas atletas, não teme a camisa do Internacional. “Nosso time é forte e o que poderia pesar mais é a camisa mesmo, mas estamos tranquilos.”

As gaúchas ocupam a terceira posição na tabela, com quatro pontos. Faturaram três pontos goleando a equipe do Embu das Artes por 4 x 0 — que também foi massacrado pelo Minas por 4 x 2, na segunda rodada — e empatou o último jogo, contra o Napoli, por 1 x 1.

Segundo a presidente do time de Brasília, Nayeri Albuquerque, o fator casa no próximo jogo tem de ser bem aproveitado. Dos sete jogos, quatro serão longe do DF e apenas três como mandantes. “A gente tem que sair desses jogos em casa com o resultado positivo. porque quando jogamos fora de casa, há sempre uma preocupação a mais, o apoio da torcida adversária... Temos que usar o jogo em casa a nosso favor.”

Ela também cobra pés no chão. “A gente está pensando em um jogo de cada vez, uma semana após a outra. Duas vitórias ainda não quer dizer nada. Por isso, é fundamental a vitória em cima do Internacional.”

Rotina


As jogadoras do Minas Icesp estudam e algumas também trabalham. Conciliam treinos de futebol de campo e futsal. A preparação do time, que tem atividades puxadas, é composta também por um dia especial, com uma atividade diferente.

Nayeri conta como funciona: “Toda quinta-feira, a gente tem um treino motivacional. A gente reúne a delegação lá em casa, com a intenção de unir a equipe. É como se fosse uma célula, a gente não prega religião, mas falamos um pouco da palavra de Deus, de motivação… Sempre tem palestrantes convidados por nós. É algo que está tendo um resultado positivo, está ajudando dentro e fora de campo, e elas estão gostando bastante.”

Os times femininos de futebol passaram a ser obrigação para os clubes que disputam a Copa Libertadores da América. Além disso, é preciso que utilizem 5% dos recursos do futebol masculino para investir no esporte do outro gênero. Ou seja, Grêmio, Flamengo, Cruzeiro, Vasco, Santos, Corinthians e Palmeiras, que estão na fase de grupos da competição nesta edição, estão cumprindo com essa medida. Do contrário, não participariam.

 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima