FUTEBOL FEMININO

Minas Icesp perde invencibilidade em jogo contra o Internacional

Em casa, time do DF perdeu por 2 a 0 para o time gaúcho na Série A2 do Brasileirão

postado em 09/05/2018 21:00 / atualizado em 10/05/2018 13:24

Shodo Yassunaga/Minas Icesp
Minas Icesp e Internacional-RS se enfrentaram na tarde desta quarta-feira, no Abadião, em Ceilândia, pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A2. O time gaúcho venceu por 2 x 0, em um jogo cheio de reclamações, confusão entre jogadoras, torcida para os dois lados e sol, muito sol. O calor castigou em campo e nas arquibancadas, com direito ao uso de guardas-chuva para proteção.

Com o resultado, o Internacional assumiu a liderança do Grupo 14, com 7 pontos. O Minas Icesp perdeu pela primeira vez e desceu duas posições, com seis. O América-MG, que também estava com seis, empatou com o Grêmio em uma partida sem gols. Portanto, América e Inter estão iguais no número de pontos e o representante do DF ocupa o terceiro lugar.

As primeiras ações do jogo vieram das “Minas”. Indo ao campo de ataque com força, sem deixar que as jogadoras do colorado avançassem, mas sem efetividade e muitos erros de passe. Isso fez com que elas pagassem caro em algumas ocasiões.

Apesar de errar bastante, a equipe brasiliense conseguia se recompor e marcar bem, assim como o Inter, que estava sempre bem fechado quando as “Minas” tentavam avançar. Porém, a recomposição não deu certo todas as vezes.

No primeiro gol da equipe gaúcha, aos 44 minutos do primeiro tempo, a atacante Daiane Rodrigues estava com duas zagueiras em cima dela,além da goleira, que foi até a entrada da grande área tentar ajudar as companheiras. Resultado: a número 11 do Inter mandou a bola com calma, por cobertura, e abriu o placar no Abadião.

A partida teve certo equilíbrio. As duas equipes chegavam ao gol com perigo. As goleiras trabalharam bem quando os chutes foram na direção da meta. E a disputa estava bem acirrada, com muitas faltas para os dois lados.

No auge da tensão, Jessica, lateral do Minas, e a atacante do Inter, Mylena, se estranharam. Enquanto a atacante brasiliense Victória se recuperava de uma pancada de um lado, do outro, as duas jogadoras foram uma para cima da outra. A confusão rendeu por alguns minutos, com direito a turma do deixa disso. Quando o juiz chamou as duas, só conversou.

O gol que fechou o placar veio numa jogada aérea do Inter, aos 32 do segundo tempo. A zagueira Isadora subiu mais alto e cabeceou para o fundo da rede da goleira Mariel. A torcida colorada se empolgou e começou a cantar alto. As jogadoras do Minas reclamaram bastante de impedimento com o bandeirinha, que validou o gol.

O confronto poderia ter outro resultado caso os dois gols anulados das brasilienses tivessem sido validados. No primeiro, o juiz Maguielson Lima Barbosa alegou que Bárbara estava impedida. No segundo, ele marcou falta da atacante, que cometeu a infração ao tentar proteger a bola da zagueira.

Reclamação

A presidente do time, Nayeri Albuquerque, criticou a arbitragem. “O juiz não foi bem em muitos lances, não só para a gente, mas para o lado do Inter também. Ele foi um pouco omisso em alguns momentos do jogo, quando devia ter demonstrado sua autoridade dentro de campo.”

A atacante Novinha, que foi substituída aos 26 do segundo tempo, saiu otimista no fim do jogo, apesar de achar que foi tirada de campo no melhor momento. “A partida das duas equipes foi muito boa, mas deixamos elas crescerem no segundo período, porque no primeiro jogamos de igual para igual, e erramos muitas finalizações.”

Victória entrou em campo pela primeira vez na competição após servir a Seleção sub-20. Ela assustou a goleira do colorado em alguns momentos e deu trabalho para as adversárias, que só paravam a jogadora com faltas. “Futebol é assim”, ponderou.

“Acho que joguei bem, mas fiquei um pouco cansada no fim. É fácil a adaptação no nosso time, não senti o tempo que passei sem treinar com o grupo." Ela disse ainda que a única opção que a equipe tem para o próximo confronto, contra o Grêmio, é ganhar. O time vai a Gravatai na quarta-feira que vem, no Rio Grande do Sul, duelar com o tricolor.

 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Tags: Minas Icesp Campeonato Brasileiro Feminino Série A2 internacional