CANDANGÃO

A Série B é o que resta do futebol do DF no segundo semestre

Segunda divisão começa hoje com times tradicionais na briga por duas vagas para elite, ajuda universitária e até reforços colombianos

postado em 11/08/2018 07:00 / atualizado em 10/08/2018 22:58

João Guilherme Romariz/Especial para o CB
Em um ano marcado por vexames dos times do Distrito Federal na Copa Verde, na Copa do Brasil e na Série D do Campeonato Brasileiro, resta a quem curte o futebol local, a segunda divisão do Candangão. O torneio começa hoje com a participação de três times campeões da primeira divisão — alguns deles de forma invicta — e concorrentes que se viram como podem para disputar as duas vagas de acesso à elite.

Terceiro colocado no ranking dos campeões do DF com oito títulos, o Brasília amarga a Série B quatro anos depois de conquistar a Copa Verde em cima do Paysandu, no Mané Garrincha, diante de quase 40 mil torcedores. O tradicional time da cidade tem no currículo três conquistas invictas do Candangão (1977, 1978 e 1980). No início do século, faturou a segundona candanga em 2001. Repetiu o feito em 2008.

O CFZ é outro candidato ao título da segundona com uma história rica na elite. Em 2002, faturou o Cadangão de forma invicta, desbancando os favoritos Gama e Brasiliense. Depois de disputar a Série C e até a Copa do Brasil, o time virou iôiô no cenário local. Não é a primeira vez que amarga a Série B. Foi campeão em 2010.  Uma das esperanças do elenco é Carlyle. Destaque do CFZ na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2010, quando a equipe candanga chegou às quartas de final, o meia chegou a defender o time B do Flamengo.

Pentacampeão da primeira divisão, com direito a três títulos consecutivos em 1991, 1992 e 1993, o Taguatinga continua tentando se reerguer e conta com a ajuda do Brasiliense. O atual vice-campeão candango emprestou jogadores como Edmar Sucuri, Badhuga, Preto Costa e Radamés. Comandante do Gama no último Candangão, Ricardo Antônio comanda a equipe.

Ajuda universitária

Enquanto Brasília, CFZ e Taguatinga apostam no peso da camisa, outros concorrentes se viram para bater de frente com a tradição. É o caso do Capital. Fundado em 2005, o clube começou faturando a segundona em cima do Ceilandense. Disposto a retornar à primeira divisão, o time fechou uma parceria com o Clube Desportivo da UnB no ano passado. A equipe utiliza os campos e a academia do Centro Olímpico da Universidade de Brasília para a realização de treinamentos. No elenco, há jogadores de Desportivo e o técnico Hugo Almeida.

Bicampeão da Série B em 2007 e em 2011, o Brazlândia fechou acordo com o Ceilândia e contratou seis reforços para tentar voltar à elite. O time será comandado por João Gomes. Outro concorrente com título no currículo é o Ceilandense. A equipe conquistou a Série B em 2009 e foi vice em 2005. A missão de guiá-los de volta à primeira divisão é do técnico Vandinho Silva.

O Botafogo-DF tem no currículo uma final da segundona em 2009 contra o Ceilandense. A tentativa de retornar à elite conta com reforço estrangeiro. O técnico Davi Lima conta com oito jogadores vindos da Colômbia. O Crueiro é outro homônimo de time famoso entre os candidatos ao título da Série B. Vice em 2014, a equipe aposta na bagagem do rodado técncico José Lopes Risada e na experiência do zagueiro Somália.

O Legião, que tem esse nome em homenagem à banda de Renato Russo, aposta no time-base que acaba de ser vice-campeão do Campeonato de Juniores do DF. Marquinhos Carioca pretende usar a competição como laboratório para a Copa São Paulo de Juniores 2019.

Famoso por ter revelado o petancampeão Lúcio, o Planaltina fechou com o técnico Jorge Medina e trouxe jogadores do Olímpia-BA. Vice em 2015 como Planaltina-GO, o Samambaense será comandado pelo técnico Márcio Santos, que aposta em um elenco mesclado de jogadores rodados em times do DF com garotos oriundos da própria cidade de Samambaia.

Regulamento

A segunda do DF é disputada por 11 clubes. O Grupo A tem Brazlândia, CFZ, Capital, Ceilandense e Taguatinga. No B, Botafogo-DF, Brasília, Cruzeiro, Legião, Planaltina e Samambaense. Na primeira fase, os times jogam entre si, em turno único. Duas equipes de cada avançarão às semifinais. Os finalistas sobem para a Série A.
 

PRIMEIRA RODADA

Sábado (11/8)

10h CFZ x Taguatinga (Serra do Lago, Luziânia)
15h30 Ceilandense x Capital (Abadião, Ceilândia)
15h Cruzeiro x Botafogo-DF (Luiz Alfredo, Novo Gama)
15h Planaltina x Brasília (Diogão, Formosa)
15h30 Legião x Samambaense (Bezerrão, Gama)
Folga: Brazlândia 
 
*Estagiários sob a supervisão de Marcos Paulo Lima 

Tags: Campeonato Candango Série B cfz brasília capital futebol