CANDANGÃO

Gama mantém 100% de aproveitamento e lidera sozinho o torneio

Alviverde derrota Capital por 2 x 0 no Bezerrão e abre dois pontos de vantagem no topo, aproveitando tropeço do Brasiliense no sábado

postado em 03/02/2019 23:09

Douglas Oliveira/Fértil Comunicação

O Campeonato Candango tem um líder isolado após três rodadas. Beneficiado pelo empate entre Brasiliense e Real no sábado, o Gama assumiu a dianteira da competição com a vitória por 2 x 0 sobre o Capital neste domingo, por 2 x 0. O alviverde tem 100% de aproveitamento. Chegou aos nove pontos, dois a mais do que o arquirrival Jacaré.

Com 2.296 pagantes no Bezerrão, o meia Jefferson Maranhão voltou a ser decisivo para o Gama. Abriu o placar aos 33 minutos. Vitor Xavier consolidou a vitória sobre o Capital aos 42 minutos do segundo tempo. "A equipe está melhorando, pegando ritmo de jogo. Eu achei que o time sentiu o calor, sol muito quente. Mesmo assim, estamos marcando forte, criar e fazer gols. É seguir esse caminho, melhorar o desempenho nas próximas semanas de trabalho", avaliou o técnico Vilson Tadei, em entrevista à assessoria do Gama.

Autor do segundo gol, Vitor Xavier falou sobre o poder de decisão no momento mais tenso da partida. "A gente fez uma pré-temporada muito boa. Conseguimos impor o que o técnico pede. Fizemos um jogo bonito e vencemos", comentou. 

O Gama defenderá a liderança no Bezerrão nas próximas duas rodadas. Vitor Xavier espera que o time faça valer o trunfo de jogar no estádio contra o Santa Maria (mandante) e o Luziânia nos próximos dois fins de semana. "A gente precisa colocar os pés no chão. Nós ganhamos os três primeiros, mas não vai ser fácil não", pondera. 

Nas demais partidas deste domingo, o terceiro colocado Luziânia venceu o Santa Maria por 3 x 0, no Estádio Serra do Lago, com gols de Felipe (duas vezes) e Rodrigo Barros. Atual campeão do Distrito Federal, o Sobradinho não vence há dois jogos. Depois de perder para o Real no meio de semana, o Leão empatou com o Taguatinga por 1 x 1 no Augustinho Lima. Natan colocou os mandantes na frente, mas Jonatas igualou o placar.

Quinto colocado, o Formosa empatou por 1 x 1 com o Paracatu no duelo entre os times do Entorno do Distrito Federal. Sexto, o Ceilândia goleou o Bolamense por 4 x 0, com gols de Wallace, Dener, Kabrine e Gabriel. O adversário é o saco de pancadas do Candangão. Acumula 12 gols sofridos em três rodadas. 

Tapetão

Nos bastidores, o Candangão continua sob risco de uma longa batalha no Tribunal de Justiça Desportiva. Na semana passada, o Ceilândia acusou o Real de ter escalado o zaqueiro Eduardo Milhomem de forma irregular no empate por 1 x 1 da estreia. O jogador pegou gancho de dois jogos por causa de uma briga no clássico entre Gama e Brasiliense, em 2017, no Bezerrão, e teria mais uma partida a cumprir. O clube apresentou queixa na Federação de Futebol do Distrito Federal, mas o Real continua escalando Milhomem. Sobradinho e Brasiliense também ameaçam reivindicar punição no tapetão. 

O imbróglio lembra o do meia Carlos Sánchez, do Santos, nas oitavas de final da Libertadores do ano passado. Ele teria de cumprir suspensão contra o Estudiantes referente a uma punição anterior de outra edição da Libertadores, mas jogou. O Peixe foi punido pela entidade e perdeu os pontos do jogo de ida.  

Em entrevista ao Correio na última quarta-feira, o presidente do Real, Luis Felipe Belmonte, negou a acusação do Ceilândia. "Não recebi. Acho apenas uma vergonha o cara querer fora de campo o que não conseguiu em campo. Nós saímos lamentando o empate e eles comemorando. Não é a primeira vez que o Ceilândia faz isso. Na outra, outra não teve êxito. De nossa parte não temos conhecimento de qualquer irregularidade. Após ter ciência do que eles alegam, o que desconheço, irei examinar o caso", respondeu o advogado. A assessoria do clube afirma não ter recebido qualquer notificação por parte da Federação. 
 

Resultados

3ª rodada
Sábado
Brasiliense 0 x 0 Real

Domingo
Luziânia 3 x 0 Santa Maria
Sobradinho 1 x 1 Taguatinga
Ceilândia 4 x 0 Bolamense
Formosa 1 x 1 Paracatu
Gama 2 x 0 Capital

Tags: Campeonato Brasiliense Candangão 2019 brasiliense gama