Clássico entre Gama e Brasiliense deve ocorrer com torcida única no Bezerrão

Proposta é da Polícia Militar, pensada após o Jacaré pedir às forças de segurança a mudança do campo de jogo do estádio do Gama pelo Mané Garrincha

postado em 12/03/2019 11:43

<i>(Foto: S.E. Gama/Divulgação)</i>
A direção do Brasiliense manifestou receio quanto à segurança para a partida contra o Gama, no próximo domingo, pela nona rodada do Candangão. Os dois clubes lutam em campo pela liderança do campeonato, mas a preocupação mira as arquibancadas. Considerando os casos de violência entre as torcidas Ira Jovem e Facção Brasiliense — do alviverde e do time amarelo, respectivamente —, os mandatários do Jacaré sugeriram que o mando de campo, pertencente ao Periquito, fosse alterado do Bezerrão para o Mané Garrincha. No entanto, a diretoria gamense “não arreda o pé” de jogar o clássico no próprio estádio.

Por causa do pedido, o comando da Polícia Militar do Distrito Federal considera duas possibilidades. A partida seria disputada entre os times no Mané Garrincha, com torcida mista, ou o jogo ocorreria no Bezerrão, com torcida única, composta apenas por camisas verdes e brancas nas arquibancadas. A decisão será tomada na quinta-feira, quando os clubes, as torcidas, a PMDF e a Secretaria de Segurança Pública se reunirão para debater o impasse.

“Desde o início, o jogo está marcado para o Bezerrão e será mantido. O estádio tem todos os laudos, o plano de segurança foi elaborado. A arena preenche todos os requisitos, enquanto há um histórico de confusão no Mané Garrincha”, argumenta o diretor jurídico do Gama, Wendel Fernandes.

Em meio à polêmica, a PMDF encaminha hoje um pedido à Secretaria de Segurança Pública do DF para que o jogo ocorra no Bezerrão com torcida única. Segundo o coronel Vânio Escobar, a decisão leva em consideração as confusões entre as torcidas nos últimos anos. “Em virtude das brigas, sabendo que o MP recomendou que as organizadas não frequentem os estádios, sugerimos que seja feito o jogo com torcida única. Após a reunião de quinta-feira, o esquema de segurança será elaborado”, explica. A direção do Brasiliense preferiu não comentar o assunto.

Organizadas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou à Polícia Militar, ao Gama e ao Brasiliense que as torcidas organizadas não fossem aos estádios do Distrito Federal até que cumpram o artigo 2A do Estatuto do Torcedor. A legislação prevê que os grupos de torcedores tenham atualizado o banco de dados dos integrantes. Segundo o texto, cada membro precisa de uma carteirinha de identificação.

No entanto, as torcidas organizadas não cumprem a norma. Dessa forma, a Ira Jovem e a Facção Brasiliense ficaram impedidas e, desde o início do campeonato, não entraram caracterizadas nos estádios. Para evitar o esvaziamento das arquibancadas, os grupos foram às redes sociais pedir aos torcedores a inscrição do cadastro para a produção dos documentos de identificação. Os dados coletados são nome completo, filiação, RG, CPF, data de nascimento, estado civil, profissão, endereço e escolaridade. Além disso, é preciso uma foto 3x4.

O objetivo das organizadas é atualizar o cadastro até o domingo, para acompanhar o clássico e os mata-matas, que começarão no fim do mês. O Ministério Público acredita que a atualização do banco de dados das agremiações facilitaria a identificação e a sanção a torcedores que cometerem crimes nos estádios ou arredores.

Tags: pmdf bezerrão organizadas torcida gama brasiliense