BRASILEIRÃO FEMININO A1

Pela primeira vez na elite, Minas estreia no Brasileiro A1 contra São José

Saiba como o representante inédito do DF na elite do Brasileirão se profissionalizou para se consolidar na Série A

postado em 16/03/2019 12:23 / atualizado em 16/03/2019 12:42

<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>
Fora da elite do futebol masclino desde 2006, quando Brasiliense e Gama disputaram junttos a segunda divisão e desceram ladeira abaixo, o Distrito Federal tem pela primeira vez um time na Série A do Campeonato Brasileiro feminino. Neste sábado (16/3), o Minas Icesp estreia na elite da competição organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) contra o São José, às 15h, no Abadião. O desafiobem maior do que a participação inédita. Além de o torneio contar com clubes tradicionais na modalidade, carrega um retrospecto negativo para os times que conseguem o acesso.

É por isso que o técnico Singol Santos, 45 anos, é direto ao falar do objetivo da equipe. “A pretensão do Minas neste ano é se manter na primeira divisão”, assume. A meta do treinador é baseada na dificuldade das últimas equipes que subiram de permanecerem na principal vitrine — o chamado efeito iôiô. Em 2017, os finalistas da Série B, Pinheirense e Portuguesa, subiram para a elite. No ano seguinte, as mesmas equipes foram rebaixadas. O Vitória-BA, por sua vez, desceu em 2017, mas em 2018 conquistou o acesso ao lado do Minas. Isso comprova o total  desequilíbrio do nível técnico entre os times das duas divisões.

Para dificultar ainda mais, há alterações na estrutura do campeonato. Nesta edição, serão quatro times rebaixados. Para evitar que isso aconteça, a primeira mudança do Minas Icesp em relação ao ano passado é nos treinos. Antes, a equipe treinava três vezes na semana, às 22h, em quadras de futsal. O trabalho no gramado só acontecia aos sábados, às 15h, e nos domingos livres.

O time passou a treinar no campo de segunda à sábado das 15 às 18h. “Essa mudança para 2019 foi essencial. Time profissional tem que treinar todos os dias. Isso é bom parar apurar a parte técnica, a parte física e alguns fundamentos que as atletas apresentam dificuldade”, explica o comandante.

O elenco sofreu mudanças. A brasiliense Victória Albuquerque, 21 anos, com passagens pelas equipes de base da Seleção Brasileira, transferiu-se para o Corinthians. “Fiquei feliz por ela ter essa oportunidade, uma equipe grande. Mas futebol é isso, é natural essa renovação”, avalia Singol.

Para suprir a posição deixada pela meia-atacante, a solução foi trazer Nycole Raysla, 18 anos, ex-jogadora do Sport-PE. Ela esteve de 23 de janeiro a 22 de fevereiro com a Seleção principal na etapa de treinamento visando a Copa do Mundo de 2019, na França. “A Victória é um espelho para muitas atletas de Brasília e, para mim, é gratificante chegar no time em que ela fez história. Eu espero poder fazer um terço do que ela fez aqui. Estou muito feliz em poder honrar essa nova camisa”, comentou Nycole.

Além dela, o Minas ICESP trouxe sete reforços. Chegaram duas goleiras. A equipe contava com apenas uma no ano passado. “Nós tínhamos apenas a Kris. Tivemos sorte. Conseguimos jogar o campeonato todo com uma só goleira e ela não se machucou. Para este ano, era fundamental ter outras opções e trouxemos a Valéria e a Deca”, comemora Singol Santos.

Avanços

 
<i>(Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press)</i>
Em um elenco maior, a preocupação com o preparo físico e a introdução de um analista de desempenho são algumas estratégias para conseguir se adequar à nova fórmula do campeonato. Até o ano passado, os clubes eram divididos em dois grupos na primeira fase. Em 2019, os 16 times vão se enfrentar em turno único. Com isso, houve aumento no calendário e chance de mais competitividade.

Oito equipes avançarão à próxima fase. As quartas, semis e as finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Em caso de empate na soma dos placares das duas partidas, o resultado será decidido nos pênaltis. O fim do gol qualificado como critério de desempate é outra diferença em relação ao ano passado.

“É uma competição totalmente diferente, uma edição melhorada. Eu acho a mudança excelente, porque aí você joga contra todas as equipes que fazem parte da Série A”, opina o treinador Singol Santos.

O Minas ICESP terá um teste fogo na estreia. O adversário será o São José. A equipe lidera o ranking nacional de clubes da CBF. “Eu particularmente estou bastante nervosa. O São José é um time de tradição, tem muitas jogadoras na Seleção Brasileira, mas dentro de campo são 11 contra 11. A gente está trabalhando para vencer”, analisa Nycole.

Sim, vai rolar transmissão

Outra novidade para a edição do Campeonato Brasileiro Feminino deste ano é a parceria entre a CBF e o Twitter para a transmissão ao vivo das partidas na fase de classificação, quartas de final, semifinais, além dois dois jogos da decisão. A primeira partida com transmissão pelo Twitter será entre o atual campeão, Corinthians, e a Ponte Preta, neste sábado (16/3), às 16h. Para assistir aos jogos gratuitamente basta acessar o perfil do Brasileirão Feminino (@BRFeminino) por computador, celular, tablets ou outros aparelhos conectados. A partida estará disponível tanto para usuários como não usuários da rede social.

Programe-se

1ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A1
Minas Icesp x São José
Quando: Sábado (16/3), às 15h
Onde: Estádio Abadião, em Ceilândia
Entrada: 1kg de alimento não perecível


*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima