FUTEBOL FEMININO

Do DF, Minas estreia com derrota para o São José no Brasileirão A1

Time de Brasília perdeu por 3 x 1, no Estádio Abadião, na primeira rodada da elite do futebol feminino

postado em 16/03/2019 18:53 / atualizado em 16/03/2019 21:29

<i>(Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)</i>
O palco da estreia do primeiro representante do DF na elite do futebol feminino nacional foi o mesmo daquele que sagrou o Minas Icesp campeão da Série B, após vencer o Vitória, em julho de 2018: o Estádio Abadião, em Ceilândia. O desfecho neste sábado (15/3), porém, foi bem diferente. Um gol do São José aos quatro minutos de partida jogou um balde de água fria na festa preparada pela equipe brasiliense, com direito a percussão de bateria e cerca de 200 pessoas presentes. O único gol das Minas saiu quando as paulistas já tinham aberto três gols de vantagem.

Quem chegou cinco minutos atrasado perdeu o primeiro gol do jogo, marcado por Fernanda, do São José, em uma bobeada da defesa candanga. Em compensação, deu tempo de ver o ritmo que a bateria montada por 18 pessoas ditou nas arquibancadas, assim como fez na decisão do Brasileiro A2. Aquela final, por sinal, foi disputada no meio da tarde de uma quinta-feira. Já o primeiro jogo do Minas na elite foi disputado na tarde de um sábado, o que facilitou a vida dos torcedores, mas não chegou a atrair ambulantes para vender água, refrigerante ou dindin, como na ocasião anterior. 

<i>(Foto: Arthur Menescal/Esp. CB/D.A Press)</i>
Atrás no placar, a equipe de Brasília manteve a maior posse de bola durante todo o primeiro tempo. A melhor oportunidade de empatar foi com a Novinha, camisa 11, aos 9 minutos. A atacante infiltrou, por trás da zaga adversária, e recebeu uma bola na entrada da área. Ela puxou a bola para a esquerda, deixando a goleira no chão e bateu já desequilibrada, mas o chute saiu fraco. A zagueira salvou o gol em cima da linha. O primeiro tempo terminou 1 x 0 para as paulistas.

Campeão por três vezes da Copa Libertadores, o São José voltou melhor do intervalo e encontrou mais espaço nas chegadas ao ataque, criando mais chances. Aos 22 minutos do segundo tempo, Michele Carioca cabeceou forte a bola vinda de cruzamento da direita, a goleira Valéria, do Minas, ainda defendeu, mas Michele não desperdiçou o rebote e ampliou a vantagem do São José para 2 x 0. Quando a partida parecia definida, o São José ainda achou outro gol, após chute despretensioso de Tayane de muito longe, que pegou a goleira Valéria desprevenida. 

A torcida brasiliense que compareceu no estádio até o fim não foi presenteada com a vitória. Mas ganhou como prêmio de consolação um golaço de Nycole, que veio como reforço do Sport. Aos 49 minutos, a camisa 9 acertou uma cobrança de falta no ângulo direito do gol adversário, sem chances de defesa. A festa, no fim das contas, era pelo futebol feminino. As arquibancadas estavam repletas de mulheres, em quantidade superior aos homens. À beira do campo, no entanto, o quarteto de arbitragem era todo masculino, assim como os seis gandulas.

"O Minas teve mais posse de bola e jogou mais tempo no campo adversário, mas foi surpreendido por uma falha na marcação que gerou o primeiro gol do São José, e depois os outros gols também tiveram falha", avalia Singol Santos, técnico do Minas. O treinador ainda ressaltou a experiência do São José na modalidade antes de dizer que ficou satisfeito com o que a equipe apresentou, com excessão da parte ofensiva. "O time não conseguiu transformar em gol a ofensividade que teve", completou.

O próximo compormisso do Minas Icesp é contra o Audax, fora de casa, na quarta-feira (20/3), às 15h. Já o São José recebe a Ponte Preta no mesmo dia e hora. 

Assista ao clima de Minas 3 x 1 São José com a batucada da bateria