GO CUP

Projeto social do DF disputa o maior torneio infantil da América Latina

Com mais de 320 equipes, o torneio Go Cup reúne times do mundo inteiro em Aparecida de Goiânia/GO

postado em 15/04/2019 14:45 / atualizado em 17/04/2019 14:35

<i>(Foto: Reprodução/Instagram)</i>
LA Galaxy, dos Estados Unidos; Benfica, de Portugal; Peñarol, do uruguai, Estudiantes, da Argentina; e Saint Foot, do Japão são alguns dos 320 times presentes no Go Cup 2019. Dentre os times integrados em seis categorias diferentes, a turma do Sub9  (nascidos em 2010 e 2011) do projeto Gol - Transformando Vidas representam o Distrito Federal de uma maneira diferente. As crianças são de projetos sociais de cidades satélites e de abrigos do DF. A peneira da iniciativa envolveu mais de 40 alunos. Deles, 14 viajaram com a comissão para participar do evento em Aparecida de Goiânia.
 
Servidora pública do judiciário federal e idealizadora do projeto, Deiza Leite é quem comanda a excursão dos jovens na cidade de Goiás distante cerca de 220km da capital federal. O projeto nasceu em setembro de 2014. Com o visto da Vara da Infância e da Juventude (VIJ), Deiza busca aumentar as iniciativas esportivas de Brasília. 
 
"A gente fortalece os projetos nas cidades satélites. Eles fazem muito bem para a comunidade, tem um retorno de inclusão. A rede Gol transformando vidas tem a proposta de fortalecer as comunidades e o esporte. Esse é o maior ganho do projeto, trabalhar na rede e pela rede", explica Deiza. "Ajudamos os projetos com materiais esportivos e cursos de capacitação para os professores", completa.
 
Vinícius Lobão é conselheiro tutelar de formação e treinador das crianças que participam do torneio nesse fim de semana. Ele comparou A experiência de dar aula às crianças de escolinhas privadas e às de iniciativas públicas. "As pessoas que não tem tanto privilégio dão muito mais importância e valor ao esporte e às pequenas conquistas. Os atletas que foram selecionados sabem da dificuldade do dia a dia para conseguir ir para esse campeonato, por exemplo", disse Vinícius.
 

A dona do gol

Os 13 meninos da equipe contam com a Eduarda para fechar o gol. Chamada entre todos de Dudinha, a única menina do time é goleira e um dos destaques da escolinha. "Nessa idade, o futebol feminino não tem nenhum incentivo e ela vai como nossa goleira para o torneio’’, comemora o treinador.

A ansiedade de participar do torneio tomou conta dos participantes duas semanas antes do evento. "Um deles fez dois gritos de guerra para o campeonato. Mandavam mensagem toda noite perguntando que dia seria a viagem. O melhor dia é na noite anterior à estreia, que eles pedem para ir para o quarto dormir, querendo que a noite passe rápido", contou o técnico.

<i>(Foto: Reprodução/Instagram)</i>

A Competição 

A Go Cup é a maior competição de futebol infantil da América Latina. Do DF, foram inscritos 19 times, incluindo a rede Gol. O Torneio teve início no último domingo (14/4) e as finais serão no outro sábado (20/4). Todos os jogos serão no Complexo Fut Arte, em Aparecida de Goiânia, em Goiás.
 
Na sexta edição, disputada em 2019, o torneio teve 20% a mais de times inscritos do que em relação ao ano anterior. "Os times estrangeiros também estão de volta, o que comprova a qualidade do campeonato. A cada edição, o desafio fica maior, mas estamos trabalhando muito para que todos os participantes tenham a melhor experiência possível e queiram voltar no próximo ano”, avalia Roberto Faria, idealizador do torneio. 

*Estagiário sob supervisão de Maíra Nunes
 

SERVIÇO

6ª edição do Go Cup

Data: de 14 a 20 de abril de 2019
Local: Complexo Fut Arte / Av. Pedro Luiz Ribeiro, nº 2 - Aparecida de Goiânia/GO
Mais informações em www.gocup.com.br
Instagram: @projetogol /  @gocup_oficial

Tags: projeto social gocup sub9 brasilia