FUTEBOL DO DF

Relembre os casos inusitados que aconteceram no Candangão

O Correio separou os cinco principais acontecimentos atípicos da edição deste ano do torneio local

postado em 23/04/2019 10:21 / atualizado em 23/04/2019 12:13

<i>(Foto: Anderson Papel/Esp.)</i>
O Campeonato Candango 2019 terminou no último sábado com o Gama conquistando seu 12º título após o triunfo sobre o Brasiliense na final. Mas o futebol do Distrito Federal não vive apenas de festa. Para não fugir a tradição, o torneio do estadual deste ano contou com situações inusitadas. Teve árbitro trocando pontapés com jogador, jogo com apenas um pagante e menor público da história no estádio construído para a Copa do Mundo. O Correio listou cinco curiosidades da competição local. 

 

1 - Árbitro trocou pontapés com jogador 

<i>(Foto: Kleber Sales/CB/D.A Press)</i>
O árbitro costuma ser um personagem castigado em partidas de futebol. Xingamentos são direcionados a ele por torcedores e jogadores. No entanto, na 10ª rodada, durante a partida entre Luziânia e Ceilândia, no Serra do Lago, a agressão deixou de ser verbal e virou física. Aos 28 minutos do segundo tempo, após o árbitro Almir Camargo expulsar diretamente por reclamação o jogador do Ceilândia Wallace, o atleta chutou o juiz. O árbitro não deixou barato e revidou o pontapé. 

 

"(...) Nesse momento, me vi em uma situação na qual não sabia o que fazer depois de tantos anos de arbitragem profissional, nunca havia acontecido tal situação. Então, revidei com um chute. Neste momento, tentou me acertar outro, não conseguindo atingir, sendo contido por atletas de sua equipe e a polícia militar sob comando do Sargento Clóvis" Registrou Almir Camargo, na súmula da partida.  

 

Por conta disso, a aetapa final da vitória do Luziânia por 3 x 1 teve seis minutos de acréscimo. No fim da partida, o lateral Murilo, capitão do Ceilândia, e outros atletas foram pedir desculpas ao juiz em nome da equipe. 

2 - Enxame

 Quem roubou a cena na vitória do Brasiliense por 1 x 0 sobre o Formosa foram as abelhas. Isso mesmo, abelhas! Aos dois minutos do primeiro tempo, o árbitro Ademário Neves paralisou o jogo devido a uma infestação desses insetos na meta defendida pelo goleiro Matheus, do Formosa. A partida ficou interrompida durante 36 minutos, no Serejão. Após contornada a situação, o jogo foi retomado com normalidade. 

 

3 - Candangão sendo Candangão  

A partida entre Bolamense e Real EC na sétima rodada mostrou por que o Candangão é o maior campeonato amador do DF. O jogo, no Abadião, teve apenas um pagante, que comprou um ingresso de R$ 10. Além dele, 53 pessoas acompanharam a partida na arquibancada de Sócio Torcedor. Mas não para por aí. Com apenas seis jogadores no banco, o Bolamense não tinha reserva para o goleiro Clébio, que jogou machucado. Além disso, o gramado foi pintado durante o intervalo da partida, que resultou na vitória por 2 x 0 para o Real. 

 

4 - Reforço que não veio 

Lembra do lateral-esquerdo Júnior, campeão da Copa do Mundo de 2002 com a Seleção Brasileira? O veterano de 45 anos chegou a ser anunciado como reforço do Formosa, mas nem sequer deu as caras no clube do Entorno. Preferiu continuar aposentado, na vida mansa em São Paulo.

5 - Elefante Branco 

Mais um episódio aumentou a fama de deficitário da arena mais cara da Copa de 2014. Na quinta rodada, a partida entre Real e Santa Maria marcou recorde de menor público desde a inauguração. Com capacidade para 72 mil pessoas, o local recebeu apenas 60 torcedores. O jogo marcado em um horário comercial, numa segunda-feira, às 15h30, contou com a vitória do Leão por 4 x 1. A marca superou o menor público do estádio, até então de 78 torcedores, na partida também entre o Real EC e o Santa Maria em 2017. 

 

 

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo LIma  

 

Tags: candango futebol futebol, df, candangão,