CANDANGÃO

Com metade do elenco renovado, Brasiliense inicia preparação para 2020

Jacaré fecha grupo com 16 contratações. Uma das novidades é Neto Baiano, atacante com passagens por vitória, Sport, Goiás e Palmeiras

postado em 18/11/2019 21:52 / atualizado em 19/11/2019 14:31

(Foto: Myke Sena/Brasiliense)
Com a metade do elenco renovado, o Brasiliense iniciou a preparação para a temporada de 2020 nesta segunda-feira (18/11). No Centro de Treinamento do clube, ainda ornamentado com a identidade visual da Fifa, devido ao Mundial Sub-17, o treinador Mauro Fernandes reuniu os 33 jogadores que defenderão a camisa do Jacaré. O atacante Neto Baiano, 37 anos, é uma das novidades do clube. O maior artilheiro do estádio Barradão, do Vitória, também tem passagens por Sport, Goiás, Palmeiras e CRB.

Para a temporada que o Brasiliense comemora o aniversário de 20 anos, a ideia de renovação foi efetiva. Com 16 novos jogadores, o elenco está fechado para os próximos compromissos. Além de Baiano, Marcos Aurélio, 35 anos – campeão da Série B com o Coritiba (2010) – e Zé Love, 32 – campeão da Série C pelo América-MG (2009) reforçarão o setor ofensivo da agremiação amarela. Na defensa, destaque para a chegada de jogadores mais jovens. Os zagueiros Bruno Oliveira e Thomas Kayck, ambos com 23 anos, e os laterais Guilherme Lucena e Charles, 25. “Renovamos a equipe para atender ao objetivo de um elenco competitivo, mais jovem e uma equipe que possa resgatar a tradição do Brasiliense”, apontou o técnico Mauro Fernandes.

Pelo lado das dispensas, Lúcio, Jobson, Michel Platini, Maicon Leite, entre outros jogadores deram adeus. Apenas 16 atletas do elenco que disputou a Série D permaneceram no clube:  Edmar Sucuri, Fernandes, Alex Murici, Preto Costa, Badhuga, Gleissinho, China, Aldo, Radamés, Sandy, Peninha, Edno, Romarinho e Vitor Mariano. “Passei o mês de setembro aqui e fizemos dois jogos amistosos. Alguns jogadores me convenceram que tinham condição de permanecer. Outros, o contrário”, explicou o treinador. 

Além do objetivo de conquistar o acesso à Série C do Brasileirão, o técnico Mauro Fernandes tem um desejo. “Se o Brasiliense estiver bem, ele vai puxar as outras equipes e nós vamos fazer o futebol de Brasília mais forte. O futebol local está muito esquecido. Não temos mais nenhuma matéria a título nacional, se não for como a Copa do Mundo Sub-17 ou quando equipes de fora jogam aqui”, disse.

Namoro antigo com atacante


Especulado nos últimos meses pelo Brasiliense, Neto Baiano contou que o desejo do clube era antigo. “Há três anos, eles me procuraram e sempre estavam me rondando, mas ainda não tinha dado certo. Como trabalhei com o Mauro no Vitória, isso facilitou a minha vinda”, contou.

De acordo com Baiano, as conquistas do Candangão e da Série D são obrigações do Brasiliense para o ano que vem. “É um time de muita estrutura, que é bem-visto no cenário brasileiro. Tem de fazer por onde para agradar a torcida e o meu presidente”, disse em referência implícita ao real mandatário do clube. 

Elenco
Goleiros: Edmar Sucuri e Fernandes.
Laterais: Alex Murici, Carlinhos, Guilherme, Charles, Gleissinho e China.
Zagueiros: Badhuga, Rafael Donato, Bruno Oliveira e Thomás.
Volantes: Aldo, Radamés, David Manteiga, Sandy, Romário, Fernando Pires.
Meias: Peninha, Esquerdinha, Fabinho, Alex, Júlio e Marcos Aurélio. 
Atacantes: Edno, Romarinho, Vitor Mariano, Manoel, Zé Love, Wallace e Neto Baiano. 
 
 
*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito