Por reconciliação com a história, Brasiliense estreia contra o Paysandu na Copa do Brasil

Após fracassos recentes no mata-mata nacional, time de Taguantinga tenta repetir façanha de 2002, quando disputou a final do torneio

postado em 06/02/2020 00:26

(Foto: Myke Sena/Brasiliense)
Começa hoje a caminhada do Brasiliense na Copa do Brasil. Sem opções de local no Distrito Federal (com Bezerrão e Mané Garrincha ocupados, e Serejão interditado) – o Jacaré enfrenta o Paysandu, às 19h15, no Estádio Serra do Lago, em Luziânia, com os portões abertos para os torcedores. O time de Taguatinga, na temporada em que completa 20 anos de existência, tem o objetivo de prolongar a participação no torneio, pois, nas últimas quatro participações, não conseguiu passar da primeira fase.
 
O Brasiliense é a equipe do DF que mais perto chegou da conquista da Copa do Brasil. Na primeira vez que disputou o torneio nacional, em 2002, o Jacaré foi à final contra o Corinthians. Pelo caminho, a agremiação amarela eliminou o Confiança, nas oitavas; o Fluminense, nas quartas; e o Atlético-MG, na semifinal. Na decisão do título, o duelo ficou marcado pela reclamação do time de Taguatinga de uma interferência indevida do árbitro Carlos Eugênio Simon. O alvinegro paulista venceu o jogo de ida por 2 x 1, segurou o empate na partida de volta por 1 x 1 e faturou o caneco.
 
Nas duas participações seguintes, em 2004 e 2005, o time de Taguatinga saiu na segunda fase contra Goiás e Atlético-MG, respectivamente. Em 2006 e 2007, ano em que o Brasiliense tinha um elenco com Iranildo, Rodriguinho e Dimba, a equipe melhorou o desempenho no torneio, chegou às oitavas e foi eliminada pelo Santos. No ano seguinte, o Jacaré alcançou as semifinais, mas foi eliminado pelo Fluminense, vencedor da competição.
 
Desde então, o Brasiliense não conseguiu passar da primeira fase da Copa do Brasil. Nas últimas quatro edições que disputou, foi eliminado ainda na etapa inicial. No ano passado, a agremiação amarela foi despachada pelo CRB.
 
R$ 54 milhões 
Prêmio pago ao campeão da Copa do Brasil.
O vice ficará com R$ 22 milhões
 
Na temporada emblemática, em que completa 20 anos, o Brasiliense enfrenta o Paysandu na primeira fase. As equipes se confrontaram quatro vezes e o retrospecto é favorável ao adversário do Norte. Em 2005, na elite do Brasileiro, ficaram no empate por 0 x 0, no primeiro turno, e 2 x 1 para o Papão, no returno. O desempenho ruim dos dois times provocou a queda para a Série B nacional e, em 2006, o Brasiliense venceu o bicolor por 4 x 0, e perdeu por 1 x 0, no segundo turno. “Nós não queremos sair na primeira fase da Copa do Brasil. Desejamos que a equipe chegue o mais distante possível. Acompanhamos os jogos do Paysandu desde que iniciou os trabalhos neste ano. Estudamos o time e temos uma noção de quem é o nosso adversário”, disse o técnico Mauro Fernandes.
 
Após 14 anos, os times se reencontram novamente. Na Série C do Brasileiro, o Paysandu chega ao duelo com duas vitórias e uma derrota no Campeonato Paraense. O Brasiliense está na quarta divisão nacional e soma uma vitória e um empate no Candangão. O elenco foi reformulado em relação à temporada passada e jogadores como Lúcio, Jobson, Michel Platini e Maikon Leite deram adeus ao clube. Entre os 16 reforços, Neto Baiano pode ser uma das armas para superar o adversário do Pará. O atacante jogou no Remo em 2019, principal adversário do Papão no estado. Baiano marcou contra o Paysandu na semifinal da Copa Verde no ano passado, mas quem levou a melhor foi o rival.
 
Outras peças importantes para o time o DF são Edno e Zé Love, jogadores que têm o título da Copa do Brasil no currículo. O centroavante Edno faturou o título em 2009, pelo Corinthians. O artilheiro do amor levantou o caneco em 2011, pelo Santos.
 
Vencedor do Campeonato Candango de 2019, o Gama também conseguiu uma vaga para disputar a Copa do Brasil. A estreia do time alviverde será na próxima quarta-feira, contra o Brasil de Pelotas, às 20h30, no Estádio Bezerrão.

*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito