CANDANGÃO

Brasiliense e Gama jogam com portões fechados, neste sábado, no Serejão

Recomendação do Ministério Público e da PMDF se deve ao recente histórico de conflitos entre torcedores e ao baixo efetivo policial no fim de semana

postado em 14/02/2020 23:42 / atualizado em 14/02/2020 23:53

(Foto: Gama/Divulgação)

As notícias sobre presença de torcedores no clássico entre Brasiliense e Gama roubaram a cena nos últimos dias. Devido ao histórico de brigas entre as torcidas rivais e a necessidade de segurança especial, o departamento técnico da Federação de Futebol do Distrito Federal cogitou a realização do clássico verde-amarelo, neste sábado (15/2), no Estádio Serejão, às 15h30, apenas com a torcida mandante. No entanto, na tarde de ontem, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou que a partida seja realizada com portões fechados.
 
O veto à presença de público é justificado pelo comprometimento do efetivo policial em função das festividades de carnaval e também devido à final da Supercopa do Brasil, entre Flamengo e Athletico-PR, amanhã, no Mané Garrincha. Além disso, a Polícia Militar reprovou o Serejão no laudo de segurança. “O Estádio Elmo Serejo Farias possui instalações antigas e bastante comprometidas que estão em discordância com o laudo de segurança. As condições são insustentáveis para os eventos esportivos. Pequenos reparos paliativos nas instalações não vão resolver a questão da segurança”, cita a nota do MPDFT
 
Como o Brasiliense não assinou os direitos de transmissão com a emissora oficial do Candangão, a TV Brasília, dos Diários Associados, o clássico não será exibido ao público. Além do Jacaré, apenas o Ceilândia não consentiu o acordo.
 
Dentro das quatro linhas, o Campeonato Candango de 2020 chama a atenção devido às goleadas aplicadas pelos três primeiros colocados: Gama, Real Brasília e Brasiliense. Eliminados da Copa do Brasil na primeira fase, Jacaré e Periquito reeditam a final do ano passado. A partida promete um duelo equilibrado entre dois favoritos ao título, algo até agora incomum no torneio, pois os dois times acumulam vitórias com grande vantagem no placar. 
 
Na terceira colocação, o Brasiliense venceu Ceilandense, por 8 x 0, e Ceilândia, por 5 x 0, nos últimos dois jogos. Romarinho, autor de cinco gols na partida contra o Dragão, disse que o Jacaré fará valer o mando de campo. “A gente está bastante confiante de uma vitória nesse clássico. É um divisor de águas para a gente encostar de vez nos líderes e, quem sabe, até assumir a liderança”, disse o atacante. 
 
Líder do campeonato, o Gama está invicto. O alviverde tem o melhor ataque do torneio: marcou 19 gols. Tarta – vice-artilheiro do time, com dois gols, e uma das principais peças do ataque – falou sobre a importância do duelo.“Clássico sempre é importante. São duas equipes muito fortes brigando pelo topo da tabela”, disse o meio-campista. 
 
Na temporada passada, o Jacaré não conseguiu superar o arquirrival no Candangão. A equipe alviverde venceu por 1 x 0 na fase de classificação, além de ganhar por 3 x 1 o jogo de ida, na final, e empatar por 2 x 2 na volta. Apesar do último título do Gama, Romarinho nega o clima de revanche. “Cada jogo é uma história. O que ficou no passado passou. Mas é claro que a gente vai fazer de tudo para ganhar um clássico”, disse o atacante. 
 
ESCALAÇÕES
Brasiliense
Edmar Sucuri; Alex Murici, Rafael Donato, Badhiuga e Gleissinho; Aldo, Esquerdinha, Marcos Aurélio e Peninha; Romarinho e Neto Baiano 
Técnico: Mauro Fernandes
Gama
Calaça; Gabriel, Gustavo, Emerson, Paulo Henrique; Tarta, Balotelli  e Alba; Luquinhas, Jefferson Maranhão e Nunes.
Técnico: Vilson Tadei

*Estagiária sob a supervisão de Fernando Brito