Copa América
None

SELEÇÃO BRASILEIRA

Seleção Brasileira tem recepção fria em São Paulo às vésperas da Copa América

Equipe de Tite estreia na Copa América sexta, na capital paulista

postado em 11/06/2019 08:58 / atualizado em 11/06/2019 14:14

<i>(Foto: @lucasfigfoto / CBF)</i>
Se historicamente o torcedor paulistano sempre teve uma relação de “amor e ódio” com a Seleção Brasileira, os primeiros contatos da equipe com os fãs em São Paulo, às vésperas da estreia na Copa América, foram tímidos até aqui. A movimentação no hotel onde a delegação está hospedada, na zona sul, tem sido baixíssima e no treino realizado na segunda-feira no Pacaembu apenas dois torcedores se arriscaram a ir à porta do estádio para - sem sucesso - ver os jogadores.

A previsão inicial era de que a Seleção realizasse os seus treinamentos na Academia de Futebol, do Palmeiras. No domingo, no entanto, a CBF mudou o local para o Pacaembu, um dos estádios mais especiais da carreira de Tite. Foi ali que ele ganhou, pelo Corinthians, títulos como Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Recopa Sul-Americana, além de criar uma relação forte com a torcida alvinegra.

Na segunda-feira, antes do treino, Tite percorreu, sozinho, todo o gramado do Pacaembu. Já Edu Gaspar, coordenador da CBF e ex-jogador do Corinthians, tirou uma selfie ao sair do vestiário.

Apenas um pequeno grupo de torcedores convidados por patrocinadores da CBF pôde acompanhar o treino das arquibancadas. Os jogadores titulares ou que atuaram por mais da metade do tempo na vitória sobre Honduras, no domingo, foram dispensados do treino e permaneceram no hotel. Por isso, a atividade no Pacaembu teve a presença somente dos três goleiros (Alisson, Cássio e Ederson) e mais sete jogadores de linha: Miranda, Alex Sandro, Fagner, Lucas Paquetá, Willian, Everton e Roberto Firmino.

Durante toda a estada da Seleção em São Paulo, até este sábado, não está previsto nenhum treino com a presença de torcedores. Na quarta-feira, inclusive, a atividade será fechada à imprensa.

Na sexta-feira, o Brasil estreia na Copa América diante da Bolívia, no Morumbi. O estádio já foi palco de vaias históricas à Seleção. Em 1970, por exemplo, em um amistoso contra a Bulgária, Pelé ficou no banco e Paulo César Caju foi titular, o que gerou muitas críticas da torcida. Em 2000, contra a Colômbia a torcida se revoltou e atirou milhares de bandeirinhas no gramado. As vaias mais recentes do torcedor paulistano à Seleção não foram no Morumbi, mas sim no Allianz Parque, em 2015, em um amistoso contra o México, na primeira partida no País depois do vexame do 7 a 1.

Justamente por causa dessa relação conturbada com o torcedor de São Paulo, o técnico Dunga admitia publicamente que a sua preferência era jogar em cidades onde a Seleção recebia apoio praticamente incondicional, independentemente da fase, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste do País. Já Tite diz que faz parte do processo de “amadurecimento” da Seleção atuar em estádios onde o clima é mais hostil.

Para o jogo de sexta-feira, o Morumbi deve estar cheio, mas até a noite de segunda-feira ainda restavam ingressos à venda nas categorias 1 e 2 (R$ 590 e R$ 390, respectivamente). As entradas para o jogo do dia 22, diante do Peru, na Arena Corinthians, estão esgotadas.

Tags: Copa América copaamerica selefut