Futebol Internacional

Lista: os 50 melhores jogadores brasileiros da temporada europeia

O momento em que os jogadores do Barcelona e do Marítimo se encontram

postado em 14/06/2017 07:00 / atualizado em 14/06/2017 11:39

AFP

Como sempre, a temporada europeia recém-encerrada foi marcada pelo protagonismo de jogadores brasileiros nos principais times do continente. De goleiros a centroavantes, o que se planta por aqui é bem colhido nos gramados do Velho Continente.

Com o fim dos jogos na Europa, elencamos os 50 melhores brasileiros. A avaliação considera a qualidade das atuações, as estatísticas, a qualidade do campeonato nacional e a participação do jogador nas competições europeias e copas nacionais.

A lista não contempla os brasileiros que jogam por outras seleções, como é o caso de Thiago Alcântara, Pepe, Thiago Motta e Diego Costa, por exemplo.

50. Maxwell (Paris Saint-Germain)
Em sua última temporada como jogador, o lateral-esquerdo brasileiro se despediu com o título da Copa da França. Estava machucado no baile que o PSG levou do Barcelona.
 
Christof Stache/AFP
49. Douglas Costa (Bayern de Munique)
O meia chegou com pompa, mas sofreu em uma temporada marcada por três lesões. Viveu o auge de dezembro a fevereiro, quando participou de nove gols em 13 partidas.
 
48. Andreas Pereira (Granada)
O meia de 21 anos sofria para conseguir jogar no Manchester United, então foi emprestado ao Campeonato Espanhol. Titular absoluto, foi o melhor jogador do lanterna.
 
47. Miranda (Internazionale)
Um dos poucos que se salvaram na péssima campanha da Inter no Campeonato Italiano. Com o zagueiro brasileiro em campo, aproveitamento de 60,2%; sem ele, apenas 33,3%.
 
46. Raffael (Borussia Mönchengladbach)
Devido ao excesso de lesões, o rendimento caiu em relação à temporada passada, mas o atacante ainda é um dos melhores brasileiros do Campeonato Alemão. Treze gols em 31 jogos.
 
45. Raúl Silva (Marítimo)
Ignorado no Brasil, o zagueiro começou a temporada em Portugal na reserva, mas comandou a terceira melhor defesa do campeonato e virou artilheiro, com sete gols. Fechou com o Braga.
 
44. Gabriel (Leganés)
Aos 23 anos, o armador canhoto emplacou a primeira temporada como titular. Fez gol contra Barcelona e Real Madrid. Foi o melhor do time na reta final que evitou o rebaixamento.
 
43. Naldo (Schalke 04)
O zagueiro vive uma segunda juventude. Era um dos melhores defensores do Campeonato Alemão, mas sofreu lesão muscular em fevereiro e perdeu o restante da temporada.
 
Sergei Supinski/AFP
42. Taison (Shakhtar Donetsk)
É o melhor brasileiro em ação na Ucrânia. Entre gols e assistências, deixou 20 contribuições em 40 partidas nesta temporada. Em maio, teve o contrato renovado até 2021.
 
41. Fernandinho (Manchester City)
Xodó de Pep Guardiola, foi capitão em algumas partidas. O volante brasileiro demonstrou versatilidade ao jogar como lateral esquerdo e direito no decorrer do ano.
 
40. Marcelo (Besiktas)
Campeão na Polônia e na Holanda, o ex-zagueiro do Santos vive o auge da carreira: ganhou o Campeonato Turco como protagonista, com direito a gol no clássico contra o Galatasaray.
 
39. Willian (Chelsea)
Entre idas e vindas do banco de reservas, foi campeão inglês sem conseguir se adaptar ao esquema tático de Antonio Conte. Tem a continuidade no time ameaçada.
 
38. Luisão (Benfica)
Capitão e titular absoluto da defesa encarnada, levou a dobradinha do Campeonato Português e da Taça de Portugal. Aos 36 anos, o zagueiro segue em alto rendimento.
 
37. Gomes (Watford)
Sempre discreto no interior da Inglaterra, ajudou a evitar o rebaixamento do clube e terminou a temporada como capitão. Teve atuações de gala contra Arsenal e Manchester United.
 
36. Márcio Mossoró (Istambul Basaksehir)
Foi o melhor jogador do Campeonato Turco no primeiro semestre, mas viu o rendimento cair. Ainda assim, fez seis gols e deu oito assistências. Foi vice da liga e da copa.
 
François Lemarc/AFP
35. Hilton (Montpellier)
Com 39 anos, Hilton disputou 32 jogos nesta temporada e marcou um gol na vitória de sua equipe sobre o Paris Saint-Germain. O brasiliense renovou contrato e vai jogar até os 40.
 
34. Deyverson (Alavés)
Um dos destaques da temporada do Alavés, finalista da Copa do Rei. No Campeonato Espanhol, o brasileiro balançou a rede sete vezes e deu uma assistência.
 
33. Dante (Nice)
Um dos destaques da surpreendente campanha do Nice no Campeonato Francês. O time dele está na próxima Liga dos Campeões após incomodar PSG e Monaco, conseguindo o terceiro lugar.
 
32. Wendell (Bayer Leverkusen)
O lateral-esquerdo ex-Grêmio vive boa fase na Alemanha. Ele é titular absoluto no clube e disputou todos os 38 jogos da Bundesliga. Foi lembrado por Tite para o jogo contra a Bolívia.
 
31. Vaná (Feirense)
Ex-reserva do Coritiba, o brasiliense Vaná sofreu apenas 35 gols em 29 partidas no Campeonato Português. As atuações chamaram a atenção do gigante Porto, que pode perder Iker Casillas.
 
30. Marquinhos (Paris Saint-Germain)
Titular absoluto da Seleção Brasileira, Marquinhos também é dono da posição no PSG. Contribuiu para que o time da capital tivesse a defesa menos vazada do Campeonato Francês.
 
29. Willian José (Real Sociedad)
Marcou 14 gols na temporada na Europa. Peça fundamental na campanha que garantiu o sexto lugar no Campeonato Espanhol e uma vaga na próxima Liga Europa.
 
28. Bernardo (Red Bull Leipzig)
O defensor jogou 22 jogos na histórica campanha do Red Bull Leipzig, que ficou na segunda posição do Campeonato Alemão. O time teve a segunda melhor defesa da competição.
 
Fred Tanneau/AFP
27. Dalbert (Nice)
O lateral-esquerdo de 23 anos foi titular absoluto do Nice no Campeonato Francês. Com as boas atuações na França, virou alvo da Inter de Milão para a próxima temporada.
 
26. Eric Botteghin (Feyenoord)
Além de campeão holandês, foi eleito pelo jornal holandês Telegraaf o segundo melhor jogador do campeonato. Participou de todos os jogos do Feyenoord sem ser substituído. Não cumpriu suspensões.
 
25. Alex Telles (Porto)
O lateral de 24 anos elegeu a última temporada como a melhor da carreira. Titular absoluto do clube português, atuou em 45 partidas em 2016/17 e chamou a atenção de Tite.
 
24. Vagner Love
(Alanyaspor)
O atacante fez 23 gols nas 28 jogos no Campeonato Turco, tornando-se o brasileiro que mais marcou na Europa na temporada. Recentemente, disse que ainda sonha com a Seleção.
 
23. Fernando Marçal (Guingamp)
O lateral-esquerdo do clube francês se destacou na temporada com oito assistências para gols dos seus companheiros. O time dele terminou em 10º na tabela do torneio nacional.
 
22. Jemerson (Monaco)
Titular absoluto do campeão francês, o zagueiro revelado pelo Atlético-MG jogou 54 vezes no time de Leonardo Jardim e entrou na lista de Tite para os amistosos de junho da Seleção Brasileira.
 
21. Emerson (Roma)
Contratado para ser reserva de Mário Rui, começou como vilão na queda na Liga dos Campeões. Engrenou, se naturalizou e foi chamado para seleção italiana. Lesionou-se na última rodada da Série A.
 
AFP
20. Felipe (Porto)
Após grande temporada no Porto, o zagueiro teve o nome vinculado ao Real Madrid, que acaba de perder Pepe para o Paris Saint-Germain. O ex-corintiano tem mercado na Europa.
 
19. Jonas (Benfica)
Voltando de lesão, o atacante brasileiro, que já foi chamado de “pior do mundo”, marcou 18 vezes em 28 partidas. Foi campeão nacional e é ídolo da torcida do Benfica.
 
18. Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
Formou a dupla de zaga menos vazada no Campeonato Francês. Ainda assim, segundo a revista France Football, o treinador Unai Emery teria pedido a dispensa do atleta.
 
17. Tiquinho Soares (Porto)
É chamado de “novo Hulk” pela torcida do Porto, fez 20 gols na temporada e só ficou atrás de Love na artilharia brasileira na Europa. Entrou na seleção do Campeonato Português.
 
16. Ederson (Benfica)
Um dos destaques do Benfica campeão português, deixando Júlio César no banco. Foi negociado com o Manchester City por R$ 145 milhões e convocado por Tite.
 
15. Giuliano (Zenit)
O time dele ficou em terceiro no Campeonato Russo, mas ninguém jogou mais do que Giuliano na Liga Europa. Sempre lembrado para a Seleção Brasileira, o meia fez 17 gols e deu 13 assistências na temporada.
 
14. Felipe Anderson (Lazio)
Mais uma temporada marcada por altos e baixos. Os melhores momentos são suficientes para colocá-lo entre os melhores brasileiros do continente. Vice-campeão da Copa da Itália e quinto colocado na Série A.
 
Thomas Samson/AFP
13. Lucas Moura (Paris Saint-Germain)
Marcou 19 vezes em 53 partidas pelo clube francês. Além disso, deu 11 assistências em sua melhor temporada. O Manchester United aparece como um interessado no futebol do brasileiro.
 
12. Anderson Talisca (Besiktas)
Campeão turco com o Besiktas, marcou duas vezes na partida que garantiu o título. Por mais de uma vez, foi comparado pela imprensa turca com o ex-jogador Rivaldo.
 
11. Roberto Firmino (Liverpool)
Marcou 12 vezes e deu 11 assistências no Campeonato Inglês. Foi a melhor temporada do brasileiro no Liverpool. Firmino impulsionou a presença do Liverpool na próxima Liga dos Campeões.
 
10. Filipe Luis (Atlético de Madri)
Mais uma vez, titular absoluto do time de Diego Simeone e peça fundamental no esquema tático do técnico argentino. O lateral acertou 83% dos passes que tentou e é sempre chamado por Tite.
 
9. Alex Sandro (Juventus)
Jogou 46 vezes na temporada 2016/17 e deu sete assistências, colocando Patrice Evra no banco. Sem Marcelo, Tite convocou o atleta para os amistosos contra Austrália e Argentina.
 
8. David Luiz (Chelsea)
Titular e fundamental no Chelsea de Antonio Conte, campeão com sobras na Inglaterra. Esteve em campo em 33 partidas do torneio e está de volta à Seleção Brasileira.
 
7. Marcelo (Real Madrid)
Para muitos, o melhor lateral-esquerdo do mundo. Encerra a temporada campeão espanhol e da Liga dos Campeões. Além disso, voltou à Seleção com Tite, pois Dunga não era seu fã.
 
Thomas Samson/AFP
6. Fabinho (Monaco)
O lateral passou a atuar como volante no surpreendente Monaco de 2016/17, semifinalista da Liga dos Campeões. Na nova posição, foram 12 gols, seis assistências e título francês.
 
5. Casemiro (Real Madrid)
Temporada memorável do jogador da Seleção Brasileira, campeão espanhol e vencedor da Liga dos Campeões, com direito a gol na final. Para Zidane, “não há outro” como o volante brasileiro.
 
4. Gabriel Jesus (Manchester City)
O camisa 9 de Tite não sentiu a pressão de jogar na Europa e, em apenas 10 jogos no último semestre, marcou sete gols. No início da passagem pelo City, chegou a colocar o ídolo Sergio Agüero no banco.
 
3. Daniel Alves (Juventus)
Campeão italiano, da Copa da Itália e vice da Liga dos Campeões. Daniel Alves chegou aos 34 títulos na carreira e deixou saudades no Barcelona, que sofre com a lateral direita.

2. Philippe Coutinho (Liverpool)
O camisa 10 do Liverpool marcou 14 gols e foi o destaque da campanha que colocou o time na próxima Liga dos Campeões. O Barcelona parece disposto a tirar o atleta do clube inglês.
 
1. Neymar (Barcelona)
Apesar de ter feito “apenas” 20 gols na temporada, o craque brasileiro distribuiu 19 assistências para seus companheiros e foi protagonista da virada histórica diante do PSG. Coutinho até se aproxima, mas ainda não há alguém no nível dele.

Veja os melhores momentos de Neymar na temporada 2016/17: