Futebol Internacional

SELEÇÃO BRASILEIRA

Em 2016, Tite reclamava de desfalques no Corinthians convocados por Dunga

Na oportunidade, o treinador não gostou da convocação de Elias para a Copa América Centenário

postado em 17/08/2018 14:59 / atualizado em 17/08/2018 16:03

Lucas Figueiredo/CBF
Nesta sexta-feira (17/8), Tite divulgou a lista de 24 convocados para os amistosos do Brasil contra Estados Unidos e El Salvador, nos dias 7 e 11 de setembro. A relação de 24 nomes desagradou alguns clubes, já que determinadas equipes perderão jogadores importantes para as fases decisivas da Copa do Brasil, além de duelos importantes no Campeonato Brasileiro. Há pouco mais de dois anos, o atual técnico da Seleção Brasileira criticou Dunga por desfalcar alguns times, enquanto outros não sofriam perdas.
 
Basicamente, ao tirar atletas de times brasileiros, Tite repetiu o que ele julgava com erro do seu antecessor. Envolvidos nas semifinais da Copa do Brasil, Cruzeiro, Corinthians e Flamengo jogarão desfalcados no duelo de ida das semifinais do torneio, enquanto o Palmeiras não teve ninguém lembrado pelo comandante da Canarinho. Dedé, Fágner e Paquetá, respectivamente, perderão compromissos pelas equipes, já que os confrontos entre Flamengo x Corinthians e Cruzeiro x Palmeiras serão um dia após a data do amistoso contra El Salvador. 
 
Em 2016, após ver Elias deixar o Timão rumo aos Estados Unidos, para atuar na Copa América Centenário, Tite não poupou críticas à CBF. " O Santos teve dois convocados, nós tivemos um. Um monte de time não foi desfalcado", reclamou em entrevista coletiva. Logo após a competição da Conmebol, o próprio Tite assumiu o comando da Seleção Brasileira.
 
No caso de Lucas Paquetá, por exemplo, o Flamengo ainda perderá o meia em uma partida de confronto direto pela liderança. No dia 5 de setembro, dois dias antes de Brasil e Estados Unidos, o rubro-negro visitar o Internacional, no Beira-Rio. O jovem se mostrou feliz pela lembrança de Tite, mas não deixou de lamentar as ausências em duelos importantes pelo clube da Gávea. "Meu coração está feliz pela convocação, mas triste por desfalcar o Flamengo por um motivo que é felicidade para mim. Se for possível, eu vou querer jogar", declarou em entrevista coletiva no Ninho do Urubu.
 
Sobre o fato de desfalcar alguns times em momentos importantes da temporada, Tite disse que buscou se aproximar da justiça. "Procurei ser o mais justo possível. Minha responsabilidade é com a Seleção, mas também tenho que olhar o outro lado. Tentei equilibrar isso chamando apenas um de cada grupo. Talvez forçar a convocação de um atleta do Palmeiras deixasse tudo igual, mas não quis deixar de dar a oportunidade ao Fred, por exemplo", explicou o treinador, que repetirá 13 jogadores que estavam na Rússia.

Confira a lista para os amistosos contra os Estados Unidos e El salvador

Goleiros
 
Alisson (Liverpool-ING)
Hugo (Flamengo)
Neto (Valencia)

Defensores
 
Alex Sandro (Juventus-ITA)
Dedé (Cruzeiro)
Fabinho (Liverpool-ING)
Fagner (Corinthians)
Filipe (Porto-POR)
Filipe Luis (Atlético de Madri-ESP)
Marquinhos (PSG-FRA)
Thiago Silva (PSG-FRA)

Meias
 
Andreas Pereira (Manchester United-ING)
Arthur (Barcelona-ESP)
Casemiro (Real Madrid-ESP)
Fred (Manchester United-ING)
Lucas Paquetá (Flamengo)
Phillipe Coutinho (Barcelona-ESP)
Renato Augusto (Beijing Gouan-CHI)

Atacantes
 
Douglas Costa (Juventus-ITA)
Everton (Grêmio) 
Firmino (Liverpool-ING)
Neymar (PSG-FRA)
Pedro (Fluminense)
Willian (Chelsea)