Futebol Internacional

SELEÇÃO

Dois anos depois do ouro, Brasil 'esquece' campeões olímpicos

Apenas dois nomes com idade para a Copa do Catar-2022 estão na lista de Tite para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador

postado em 20/08/2018 13:16 / atualizado em 20/08/2018 13:44

Lucas Figueiredo/CBF
Dois anos depois da conquista da inédita medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio-2016, apenas dois jogadores com idade para disputar a Copa do do Mundo do Catar-2022 foram lembrados pelo técnico Tite para os amistosos de setembro contra os Estados Unidos e El Salvador: o intocável Neymar e o zagueiro Marquinhos. Há um terceiro nome na lista dos 24 convocados na última sexta-feira, Renato Augusto. Porém, aos 30 anos, o meia é uma incógnita.

Em 20 de agosto de 2016, o Brasil, de Rogério Micale, derrotava a Alemanha na decisão por pênaltis com uma geração promissora. Parte dela ficou pelo caminho, caiu no esquecimento ou simplesmente foi ignorada nas convocações do ciclo para o Mundial da Rússia. Eleito melhor da América em 2017, Luan ficou fora da lista de Tite. Do quarteto fantástico de ataque, Neymar e Jesus se firmaram. Gabriel Barbosa, o Gabigol, pintou na primeira relação e depois desapareceu da lista. Merecidamente, diga-se de passagem. Do meio para trás, mais jogadores "esquecidos".

Herói na conquista do ouro ao defender a cobrança do alemão Petersen, o goleiro Weverton perdeu fôlego na corrida por uma das três vagas para a Copa. Não foi sequer lembrado na primeira lista pós-Copa. Titulares, os laterais Zeca e Douglas Santos ainda não tiveram chance com Tite. A dupla de zaga formada por Marquinhos e Rodrigo Caio pode até ser aposta de Tite em 2022, mas, por enquanto, Rodrigo Caio é um ponto de interrogação até mesmo no elenco do São Paulo — líder isolado do Campeonato Brasileiro.

O meio de campo da Seleção dourada tinha Walace e Renato Augusto no 4-2-4 do técnico Rogério Micale. O volante de 23 anos parece fora dos planos. Bem diferente de Renato Augusto. Aos 30 anos, ele viajará aos EUA para os amistosos de setembro. É mais fácil ele disputar a Copa América de 2019 do que o Mundial de 2022.

O time campeão olímpico contava com quatro atacantes. Neymar é o xodó de Tite. Gabriel Jesus parece ter sido "castigado" por Tite depois de passar a Copa do Mundo inteira sem fazer gol. Luan e Gabigol são cartas fora do baralho. 

Entre os reservas na Rio-2016, mais nomes esquecidos. O lateral-direito William, o zagueiro Luan Garcia, os volantes Rodrigo Dourado e Thiago Maia, os meias Rafinha e Felipe Anderson e o goleiro Uilson continuam à espera da primeira convocação de Tite. Dourado larga na frente. Faz um belo Brasileirão com o Inter.

Tóquio-2020


Parceiros na conquista do ouro, os técnicos Rogério Micale e Odair Hellmann vivem momentos opostos na carreira. O chefe Micale foi demitido na semana passada pelo lanterna Paraná Clube. O auxiliar vive lua de mel com a torcida colorada. O time gaúcho é o vice-líder do Brasileirão. 

Na entrevista coletiva da ultima sexta, Tite deixou claro que não comandará a Seleção na caça ao bi, em Tóquio-2020. A missão será de Carlos Amadeu, comandante da equipe sub-20. Para ir ao Japão, o Brasil precisará se classificar no Sul-Americano Sub-20 de 2019. Em caso de classificação, três campeões olímpicos em 2019 terão idade para ir à Tóquio: Thiago Maia, Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus. 

Cadê os heróis?

Goleiros
Wéverton (30): Palmeiras
Uilson (24): Atletico-MG

Laterais
William (23): Wolfsburg
Zeca (24): Inter
Douglas Santos (24): Hamburgo

Zagueiros
Marquinhos (24): PSG
Rodrigo Caio (24): São Paulo
Luan Garcia (25): Palmeiras

Volantes
Thiago Maia (21): Lille
Walace (23): Hannover 96
Rodrigo Dourado (24): Inter

Meias
Renato Augusto (30): Beijing Guoan
Rafinha (25): Barcelona
Felipe Anderson (25): West Ham

Atacantes
Neymar (26): PSG
Gabriel Barbosa (21): Santos
Gabriel Jesus (21): Manchester City
Luan (25): Grêmio